UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Sociologia no Brasil Aspectos Historicos.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Universidade Federal de Pernambuco
A história da Educação Brasileira no período Pombalino
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Portfólio de Estágio Supervisionado
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Prof. Daniela Reis.
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ENSINO
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Universidade Federal de Pernambuco
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Diretrizes Gerais do Estágio.  O estágio é o conjunto de atividades promovidas pela UEMA em colaboração com as empresas e ou instituições de ensino,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
História da Educação no Brasil
Profª. Ivna Herbênia Souza
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.

SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
Concepções em Educação Matemática
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Prof. Raimundo Vale Leal

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR - Bem cultural acessível a minoria Universidade é privilégio de poucos ] formadora quadros dirigentes da sociedade Agência seletora

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR - Atividade especialmente difícil, profundamente ligada aos problemas da sociedade, as suas condições de trabalho em transformação e as novas tecnologias voltadas para o futuro e não o passado.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Antigüidade Clássica (Grécia e Roma): escolas de alto nível para formar especialistas em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito. Grécia - Diferentes formas de ensinar. (Esparta e Atenas) IDADE MEDIA...

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Final da Idade Média (meados do século XI a XV): nasce a universidade identificada com sua sociedade e cultura.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Idade Moderna: rebelião burguesa com a ordem medieval. Universidade não acompanha o espírito difundido pela Reforma.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Século XIII – saber medieval é contestado. (Iluminismo)

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Século XIX – com o incremento da industrialização, foi instituída a Universidade Napoleônica, na França.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Desde o início: - desprovido de caráter nacional - influenciado por espírito colonialista e colonizador Ensino ministrado pelos jesuítas: - alheio às necessidades da colônia - destinado a proporcional cultura geral básica - sem preocupação de qualificar para o trabalho.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Até 1808: luso brasileiros faziam seus estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra). A maioria eram religiosos. 1808: após a vinda de D. João VI para o Brasil é criado o chamado ensino superior, em reposta às necessidades da colônia. Surge curso de ensino superior no Rio de Janeiro e Bahia, marcados pelo caráter utilitário e imediatista.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - 1854: faculdades de Direito de São Paulo e Recife. 1930: Universidade de Minas Gerais. 1934: Universidade de São Paulo e do Distrito Federal. 1968: promulgada a Lei nº 5540 da Reforma Universitária, que fundamentou-se na renovação do conceito do ensino superior, e insistia que a universidade deveria cultivar as áreas fundamentais do saber.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Enfatizou o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao ensino e prescrevia ainda que o regime didático e a estrutura curricular deveriam atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e do progresso das ciências. Estabeleceu os objetivos do Ensino Superior:

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário. Art. 2º - O ensino superior é indissociável da pesquisa e será ministrado em universidades e excepcionalmente em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado. Imprimiu nova organização ao ensino superior mas não solucionou a crise universitária brasileira.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE - 1. Deveria constituir-se em um centro ativo de: pesquisa científica investigação teórica atividades filosóficas, literárias e artísticas expressão da cultura intelectual 2. Tem como funções: ensino, pesquisa e a extensão.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE - Ensino: formação de profissionais liberais e especialistas altamente qualificados nos diversos campos do conhecimento. Pesquisa: na graduação deve caracterizar-se pelo processo de reelaboração do saber e pós-graduação deve constituir a própria substância do trabalho que se caracteriza em fazer avançar o poder.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE - Extensão: com finalidade de difundir o saber universitário, oferecendo oportunidades a uma clientela não-regular, oferecendo aos próprios universitários programas que transcendem aos currículos e que atem as comunidades. Problemas: conteúdos dos cursos; métodos de ensino; tempo de dedicação dos docentes; qualificação do docente; contato professor-aluno somente em sala de aula.

UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - FICHA TÉCNICA - CRIAÇÃO: Profª. Ms. Carmen R. Dorneles Nogueira APOIO TÉCNICO: Fernando Neves dos Santos (estagiário) ADAPTACAO Prof. Raimundo Vale Leal