Apresentação pessoal, Etiqueta e Oratória Gabriel Henrique Collaço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem Corporal.
Advertisements

COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Como Preparar Seminários
Surdez A Educação dos Surdos.
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Técnicas de Apresentação
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
PROFESSOR GUSTAVO AMATO GAIOTTO
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Atualidades Entrevista de emprego.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Uso e normas da língua Linguagem
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
Professora: Aíla Rodrigues
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
Comunicação Empresarial
Dissertação.
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Hipnoterapeuta Formado pela Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação (SPHM) Lisboa/Portugal. Pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Sociedade Brasileira.
Comunicar em Público António Abernú.
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Entendendo a linguagem corporal
TÉCNICAS DE ORATÓRIA Prof. Wendel Sandro de Paula Andrade
Oratória.
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Metodologia e Redação Científica
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Tipos de Comunicação.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
Equipe responsável pela produção
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Técnicas de Apresentação
ORATÓRIA.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Apresentação pessoal, Etiqueta e Oratória Gabriel Henrique Collaço

ALÔ, ALÔ, TESTANDO… Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por parco preço, patrão.

MOBILIZAR Em ambientes de aprendizagem, a mobilização é um complexo e dinâmico processo de interação entre os sujeitos (professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno etc.), os objetos de conhecimento (temas, assuntos, objetos etc.) e o contexto em que se inserem (sala de aula, comunidade, realidade em geral etc.). Fica claro que no processo educacional tanto o educando como o educador têm um caráter ativo, sendo que essa atividade é potencializada e desenvolvida a partir da relação social. (VASCONCELLOS, 2005)

TENDÊNCIA Ação, força pela qual um corpo é levado a mover-se em direção a alguma coisa. Certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam. Aptidão, capacidade, habilidade, inclinação, jeito, moda, qualidade, vocação são significados da palavra.

PRÓLOGO Aristóteles: A Arte da Retórica – “Retórica é a faculdade de considerar, para cada questão, o que pode ser apropriado para persuadir.” Demóstenes: Melhor orador grego, pela superação das barreiras da vida. Teve determinação e força. Cícero: Destaque na oratória, em Roma, mas não tinha caráter. Quintiliano: Instituições Oratórias – 12 volumes.

Oratória Retórica Eloquência O QUE É? Oratória Retórica Eloquência

RETÓRICA “Falar a verdade”. Tanto na expressão escrita como na oral. Mundo Clássico “Falar a verdade”. Tanto na expressão escrita como na oral. Dizia respeito à arte de convencer, elaboração de argumentos. A retórica e a oratória nascem associadas com a Política como um universo e o Direito como profissão. Retórica: Deliberativa ou Política: persuade e dissuade; Retórica Jurídica: condena ou absolve; Retórica Demonstrativa: elogia ou censura.

RETÓRICA Rápida transformação. Era do descartável. Mundo Contemporâneo Rápida transformação. Era do descartável. A comunicação informal. Globalização. Comunicação é mais importante do que o formalismo retórico. Multiplicação de livros e técnicas de auto-ajuda.

RETÓRICA Dissolução das fronteiras. Mundo Pós-Modernidade Dissolução das fronteiras. Incerteza, velocidade, relativismo de valores.

COMUNICAÇÃO Não-Verbal = apresentação pessoal, gestos, posturas, símbolos. Verbal = linguagem oral e escrita Comunicação é: ter algo a dizer; querer dizer e se expor; saber calar; trocar informação; produzir conhecimento.

COMUNICAÇÃO Pequeno dicionário de expressões idiomáticas da língua portuguesa

COMUNICAÇÃO Pequeno dicionário de expressões idiomáticas da língua portuguesa

COMUNICAÇÃO Pequeno dicionário de expressões idiomáticas da língua portuguesa

COMUNICAÇÃO Pequeno dicionário de expressões idiomáticas da língua portuguesa

APRESENTAÇÃO

Oratória = “orator fit” (Horácio) = O orador se faz

INFORMAÇÃO A quantidade de informações do mundo globalizado, como exemplo o mundo virtual, não significa possibilidade maior de construção de raciocínio.

TIPOS DE OUVINTES Motivado ou receptivo: interesse pelo assunto. Amistoso: tudo dependerá da qualidade da apresentação. Hostil: sente-se prejudicado de alguma forma. Apático ou indiferente: não há interesse pelo assunto. Desatento: distraído.

QUALIDADES DO ORADOR Memória, habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação, observação, síntese, ritmo, voz, vocabulário, expressão corporal, naturalidade, conhecimento.

Vamos começar exercitando ... Eu tagarelaria Tu tagarelarias Ele tagarelaria Nós tagarelaríamos Vós tagarelaríeis Eles tagarelariam Difícil???

Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem. Vamos continuar ... Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem. O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.

Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros. Um pouquinho mais rápido... Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros. O doce perguntou pro doce Qual é o doce mais doce Que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce Que o doce mais doce que O doce de batata-doce É o doce de doce de batata-doce.

CUIDADO COM O USO DE ADORNOS Agora sim! Vamos lá ... Você sabe como preparar o seu discurso? A sua fala? Prepare seu discurso com cuidado, seja para apresentações, seminários, conferências ou sessões de treinamento. Lembre-se de que o público absorve também informação pelo olho, assim importante o cuidado com gestos, posturas. CUIDADO COM O USO DE ADORNOS

ORATÓRIA Monte seu Discurso VOZ POSTURA GESTOS EXPRESSÃO FACIAL LINGUAGEM Para montar seu discurso/fala, você precisa conhecer os ELEMENTOS DA ORATÓRIA:

VOZ Existem três problemas associados com a voz: O TOM MONÓTONO FALAR RÁPIDO DEMAIS PROBLEMAS COM O VOLUME

Você viu aquele sujeito sair daqui? RITMO E ÊNFASE Você viu aquele sujeito sair daqui?

CUIDANDO DA VOZ

CUIDADOS COM O FIGURINO POSTURA Mantenha a postura ereta, porém relaxada/descontraída. Os pés devem apontar para a plateia com o seu peso distribuído entre as duas pernas. Não permanecer alternando o movimento das pernas, isso pode distrair a plateia. CUIDADOS COM O FIGURINO

GESTOS Nunca é demais mencionar a importância da gesticulação natural, jamais bloqueá-la pela ansiedade. Utilizamos a gesticulação para dar ênfase à conversação normal, sem pensarmos no que fazemos com nossas mãos. Aprenda a gesticular em público, exatamente como você faria se estivesse conversando animadamente com um amigo, nada mais, nada menos. A utilização de gestos naturais não distrai a atenção de uma apresentação.

EXPRESSÃO FACIAL Sobrancelhas Bochechas Olhos O rosto transmite grande variedade de sentimentos através do olhar e do ricto bucal. A linguagem facial é universal e transmite emoções e mensagens sem necessidade de pronunciar nenhuma palavra.

INTERPRETAÇÃO Estalar os dedos – significa? Piscar um olho – significa? Esfregar as mãos – significa? Levantar os ombros – significa?

LINGUAGEM O uso correto da linguagem é a habilidade em tempo real, fruto dos reflexos mentais empregados no trabalho de transformar as ideias em palavras. Quando nos dirigimos a um público, é requisito importante observar que tipo de ouvinte receberá a informação, para assim adequarmos corretamente o nível de linguagem ao receptor. VAMOS DISCURSAR

SUGESTÕES Cumprimente os ouvintes e informe sobre o que vai falar. Não conte piadas e nem faça “piadinhas”. Não faça perguntas quando não quiser resposta. Não dê as costas para o público. Não peça “desculpas” ou “perdão” para o público. Não tome partido sobre assuntos polêmicos.

SUGESTÕES Não use “chavões” ou frases feitas. Nunca diga que o tempo é insuficiente para transmitir a mensagem que você quer passar. Não desafie o público. Se não souber responder uma pergunta, não enrole. Exponha como chegou a determinadas afirmações.

ANÁLISE INDIVIDUAL Estabelecimento de objetivos. Avaliação da atuação frente ao público. Comparação do desempenho atual com o inicial e o ideal. Correção e aprimoramento.

“A mobilização corresponde a sensibilização para o conhecimento, a criar uma atitude favorável à aprendizagem.” (VASCONCELLOS, 2005)

REFERÊNCIAS FREIRE, Nilza. Como fazer uma apresentação perfeita: um guia prático para discursar melhor. Rio de Janeiro: Qualitmark, 2002. COLLACO, Gabriel Henrique. Técnicas de oratória e apresentação em público. Florianópolis. Material didático, 2012. MUNÕZ, Isidro Cano. A arte de falar em público: como fazer apresentações comerciais sem medo. São Paulo: Cengage Learning, 2008. POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de direito. São Paulo: Saraiva, 2011. SANTOS, Ruzia Barbosa dos. Oratória: guia prático para falar em público. Brasília: Editora Senac, 2009.