Analise Situacional da Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Algumas provocações para se pensar
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
Avaliação da situação de saúde
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura. EIXO III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável ¹ Foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento.
Ministério da Cultura.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Plano Nacional de Cultura
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO 150. Prevê o aumento dos recursos destinados da união para a cultura Orçamento Federal - Passará de 0,6% para 2%; Percentual.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
Desenvolvimento Comunitário
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
ESF Integralidade da assistência
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PROGNÓSTICO.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A Politica de Assistência Social
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Plano Nacional de Cultura
Como fazer a análise do SUAS que temos
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
TERRITORIALIZAÇÃO.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
REUNIÕES REGIONAIS.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
twitter.com/funasa.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Analise Situacional da Cultura

Analise Situacional da Cultura Ao planejar, buscamos identificar ações necessárias à mudança de uma dada realidade em direção a uma realidade nova, no caso o campo da cultura, definida pelo Fórum de Planejamento. Não é possível planejar o futuro quando não se conhece o passado e o presente.

Importância da Participação A realidade é múltipla Análise Situacional da Cultura Resultado do processo de discussão das diferentes visões acerca da realidade cultural do estado.

Análise Situacional da Cultura Diagnóstico da cultura Análise da situação Identificação dos desafios e oportunidades Definição dos objetivos

Diagnóstico O Diagnóstico do Desenvolvimento da Cultura consiste na coleta e organização de informações sobre a cultura no Estado Quais informações podem ser importantes?

Inventário da Cultura Gestão da cultura no estado Participação Recursos para a cultura Atividades culturais Desenvolvimento cultural Economia da cultura Equipamentos e espaços públicos de cultura Patrimônio cultural material e imaterial

Processos Participativos Fóruns organizados na área da cultura? Conferências de cultura? Orçamento participativo?

Diagnóstico Rápido Participativo Precariedade dos dados Pense em resolver o problema SNIIC - http://sniic.cultura.gov.br/ Os dados sozinhos não resolvem. O quantitativo necessita de análise qualitativa A participação, ou seja, o conhecimento dos agentes da cultura, constituem uma poderosa fonte de informações, avaliações e análise.

Análise Situacional Discussão das diferentes visões, interpretações e análises Identificação dos problemas Identificação dos desafios e oportunidades

Desafios X Oportunidades Limitações da área que devem ser superadas; Obstáculos que dificultam o desenvolvimento cultural; Temas de difícil resolução, que precisam ser enfrentados. Condições que propiciam o desenvolvimento da cultura; Possibilidades de crescimento; Tendências da sociedade que favorecem as realizações almejadas; Podem ser utilizadas para a realização das ações que foram definidas para o desenvolvimento da área;

Desafios A invisibilidade de certos grupos torna vulnerável o desenvolvimento de suas práticas culturais. As dinâmicas social tendem a homogeneizar as culturas e empobrecer a diversidade do Estado (da região). Há uma distribuição desigual dos recursos. Os processos de formação de público são escassos.

Oportunidades A riqueza cultural do Estado, apesar de ameaçada pela homogeneização, ainda está preservada. A gestão pública da cultura, embora concentrada, acumulou importante qualificação. Há bom número de produtores e boa aceitação dos principais produtos culturais do Estado.

Diretrizes Com base nas discussões e decisões, definir os eixos principais de atuação. As diretrizes são referências gerais que definem a direção dos objetivos, os limites das estratégias e ações a serem adotadas. Exemplos: Valorização e promoção da diversidade Democratização do acesso Posicionar a cultura como um dos quatro pilares do desenvolvimento. Fortalecimento da participação popular. Fortalecimento da institucionalidade do campo.

Objetivos Devem ser definidos de forma ampla e entendidos como a VISÃO DE FUTURO; onde se pretende chegar no campo cultural no prazo estabelecido pelo Plano Estadual.

Objetivos Desenvolver a cultura em todos os seus campos como expressão e afirmação de identidade. Dar visibilidade, estimular e valorizar a produção cultural local. Reforçar a importância da economia da cultura e a centralidade da cultura como fator de desenvolvimento no mundo contemporâneo. Estimular a diversidade nas atividades culturais desenvolvidas no estado.

Problema com Objetivos Exemplo de objetivo equivocado: Definir parâmetros currículares para formação de gestores culturais nas universidades federais Não está sob o controle do Estado

Exemplos de Objetivos Plano de Cultura de Recife Valorizar a diversidade cultural, promover ações e eventos culturais com democratização, descentralização e valorização da cultura local e garantir a acessibilidade dos cidadãos aos bens, serviços e eventos culturais. Plano Decenal de Cultura de Bogotá Que os programas e projetos para o desenvolvimento cultural sejam formulados considerando as particularidades populacionais e territoriais do distrito.