técnicas de apresentação raphael lobo
oratória
- aprimorar seu próprio estilo; objetivos - aprimorar seu próprio estilo;
- superar bloqueios, medos e inseguranças. objetivos - superar bloqueios, medos e inseguranças.
- inteligência; - emotividade; - energia; - bom aspecto. bom orador
bom orador texto ator platéia
bom orador conteúdo orador platéia
bom orador - artista; - poeta; - filósofo; - moralista. (comover o público) - poeta; (palavras e imagens de beleza) - filósofo; (amar a sabedoria) - moralista. (verdade e condução ao caminho certo)
gêneros de oratória
- construção de um esquema obedecendo um esquema lógico pedagógica - construção de um esquema obedecendo um esquema lógico gêneros de oratória
política grandes pequenos públicos públicos debates, interrupções, críticas, etc... entusiasmo gêneros de oratória
forense sem cinco partes agitação - exórdio; - narração; - demonstração; refutação; peroração. provas fortes e fracas gêneros de oratória
tom pacífico e constante religiosa tom pacífico e constante gêneros de oratória
- silêncio; - pausa dramática; - piada; - exemplo; - poesia; - fábula; recursos de um orador - silêncio; - pausa dramática; - piada; - exemplo; - poesia; - fábula; - pergunta; - máxima. recursos de um orador
potencial comunicativo cinestésico auditivo visual
limpe o raciocínio da platéia
preparando uma apresentação Assunto: - gosto - autoridade - nova roupagem - ângulo diferente
preparando uma apresentação Objetivos: - informar - persuadir - entreter - promover
preparando uma apresentação Ouvintes: - motivação - nível - gostariam de saber e o que gostaríamos de informar
preparando uma apresentação Local: - equipamento - tamanho auditório
preparando uma apresentação Local: - tamanho auditório: - disposição platéia - projeção de voz
esquema de uma apresentação introdução - preparação - assunto central - conclusão -
esquema de uma apresentação introdução Objetivos: - conquistar a atenção dos ouvintes; - romper a resistência; - cativar a disposição favorável
esquema de uma apresentação introdução Características: - tempo acima 15m (10% do tempo total); - tempo 10m (20% do tempo total); - relação com o assunto; - vocativo (cumprimento ao público).
esquema de uma apresentação introdução Formas: - frase ou informação que provoque impacto; - fato bem humorado; - história ou narrativa interessante; - levantamento de uma reflexão; - apresentação da utilidade, das vantagens e dos benefícios do assunto.
esquema de uma apresentação introdução Formas: - contar piadas; - fazer perguntas quando não se desejar a resposta; - pedir desculpas; - tomar partidos; - usar chavões; - palavras inconsistentes (veja bem, bom..).
esquema de uma apresentação introdução Formas: - ser muito humilde; - explicar que o tempo é insuficiente; - fatos que estejam incomodando o público; - expectativas que não conseguirá cumprir.
esquema de uma apresentação preparação - razão e natureza da mensagem: - histórico; - problemas a serem solucionados; - partes do tema que deseja-se desenvolver.
esquema de uma apresentação assunto central confirmação - refutação -
esquema de uma apresentação assunto central Confirmação (ordenações): - tempo; - espaço; - natureza; - causa e efeito; - prós e contras; - experiência; - solução de problemas; - crescente.
esquema de uma apresentação assunto central Confirmação (facilitando o entendimento): - visualização das medidas; - imagem extensiva; - uso de ilustrações; - elementos de transição (frases, expressões; resgate de informações).
esquema de uma apresentação assunto central Confirmação (elementos de apoio): - exemplos; - testemunhos; - estatísticas; - definição; - ordem dos argumentos (fracos/juntos; fortes/separados).
esquema de uma apresentação assunto central Refutação: - argumento específico (imediata); - baseados em hipóteses (negativa das afirm.); - estatísticas; - baseados na qualidade dos argumentos (fracos/um a um; fortes/todos juntos; qualidades/ mais frágeis por último).
esquema de uma apresentação conclusão
esquema de uma apresentação conclusão Conte aos ouvintes que você irá encerrar: - aumento da concentração.
esquema de uma apresentação conclusão - Recapitulação - Epílogo
esquema de uma apresentação conclusão - Recapitulação: - o que seria interessante que o público lembrasse.
esquema de uma apresentação conclusão - Epílogo: - levantar uma reflexão; - usar uma citação ou frase poética; - pedir ação; - elogiar o auditório; - aproveitar um fato bem humorado; - provocar arrebatamento; - utilizar uma circunstância de tempo, local ou de uma pessoa.
esquema de uma apresentação conclusão - aumentando a velocidade e a intensidade da fala; - diminuindo a velocidade e a intensidade da fala.
esquema de uma apresentação conclusão - Epílogo: - “era isso que eu tinha para dizer”; - programe sua saída; - se for o caso, não revele seu descontentamento (comentários e fisionomias)
esquema de uma apresentação últimas considerações - Vícios de linguagem e postura; - “Apoios” de objetos; - Primeiros minutos; - Programe-se (mentalize antecipadamente).
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística neurolingüística – estudo do impacto da comunicação verbal sobre nossos pensamentos e emoções programação – manual de operações da mente
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística A informação que nos chega é recebida neurologicamente (sentidos da visão, audição, paladar, olfato, tato e sensação).
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística Em seguida, toda a informação recebida é codificada lingüisticamente, sendo traduzida e categorizada em sons; palavras; imagens; sensações/sentimentos; sabores e odores.
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística “MODELO DE MUNDO” A linguagem é a forma que usamos para representar e organizar nossa experiência, nossa visão do mundo. A linguagem poderia ser comparada a um imenso arquivo onde cada palavra, cada som, sensação, sentimento, representa uma categoria, uma pasta do arquivo.
Programação Neurolingüística P. N. L. Programação Neurolingüística “MODELO DE MUNDO” As possibilidades de um indivíduo são decorrentes de seu modelo de mundo: de como ele vê o mundo, como representa suas escolhas e alternativas nele. modelo pobre = escolha pobre