Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Advertisements

Fatos Históricos Importantes
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução Secção II – Planeamento e Controlo da Produção Secção III – Tipologias da Produção Secção IV – Custos da Produção.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Agricultura brasileira
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
ARMAZENAGEM E MATERIAIS
WorkShop Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas.
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
A importância da gestão de materiais
Produtividade & Desempenho
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Informática Industrial
Marketing no Século XXI
Modelo de Estimativa de Risco de Incidência de Tuberculose em Municípios Brasileiros Mineração de Dados Cleiton Lima Eric Ferreira.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Caracterização do Tema de Tese
Guia para Implantação de Testes em Pequenas e Médias Empresas de Software
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
Área de Operações Indiretas
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos
Logística de Distribuição
A distribuição.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
APLICAÇÃO DE REDES DE DEPENDÊNCIA NO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Exame.
RUPinho Qualidade de Software
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Logística de Carga no Setor Aéreo
Estoques Grupo: 19Q072.
Workshop Modcs Evaluating Coffee Manufacturing Using Stochastic Petri Net Lubnnia Morais Orientador: Eduardo Tavares
Introdução à Qualidade
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Orientando Anderson Orientador Eduardo Tavares
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Recuperação de Falhas em Produtos e Serviços Prof. Marcos A. M. Primo UFPE/PROPAD.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Unidade 3 – Repensando a Logística.  Potenciais do setor de logística:  Integração e coordenação das atividades na cadeia de logística  Coordenação.
Embalagem e Transporte no Ambiente Logístico Reverso
Sondagem Especial: Concorrência da indústria brasileira com produtos da China Divulgado em 8 de março de 2007.
Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Tese de Doutorado em Engenharia
Otimização de trade-offs no gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes Gabriel Alves Jr. Orientador: Dr. Paulo Maciel Co-Orientador:
Modelos associados a Políticas de Escalonamento para Avaliação de Desempenho de Serviços em Nuvem Aluna: Ahyalla Riceli Orientador: Eduardo Tavares.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Integração.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A utilização de técnicas de controle multiváriavel avançadas como MPC já se tornou bastante difundida na indústria, porém ainda.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Natura – linha de maquiagem Introdução: Mercado cosmético no Mundo Mercado cosmético no Brasil Mercado de maquiagem no Brasil.
Gerenciamento da Qualidade
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Desempenho das Organizações Introdução à Administração DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia Morais (lmfs2@cin.ufpe.br) Orientador: Eduardo Tavares (eagt@cin.ufpe.br)

Roteiro Introdução Motivação Objetivos Modelo em Alto Nível Modelo em Redes de Petri Métricas Próximos Passos

Introdução Século XXI - Expansão dos mercados; Novo tipo de cliente; Empresas buscam por um novo estilo de gerenciamento e de redefinem as bases da qualidade; Setor de produção agrícola do café – Cultivo até o processo de industrialização; Melhoria na qualidade do produto A necessidade de aumento de produção, da redução de custos e do aumento da qualidade de bens de consumo, tem motivado a constante evolução dos sistemas de produção (ARAÚJO ET AL., 2001). Na entrada do século XXI, com a expansão dos mercados e o uso intensivo de tecnologias, as empresas começaram a lidar com um novo cliente, que exige produtos e serviços de alto nível, obrigando-as a buscar também um novo estilo de gerenciamento e de redefinir as bases da qualidade. Isto impõe que empresas, independente da localização, busquem melhorias contínuas e aperfeiçoem produtos, processos buscando a eliminação dos desperdícios (Brito e Dacol, 2008). No setor de produção do café desde o seu cultivo até o processo de industrialização, também percebe-se essa evolução, ou seja, as buscas por melhoria na qualidade do produto, pela eficácia e eficiência com o qual o mesmo seja produzido e pela redução de custos em contra-partida com o aumento de produção tem-se intensificado.

Introdução Eficácia e eficiência; Redução de custos x Aumento de produção; Segundo (PONTES ET AL., 2005) a competição entre as fábricas de café e a exigência dos clientes por produtos diferenciados aumentaram substancialmente.

Motivação BRASIL - Produtor e Exportador; 30% mercado internacional; Alguns processos de produção, não apresentam desempenho satisfatórios, logo isto pode impactar em toda a cadeia produtiva; Contribuição à comunidade acadêmica e a empresa do ramo alimentício analisada; Prover melhorias no processo de produção através da análise e modelagem do mesmo;

Objetivos Geral Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver e validar um método formal aplicando os conceitos de Redes de Petri, a fim melhorar o desempenho do processo de produção.

Objetivos Específicos Utilizar a abordagem e os conceitos de GSPN para modelar desempenho do processo de produção; Realizar um estudo de caso; Analisar o motivo pelo qual está ocorrendo o desperdício de embalagens na fase de empacotamento, bem como a capacidade de produção está sendo insatisfatória; Propor melhorias no processo de produção e implantá-las;

Modelo em Alto Nível

Modelo em Redes de Petri

Métricas As métricas a serem analisadas são: Vazão Total de Produção ((P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao)+(P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao)) Vazão de Produção (Produtos Válidos) (P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao) Vazão de Produção (Produtos com Avaria) (P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao) Utilização de Recurso P{#Operadores=0}

Métricas As métricas a serem analisadas são: Vazão de Produção Diária (Produtos Válidos) ((P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao)*(3600*8)) Vazão de Produção Diária (Produtos com Avaria) ((P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao)*(3600*8))

Próximos Passos Continuar a coleta de dados (Iniciada em 21-05); Calcular a melhor distribuição por fase; Validar e refinar o modelo;

Referências PONTES, H. L. J., CARVALHO, H. J. R., CHIN, S. Y., PORTO, A. J. V., Melhoria no sistema produtivo de uma fábrica de café: estudo de caso, In: XII SIMPEP, 2005, Bauru – São Paulo.