Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Advertisements

Os sais e a sua solubilidade em água
ALGUMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS
Resumos das experiências
Magia sem truques – Basta ser químico
Magia sem truques -basta ser Químico
Magia sem truques: Basta ser Químico!. Actividade experimental nº1 Procedimento: Transferimos 50 ml de água de uma proveta para um globé e medimos a temperatura.
Utilizando o sensor de pH
Magia sem truques - Basta ser químico Trabalho realizado por: João, Joaquim e Pedro.
Nº1- Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco.
Registo de resultados O que nós observamos foi a transformação por acção da corrente eléctrica que se decompôs ou seja uma transformação de uma substância.
Actividade experimental nº 3
Electrólise do Cloreto de Cobre
Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.
Trabalho da Helena e Diana sobre ácidos e bases na U.jr
Actividade Experimental nº1
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor:
Mestres da Química.
Tratamento de resíduos
Tratamento de Resíduos
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
Reactividade dos metais
Magia sem truques, basta ser quimico! João Barroso & Pedro Oliveira Turma 5C, 2ª Semana.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Transformações Físicas e Transformações Químicas
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
E quando os antibióticos não funcionam
Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
Reacções químicas Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base
Química –ENEM jozimar.com
Tipos de Reacções Químicas
Ácidos e bases.
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Instituto Hidrográfico
APOIO INTERNET - Materiais APOIO INTERNET -
Lei da Conservação da Massa – Lei de Lavoisier
Trabalho realizado por: Ana Luisa Custódio, n.º1 Ana Rita Martins; n.º 2 David Trindade, n.º8 José Rosário, n.º /2012.
Propriedades da Matéria
Substâncias iónicas.
Reacções de oxidação-redução
Soluções.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
SOLUÇÕES.
SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE II
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico
EXERCÍCIOS DE SOLUBILIDADE
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
Funções da Química Inorgânica
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
Experiência nº 4 Analisamos o valor de pH dos seguintes produtos:
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
5ºC Trabalho realizado por : Florinda Ribeiro e João Fonseca.
Magia sem truques – basta ser Químico Actividades Experimentais.
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
Funções dos nutrientes
Magia sem truques: Basta ser químico!. Actividade Experimental nº 1 Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco Nesta experiência medimos.
 Definição: Quando dissolvidos em água liberam íons de H+  Possuem ph menos que 7  Reagem com as bases produzindo sais  Podem ser altamente corrosivos.
Magia sem Truques Basta ser Químico.
Magia sem truques, basta ser quimico!!
Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.
Magia sem truques - basta ser químico!
Os kk koisa Gonçalo Costa Diogo Magalhães
Actividade Experimental nº3
Magia sem truques – Basta ser químico .
Actividade experimental nº1
Transcrição da apresentação:

Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor

Procedimento Coloca-se 3 macroespátulas de bicarbonato de sódio num matraz de 50ml Adapta-se o balão a boca do matraz Por fim, coloca-se o matraz na placa de aquecimento

O que aconteceu?? Com o calor, o bicarbonato de sódio sofreu uma decomposição, originando água liquida, dióxido de carbono gasoso e carbonato de sódio. Provocou o enchimento de um balão.

Mas afinal o que é uma decomposição?? Uma decomposiçao é quando um “ produto ” da origem a substancias mais simples... neste caso foi a agua liquida, dioxido de carbono gasoso e carbonato de sodio.

E afinal o que é isso de termolise? É a decomposição por acção do calor.

Reacção entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.

Procedimento Pesa-se 3 gramas de bicarbonato de sódio, no vidro de relogio. Introduz-se o bicrabonato de sódio num matraz. Mede-se 20 ml de vinagre- Tranfere-se o vinagre , com a ajuda de um funil , para o balao. Por fim, adapta-se o balao a boca do matraz, pesa-se e regista-se. E ve-se o que vai acontecer.

O que aconteceu?? Quando colocamos o balão na boca do matraz e passamos o vinagre para o goble, o ácido acenico do vinagre reagiu com o bicarbonato de sodio e formou dióxido de carbono que tentou “escapar” mas como o balão estava a tapar a saída, o balão encheu.

Mas qual foi a conclusao? A conclusao é que a soma das massas dos reagentes é igual a massa dos produtos.

Decomposição do cloreto de cobre (II) - electrólise

Procedimento Transfere-se 80ml desulfato de cobre (II) para o gobelé. Mede-se a temperatura inicial e avalia-se o pH da solução. Mergulha-se os eléctrodos na solução. Liga-se a fonte de alimentação, ajusta-se a corrente para cerca de 0,6 A e a tensão para 12 V. Deixa-se que a reacção química se processe durante algum tempo.

O que aconteceu?? Quando se meteu o eléctrodo de grafite dentro do gobelé, num lado ficou o cloro gasoso e no outro lado ficou cobre sólido. O pH diminui de 4 para 2 ou seja, ficou mais ácido.

Será que os metais também reagem??

procedimento Coloca-se em cada célula 1 microespátula do metal indicado na coluna. Coloca-se em cada célula 1 gota da solução indicada na linha.

O que aconteceu?? Quando se junta cloreto de cobre com ferro, no principio o ferro sobe e para o fim começa a depositar-se na folha. Quando se junta cloreto de cobre e zinco nesse mesmo instante o cloreto de cobre é azul e passa a uma cor escura. Quando se junta cloreto de cobre e se junta cobre a sua cor dourada passa a cor castanha . Quando se junta sulfacto de cobre e ferro fica uma cor acastanhada. Quando se junta sulfacto de cobre com zinco igualmente com uma cor acastanhada.

Quando se junta sulfacto de prata e cobre, o cobre fica mais dourado. Quando se junta nitrato de prata e cobre passa a cor preta. Quando se junta nitrato de prata de prata e ferro o nitrato passa de cor “transparente” para a cor preta. Quando se junta nitrato de prata com zinco fica com uma cor escura.

Reacções químicas de precipitação

procedimento Coloca-se em cada célula uma gota da solução indicada na correspondente linha. Coloca-se outra gota da solução indicada na correspondente coluna.

O que aconteceu?? Hidróxido de sódio + nitrato de prata = a uma cor acastanhada Hidróxido de sódio + amoniaco = amoniaco ficou depositado no fundo Hidróxido de sódio + cloreto de cobre(II) = a cor fica igual Hidróxido de sódio + sulfato de ferro(II) = fica um verde escuro Nitrato de prata + hidróxido de sódio = não dissolve

Nitrato de prata + amoniaco = fica uma cor escura Nitrato de prata + cloreto de cobre(II) = ficou mais claro Nitrato de prata + sulfato de ferro(II) = fica castanho claro Amoniaco + hidróxido de sódio = fica uma cor “transparente” Amoniaco + nitrato de prata = fica uma cor “transparente” Amoniaco + cloreto de cobre(II) = fica com uma cor azul escuro Amoniaco + sulfato de cobre(II) = fica uma cor muito escura

Cloreto de cobre(II) + hidróxido de sódio = não se dissolveu Cloreto de cobre(II) + nitrato de prata = fica azul claro Cloreto de cobre(II) + amoniaco = ficou um azul muito claro Cloreto de cobre(II) + sulfato de ferro(II) = ficou azul Sulfato de ferro(II) + hidróxido de sódio = não se dissolveu Sulfato de ferro(II) + nitrato de prata = ficou “transparente” Sulfato de ferro(II) + amoniaco = ficou “transparente” Sulfato de ferro(II) + cloreto de cobre= azul claro

Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco

Procedimento Transfere-se 50ml de água Mede-se a temperatura e regista-se Pesa-se 10g de tang Dissolve-se o Tang na água agitando com a vareta Mede e regista

O que aconteceu?? No inicio, a temperatura inicial da água era de 25ºC, juntou-se 10g de Tang e a temperatura mudou para 23ºC. No inicio a temperatura inicial da água era de 25ºC, juntou-se cloreto de amónio e a temperatura mudou para 20ºC.

Os materiais que usamos no quotidiano serão ácidos ou bases?

procedimento Mede 50ml de coca-cola Coloca-se o sensor na solução Inicia-se a leitura de pH utilizando sensores Lava-se com água e seca o sensor com papel

O que aconteceu?? Coca-cola = 4 = ácido Detergente = 12 = base Detergente + coca-cola = 9 = base Creme de limpeza = 9 Calgon = 10.5 = base Creme de limpeza + calgon = 7 = neutro a temperatura ambiente