TEXTOS TECNICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

Responsabilidade Ética do Médico
TCC: Monografia e/ou Artigo
Introdução aos Estudos Linguísticos
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 ATA / ATESTADO
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
OFÍCIO.
Curso de Correspondência Oficial
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Qualidade na Comunicação Escrita
Referências Bibliográficas.
REDAÇÃO JURÍDICA PROCURAÇÃO REQUERIMENTO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DRE-IQ
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES DISTRITO LC-1
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
Descomplicando a Secretaria Secretaria UCOB
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Roteiro de condução da reunião
Planejamento e Execução da Auditoria
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUAINA.
LÍNGUA PORTUGUESA: Redação Oficial em provas objetivas
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Evoluções.
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
“Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013
Cadastro de Despachante Aduaneiro
2015.
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
REDAÇÃO OFICIAL documentos Profa. Mirian Ferrazzi
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA
Produção textual na Educação Escolar
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Relatório de Auditoria
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Português e Redação Empresarial
CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
LINGUAGEM JURÍDICA 2015 Prof. Sandro Dornelles.
Criar uma empresa fictícia;
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL
REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
ANALISE COMERCIAL MT: Ligações novas em MT e aumento de carga, de baixa para média. Documentos necessários para Análise Comercial MT site de Projetos Particulares.
Produção de Documentos Profissionais
Redação técnica ou científica
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
FORMAS DE TRATAMENTO O tratamento Vossa Excelência (por extenso) é usado para: - O Presidente e Vice-Presidente da República - O Presidente do Supremo.
TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor 1, Segundo Autor 2, Terceiro Autor 1 (NOME COMPLETO) 1 CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXX – Turma: XXX123; 2 CURSO TÉCNICO EM.
Tipos de Documentos.
Transcrição da apresentação:

TEXTOS TECNICOS

ATA A ata é um tipo de narração escrita do que se passou em uma sessão, assembléia, reunião ou cerimônia. A estrutura do texto é compacta, sem parágrafos, sem rasuras e os números devem ser grafados por extenso. Para redigir uma ata é necessário analisar, interpretar, selecionar e expressar as informações obtidas de vários emissores, com a maior clareza e fidelidade. Como não admite rasuras, em caso de erro (Atas manuscritas) emprega-se a particula corretora “digo”. Quando o erro for notado após a redação da ata, coloca-se após o texto a nota Em tempo: e procede-se a correção. Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…).

ATA (Data, horário, local e objetivos) Aos vinte e três dias do mês de janeiro de dois mil e quatro, com início às vinte horas, na sala de reuniões do Centro Espírita Amigos de Jesus, sito à na Rua Euclydes de Oliveira, número trezentos e vinte e cinco, Ribeirão Preto, realizou-se uma reunião administrativa da diretoria do Centro, com o objetivo de preparar o calendário de atividades para o ano de dois mil e quatro. (O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes). A reunião foi presidida pelo presidente do Centro, sr. Manuel de Araújo, tendo como secretária a sra. Joaquina da Silva. Contou com a participação de doze diretores e três conselheiros. (Relato da reunião propriamente dita). Inicialmente, o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento. Foi esclarecido que a meta, do ano em curso, é divulgar por todos os meios a Doutrina Espírita, tanto em atividades internas como externas. Após ouvidas variadas sugestões, o presidente da reunião solicitou fosse votado o calendário apresentado, submetido às sugestões oferecidas, para que se chegasse a um consenso, o qual seria, posteriormente, divulgado no próprio Centro, bem como no Jornal Verdade e Luz, mantido pelo órgão de unificação dos espíritas da cidade e região de Ribeirão Preto. Após debatidas as sugestões apresentadas, obteve-se, democraticamente, a uma conclusão, que considerada excelente. (Encerramento). Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que assinada por mim, Joaquina da Silva, secretária, pelo presidente da reunião e pelos demais presentes.

COMUNICADO/MEMORANDO Trata-se de um aviso ou de informações transmitidas oficialmente.

COMUNICADO/MEMORANDO COMUNICAÇÃO DE FÉRIAS COLETIVAS (nome da empresa), inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), nesta cidade de (informar) - (UF), em conformidade com o disposto no § 2º, do artigo 139 da CLT, comunica que, no período de (início) a (fim), suspenderá suas atividades concedendo férias coletivas a todos os seus empregados. Após este período, as atividades serão retomadas normalmente. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do responsável) ( cargo) (carimbo)

CARTA COMERCIAL/CIRCULAR A carta comercial é um meio de comunicação formal e utilizado por empresas, pautando-se pelos princípios da clareza e objetividade. Uma carta comercial deve ser organizada e limpa, com linguagem correta e impessoal.

CARTA COMERCIAL/CIRCULAR PAPEL TIMBRADO Para (destinatário / empresa) Atenção a (pessoa ou departamento) Assunto (Do que se trata esta comunicação) Prezados Senhores, Somos uma empresa de representações e temos em nosso quadro apenas profissionais altamente capacitados na área de informática e desenvolvimento de softwares, motivo pelo qual manifestamos nosso interesse em representá-los, com exclusividade, na cidade de (informar). Caso haja interesse por parte de sua empresa, colocamo-nos à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta. Agradecemos antecipadamente a atenção. Atenciosamente, (assinatura) Sua Empresa Seu Nome - Seu Cargo Observações grifadas do livro

RELATORIO O relatório tem por finalidade a exposição de atividades de uma administração ou de uma sociedade, principalmente para realizar uma prestação de contas. O relatório pode ser de pesquisa, de avaliação, de cobrança, de rotina, de vendas, de inspeção, de auditoria. A estrutura basica de um relatório constitui-se de INTRODUÇÃO, APRESENTAÇÃO DOS ITENS OBSERVADOS, COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES. O relatório tanto podem ser formal, informal, analítico ou informativo, sendo mais comum o informal. O importante é que o relato seja claro, conciso, moderado nas afirmações, imparcial, distinguindo fatos de opiniões. Devem ser breves, exatos e objetivos.

RELATÓRIO (Introdução) O objetivo deste relatório é efetuar um relato do treinamento de Power Point solicitado pela Agência Centro. O treinamento foi programado, conforme solicitação, para um publico-alvo de 16 pessoas, nos dias 14 e 15 de setembro, em instalações da propria agencia. (Desenvolvimento) No dia 14, primeiro dia de treinamento, constatou-se, logo ao chegar ao local, a pouca afluencia dos pacientes. Do 16 previstos, achavam-se no local somente 4 empregados. O trabalho transcorreu normalmente, com adaptações das dinamicas programadas para atender à realidade de uma quantidade menor de pessoas do que a prevista. Nas avaliações de reação passadas ao final do segndo dia de treinamento, foi unânime a satisfação dos participantes, assim como a constatação da necessidade de um maior número de empregados participarem deste curso, uma vez que ele é diretamente aplicavel nas tarefas do dia-a-dia. (Conclusão) Podemos concluir que o treinamento realizado foi ao encontro das expectativas dos treinandos, conforme constatado nos excercicios técnicos, em que muitas dúvidas foram eliminadas, e na avaliação de reação, com comentários sempre positivo sobre o trabalho.

DECLARAÇÃO Declaração é um depoimento escrito, que se faz por meio de prova escrita.

DECLARAÇÃO Eu, (fulano de tal), declaro, para os devidos fins, que foram furtados em ..../..../....., minha cédula de RG, cartão de CPF, cartões de crédito Credicard, Visa e American Express, bem como talões de cheques do Banco ........, Agência ......., segundo o B.O. número .......... emitidos no mesmo dia. Comunico que não me responsabilizo pelos cheques emitidos por terceiros, nem pelo mau uso dos meus documentos. (Local), ........de........................de................. (Assinatura)

OFICIO É o tipo de correspondência muito usado para encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, convidar alguém com distinção para participar de eventos. Cada secretaria, estadual ou municipal ou reitoria de universidades cria seu próprio modelo, o que dificulta a intenção da Secretaria de Administração Federal de padronizar os documentos oficiais.

OFICIO São partes de um ofício: Timbre Numero do oficio, quando o rementente for pessoa juridica, na mesma linha, local e data, com ponto final apõs a data; O assunto é facultativo; O vocativo, seguido de vírgula, refere-se ao cargo do destinatário: Senhor Diretor, Senhor Chefe de...., dispensando o emprego do adjetivo: Prezado Senhor; Texto: exposição do asssunto divido em parágrafos, que podem ser numerados se o texto for longo; O primeiro e o ultimo parágrafos não são numerados Se houver anexos, será indicado pelo seu número (Anexo:1 ou Anexo:3) entre a assinatura e o endereçamento;

OFICIO A IN 4/1992, (Manual de Redação da Presidência da República), com a finalidade de racionalizar e padronizar a redação das comunicações oficiais, recomenda: A linguagem deve ser formal, sem exageros; Os fechos, centralizados na página, foram simplificados e uniformizados: a) Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o presidente da republica; b) Atenciosamente, para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, sendo o fecho sempre seguido de vírgula. Fica abolido o uso do tratamento Digníssimo, pois “a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária a sua repetida evocação”. Fica dispensado o emprego do superlativo Ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento e, sim, título acadêmico. Não deve ser usado indiscriminadamente. Seu emprego deve restringir-se a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado.

OFICIO Oficio nº 1/Sigla do Setor Bauru, ....de...... de ..... Senhor (cargo do destinatário) 1.......................................................................... 2 ......................................................................... 3 ......................................................................... 4.......................................................................... Atenciosamente (Nome e cargo)

PROCURAÇÃO Procuração é um documento por meio do qual uma pessoa delega legalmente a outra poderes para agir ou tratar em seu nome, podem ser pública ou particular. Quem passa a procuração é o mandante ou outorgante; quem recebe é o mandatário ou outorgado. A procuração só é legalmente válida com firma reconhecida.

PROCURAÇÃO Fulano de Tal, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente na (rua, cidade, Estado), portador do RG nº ......., CPF nº............, pelo presente instrumento particular de procuração constitui e nomeia seu bastante procurador (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente na (rua, cidade, Estado), portador do RG nº ......., CPF nº............, para (declara-se a finalidade da procuração) podendo, para tanto realizar todos os atos necessários para este fim. Local e data Assinatura Firma reconhecida

REQUERIMENTO É uma solicitação por escrito, seguindo formalidades legais, que se faz a uma autoridade. O requerimento deve ser redigido em um só paragrafo. O requerimento é redigido na 3ª pessoa, portanto, não se admite o emprego do eu ou nós; Entre a invocação e o texto convém deixar sete espaços, onde será redigido o despacho;

REQUERIMENTO Senhor Diretor do Departamento de Industria e Comércio Fulano de tal, comerciante estabelecido nesta cidade, na rua ................................... nº ......... requer a V.Sª. inscrição de sua firma no registro criado pelo decreto nº ....... de .....de..........de...........e para tal fim anexa a este a respectiva declaração, em duas vias. Nestes termos, Pede Deferimento Local e data Assinatura

Bibliografia Livro: Redaçao Oficial Autora: Lúcia Locatelli Flores Editora da UFSC, Florianopolis, 2002 Aproximadamente R$ 30,00 FLORES, L.L. Redaçao Oficial, Florianopolis: Editora da UFSC, 2002