CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
CULTURA CORPORAL Conjunto de movimentos com características próprias que foram criados pelos homens ao longo de sua história. Ginástica Geral Jogos de baixa organização Brincadeiras de rua Capoeira Atividades circenses
ATIVIDADES RÍTMICAS - DANÇA Movimentos realizados com acompanhamento de sons (palmas, músicas, canto, instrumentos musicais, etc) e movimentos com expressividade acentuada. Danças (folclórica, pedagógica, criativa) Brinquedos cantados Cantigas de roda Dramatizações
ESQUEMA CORPORAL É o reconhecimento das partes do corpo. De 0 a 3 anos – grandes segmentos corporais (Cabeça, barriga, braços, pernas, mãos, pés) De 3 a 5 anos – segmentos corporais menores (Dedos, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, costas)
LATERALIDADE Trabalho com os dois lados do corpo. De 0 a 3 anos (para ajudar na definição da dominância lateral – destro, canhoto ou ambidestro) De 3 a 5 anos (para favorecer o desenvolvimento de todos os alunos e desenvolver habilidades com o lado não dominante do corpo)
COORDENAÇÃO MOTORA GERAL Coordenar os movimentos do corpo e agrupar diversos movimentos corporais (ex: correr quicando uma bola, correr e saltar, rodar batendo palmas, correr e lançar uma bola)
COORDENAÇÃO MOTORA FINA Refinamento dos movimentos das extremidades corporais – mãos (coordenação óculo-manual) e pés (coordenação óculo-pedal).
EQUILÍBRIO CORPORAL Adaptação do centro de gravidade do corpo aos diversos movimentos e posturas possíveis ao corpo humano.
ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL Localização do corpo no espaço e orientação do corpo no tempo. Orientação espacial: dentro e fora / em cima, em baixo, ao lado / frente e trás / longe e perto Orientação temporal: lento e rápido / antes e depois
MOVIMENTOS MANIPULATIVOS Movimentos utilizados para manipular objetos diversos e outros corpos. Os movimentos manipulativos podem ser realizados com diversas partes corporais: mãos, pés, costas, braços, cotovelos, joelhos, cabeça, etc. Lançar, receber, passar, prender, quicar, segurar, chutar, rolar, impulsionar, rebater, empurrar.
MOVIMENTOS LOCOMOTORES Movimentos que possibilitam a locomoção do corpo de um ponto a outro no espaço físico. Rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitar, rolar, girar.
MOVIMENTOS NÃO-LOCOMOTORES Movimentos realizados pelo corpo humano sem que haja necessidade de locomoção de um ponto a outro do espaço físico. Flexão, extensão, pronação, supinação, adução, abdução, saltar, saltitar, girar, balancear, abrir, fechar, afastar, unir.
HABILIDADES PERCEPTUAIS. Movimentos que permitam a percepção de sensações físicas relacionadas aos sentidos tato, visão (ou a falta dela) e audição e que permitam a percepção de sensações psicológicas. Calor e frio, texturas (aspero, liso, felpudo, etc.), formatos diversos, leve e pesado, aclive e declive, visão periférica, vertigem, medo, insegurança, confiança, cooperação, concentração.