CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Habilidades Motoras Característica do existência humana
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
Capoeira.
Factores psicomotores
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
XVI Copa Escolar Categoria Estreantes NÍVEL 3
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O Desenvolvimento Psicomotor
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Direita em Topspin (openstance)
Floreios (acrobacias)
Avaliação do desenvolvimento motor
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
Movimentos de Ataque.
Judô para deficientes visuais.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Grupos de Elementos corporais Fundamentais
XVI Copa Escolar Categoria Estreantes NÍVEL 4
Profª. Maria Helena Carvalho
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
As Técnicas Básicas do Volley
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
Pontos chaves – como utilizar?
Profª. Maria Helena Carvalho
Análise Biomecânica – FOREHAND
Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Fundamentos do Voleibol
Ensino Fundamental, 7º ano
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento

CULTURA CORPORAL Conjunto de movimentos com características próprias que foram criados pelos homens ao longo de sua história. Ginástica Geral Jogos de baixa organização Brincadeiras de rua Capoeira Atividades circenses

ATIVIDADES RÍTMICAS - DANÇA Movimentos realizados com acompanhamento de sons (palmas, músicas, canto, instrumentos musicais, etc) e movimentos com expressividade acentuada. Danças (folclórica, pedagógica, criativa) Brinquedos cantados Cantigas de roda Dramatizações

ESQUEMA CORPORAL É o reconhecimento das partes do corpo. De 0 a 3 anos – grandes segmentos corporais (Cabeça, barriga, braços, pernas, mãos, pés) De 3 a 5 anos – segmentos corporais menores (Dedos, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, costas)

LATERALIDADE Trabalho com os dois lados do corpo. De 0 a 3 anos (para ajudar na definição da dominância lateral – destro, canhoto ou ambidestro) De 3 a 5 anos (para favorecer o desenvolvimento de todos os alunos e desenvolver habilidades com o lado não dominante do corpo)

COORDENAÇÃO MOTORA GERAL Coordenar os movimentos do corpo e agrupar diversos movimentos corporais (ex: correr quicando uma bola, correr e saltar, rodar batendo palmas, correr e lançar uma bola)

COORDENAÇÃO MOTORA FINA Refinamento dos movimentos das extremidades corporais – mãos (coordenação óculo-manual) e pés (coordenação óculo-pedal).

EQUILÍBRIO CORPORAL Adaptação do centro de gravidade do corpo aos diversos movimentos e posturas possíveis ao corpo humano.

ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL Localização do corpo no espaço e orientação do corpo no tempo. Orientação espacial: dentro e fora / em cima, em baixo, ao lado / frente e trás / longe e perto Orientação temporal: lento e rápido / antes e depois

MOVIMENTOS MANIPULATIVOS Movimentos utilizados para manipular objetos diversos e outros corpos. Os movimentos manipulativos podem ser realizados com diversas partes corporais: mãos, pés, costas, braços, cotovelos, joelhos, cabeça, etc. Lançar, receber, passar, prender, quicar, segurar, chutar, rolar, impulsionar, rebater, empurrar.

MOVIMENTOS LOCOMOTORES Movimentos que possibilitam a locomoção do corpo de um ponto a outro no espaço físico. Rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitar, rolar, girar.

MOVIMENTOS NÃO-LOCOMOTORES Movimentos realizados pelo corpo humano sem que haja necessidade de locomoção de um ponto a outro do espaço físico. Flexão, extensão, pronação, supinação, adução, abdução, saltar, saltitar, girar, balancear, abrir, fechar, afastar, unir.

HABILIDADES PERCEPTUAIS. Movimentos que permitam a percepção de sensações físicas relacionadas aos sentidos tato, visão (ou a falta dela) e audição e que permitam a percepção de sensações psicológicas. Calor e frio, texturas (aspero, liso, felpudo, etc.), formatos diversos, leve e pesado, aclive e declive, visão periférica, vertigem, medo, insegurança, confiança, cooperação, concentração.