Comportamento Organizacional Seminário 3. Stress grupo: Danieli Alika Hashizume Juliana Pestana Renan Fiani Renato Arruda do Couto.

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Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional Seminário 3. Stress grupo: Danieli Alika Hashizume Juliana Pestana Renan Fiani Renato Arruda do Couto

Índice Etapa 1 - Perfil dos entrevistados Etapa 2 – Nível de stress dos alunos Etapa 3 – Mapeamento do Stress - Motivação - Recompensa - Expectativas - Apoio Social - Exigências - Ambiente Conclusão

Etapa 1 – Perfil dos entrevistados

Etapa 1 - Perfil dos entrevistados Amostra: 28 População: 58 A maior parte dos alunos possui entre 20 e 23 anos. Apenas um entrevistado respondeu entre 18 a 19 anos. A maioria dos alunos encontra-se no Terceiro ano e três dos entrevistados responderam que se encontram no quarto ano.

Perfil dos entrevistados 54% dos entrevistados já estão no mercado de trabalho, 29% como estagiário e 25% como efetivo.

Perfil dos entrevistados Metade dos entrevistados fazem alguma atividade extracurricular na Universidade Dentro das atividades, dama foi a mais citada.

Etapa 2 – Nível de Stress dos entrevistados Quadro 4.3 Pág. 142

Etapa 2 – Nível de stress dos alunos Com os resultados, baseado quadro de esgotamento profissional de Maslach e Leiter, obtivemos que 82% da amostra se diz estar satisfeita com a vida acadêmica e 18% está se sentindo esgotado, devendo ter atenção com a saúde.

Etapa 3 – Mapeamento do Stress

Nível de stress dos alunos Metade dos entrevistados fazem alguma atividade extracurricular na Universidade Dentro das atividades, dama foi a mais citada.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Motivação

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes apresentaram estar positivamente motivados no curso.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes não assimilam o fracasso num teste a problemas emocionais.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes estão positivamente felizes com a carreira em Marketing.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Recompensa

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes se sentem reconhecidos por fazerem USP.

Mapeamento do Stress Em média, parece que os entrevistados não estão encontrando dificuldades para encontrar estágio na área.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Expectativas

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes possuíam boas expectativas em relação ao curso de Marketing.

Mapeamento do Stress Em média, as expectativas dos respondentes foram atendidas positivamente.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Apoio Social

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes apresentam um relacionamento positivo com os colegas.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes disseram poder contar com seus colegas na realização de um trabalho.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes disseram poder contar com seus colegas na realização de um trabalho.

Mapeamento do Stress Em média, os entrevistados responderam não concordar nem discordar em relação ao apoio dos professores. Tendendo ao positivo.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Exigências

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes apresentaram não possuir tempo suficiente para cumprir todas as tarefas que a faculdade exige.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes não concordam nem discordam que a faculdade exige muitos conhecimentos não relacionados ao curso.

Etapa 3 – Mapeamento do stress Ambiente

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes consideram que a faculdade possui um ambiente agradável e calmo.

Mapeamento do Stress Em média, os respondentes estão mais próximos de não concordarem nem discordarem em relação a colaboração das atividades extracurriculares.

Conclusão Em geral, os alunos mostraram administrar bem o stress da vida; acadêmica. 82% da amostra diz estar satisfeito, enquanto 18% apresentam um esgotamento. Apesar de haver queixas de que não há tempo suficiente para fazer todos os deveres exigidos pela faculdade, os alunos parecem possuir motivação, sentimento de recompensa, apoio social e um ambiente que facilitam a adaptação deles aos estímulos estressores da faculdade.