Formas de melhorar a integração – nível comunitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Clima e cultura de escola
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
CONCEITOS BÁSICOS DA META-HEURÍSTICA TABU SEARCH
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Política Orçamental da União Europeia
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
NOÇÕES PRELIMINARES.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
SMA: ORGANIZAÇÃO.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Desenvolvimento organizacional
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
GESTÃO ESCOLAR.
Governo da Empresa O tema corporate governance, governo das sociedades, governo da empresa ou governabilidade empresarial, remete-nos diretamente para.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Bruno Monteiro. Roteiro Adolescent Social Networks Gender Patterns.
International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de de Junho de de Junho de.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Administração Geral - Aula 04
ORGANIZAÇÃO Conceitos
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
CONTRATOS EMPRESARIAIS. Por que os contratos são feitos? JACKSON, Howell E et alii. ANALYTICAL METHODS FOR LAWYERS. New York: Foundation Press, )
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Associativismo e Cooperativismo
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Saúde Individual e Comunitária
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Professor(es)-Pesquisador(es):
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
3º encontro Escola de Pais
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Atuação dos agentes de Controle Social
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Critérios de normalidade em Psicopatologia.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia Social 1 Prof.: Marcus Eugênio.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Laboratório de Mídias Sociais
Comportamento Organizacional
Redes Sociais e Sistemas Multiagentes
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Medidas em Análise de Redes Sociais Marcos Luiz Mucheroni Aula 12.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Seminário de Pesquisa em Administração Pesquisas quali e quanti para investigar desempenho na administração pública Dr. Adalmir de Oliveira Gomes Professor.
Professora Simone Pantaleão Macedo.  Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Formas de melhorar a integração – nível comunitário A integração dos Educadores sociais em contexto comunitário Formas de melhorar a integração – nível comunitário Adoptar uma postura humilde, ouvinte, pouco interventiva Realizar um estudo prévio estatístico / documental e histórico sobre o território Identificar os principais actores sociais e as principais instituições Vagabundear Frequentar os espaços públicos onde se criam as normas / valores comunitários (produzindo registos, como por ex. diário de campo) Insistir sempre nas vias informais de relação entre as pessoas Não julgar nem fazer juízos de moral até obter uma compreensão mínima do território, das pessoas, dos modos de básicos de funcionamento das relações entre elas, etc. Metodologias de Intervenção Comunitária

Formas de melhorar a integração – nível institucional A integração dos Educadores sociais em contexto organizacional Formas de melhorar a integração – nível institucional Adoptar uma postura humilde, ouvinte, pouco interventiva Realizar um estudo prévio sobre a instituição, e sobre os seus principais parceiros Conhecer a cultura particular da organização / instituição / entidade Identificar os actores sociais mais influentes na organização Conhecer bem o organograma da instituição e os seus canais formais de funcionamento Gradualmente, conhecer as formas informais de funcionamento que podem não coincidir com as formais, aprendendo a navegar da forma mais eficiente, sem prejudicar nenhuma delas. Não julgar nem fazer juízos de moral até obter uma compreensão mínima do território, das pessoas, dos modos de básicos de funcionamento das relações entre elas, etc. Metodologias de Intervenção Comunitária

Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores As Redes Sociais Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores A perspectiva centrada nas redes sociais inclui uma série de pressupostos (Wasserman e Faust, 1994)[1]: Os actores sociais são vistos nas suas relações de inter-dependência e não como unidades autónomas. As suas relações implicam canais para a transferência ou fluxo de recursos diversos, como por exemplo informação, dinheiro, amizade, etc. O ambiente estruturante da rede pode conceder oportunidades ou, pelo contrário, constrangimentos à acção. A investigação centrada sobre redes sociais conceptualiza a estrutura como padrões de relação entre os mais distintos actores sociais. [1] Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social Network Analysis: Methods and Applications. New York: Cambridge University Press. Metodologias de Intervenção Comunitária

Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores As Redes Sociais Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores O apoio social que os indivíduos de uma rede podem receber e ceder é função dos seguintes factores (Walker et al. (1994)[1]: Dimensão: Quanto maior a rede, maior o nº de membros que cedem a outros ajuda emocional. Bens e serviços, etc. Quanto maior a rede, maior a percentagem de indivíduos que recebem apoio social. Densidade: definida pela relação entre as ligações construídas e as potencialmente possíveis. A investigação não é conclusiva quanto à densidade da rede. Algumas redes menos densas podem mostrar-se mais satisfatórias, dependendo do tipo de links existentes. Centralidade e Status, referindo-se à proeminência relativa de membros individuais dentro das redes. Uma certa pessoa é central se estabelece muitas relações e o seu Status pode variar. [1] Walker, M. E., Wasserman, S., & Wellman, B. (1994). Statistical Models for Social Support Networks. In Stanley Wasserman & Joseph Galaskiewicz (eds.), Advances in Social Network Analysis. Research in the Social and Behavorial Sciences (pp. 53-78). Thousand Oaks: Sage. Metodologias de Intervenção Comunitária

Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores As Redes Sociais Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores Para a definição das configurações particulares das redes, será assim preciso definir os seguintes pontos (Fragoso e Lucio-Villegas, 2004)[1]: A sua dimensão total As sub-redes em que a rede total se fragmenta e o estado de fragmentação resultante. Os fluxos de informação, dinheiro, serviços, etc., não só nas sub-redes, como também na rede total. Há zonas das redes mais sensibilizadas? Há zonas inacessíveis? O efeito de competição no espaço social no caso de redes de pequena dimensão. Os efeitos de todos estes factores sobre os MODOS DE COOPERAÇÃO. [1] Fragoso, A., & Lucio-Villegas, E. (2004). Social networks research in southern local development: An analysis to overcome theoretical and practice constrains. In Between Old and New Worlds of Adult Learning, 4th ESREA European Research Conference (pp. 41-57). Wroclaw: University of Wroclaw / University of Lower Silesia. Metodologias de Intervenção Comunitária

Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores As Redes Sociais Redes Sociais: a sua utilidade para os Educadores Vantagens que o bom conhecimento das redes sociais pode trazer: Aprofunda o conhecimento dos actores sociais e das várias instituições do território. Melhora-se o conhecimento sobre os modos típicos de relação entre as pessoas, entre as sub-redes, entre os mecanismos típicos de fluxos de informação, serviços ou bens. O educador pode exercer uma acção mediadora mais eficaz, se achar por bem realizá-la ou se não conseguir evitá-la O educador ganha uma clara percepção dos possíveis pontos de bloqueio da acção na rede que tem ao dispor Permite que os mecanismos de cooperação sejam mais adequados Evitam-se, se possível, bloqueios por efeitos de competição no espaço social Metodologias de Intervenção Comunitária