1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional
2Universidade da Madeira2 O que incluir nos custos? as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias Cuidado para descontar aspectos que podem estar incluídos e que teriam que ser pagos caso não fosse estudante. Exemplo: acesso livre à internet, a qual pode ser utilizada para outros fins que não o estudo.
3Universidade da Madeira3 Os benefícios não monetários trabalho em locais mais agradáveis e saudáveis. vida mais saudável e mais longa. influência na educação dos filhos. ….
4Universidade da Madeira4 Alguns problemas com as taxas de rendibilidade achadas controlar pelo número de horas trabalhadas os indivíduos com mais educação tendem a trabalhar mais horas por dia (efeito do ócio se ter tornado relativamente mais caro). o enviezamento devido à capacidade dos indivíduos - o problema surge porque os salários que observamos não são para a mesma pessoa com e sem educação - surgem os problemas de selectividade Solução: experiências naturais, gémeos...
5Universidade da Madeira5 A teoria do sinal Vamos pensar que existem dois grupos de indivíduos os mais produtivos (+) os menos produtivos (-)
6Universidade da Madeira6 As empresas podem pagar um salário superior aos mais produtivos, conforme o gráfico abaixo
7Universidade da Madeira7 As empresas não sabem quem são os trabalhadores mais produtivos. Todos os trabalhadores vão dizer que pertencem a este grupo para receberem salários mais altos.
8Universidade da Madeira8 Os indivíduos mais produtivos têm interesse em sinalizar que o são. O sistema de educação é tal que o C(+) < C(- ), tornando o valor presente do investimento em educação positivo para os (+) e negativo para os (-). O sistema educativo faz a aferição (secreening) Explique porque do ponto de vista social, a educação perdia parte do seu interesse.
9Universidade da Madeira9 Esta hipótese testa-se: 1) comparando a rendibilidade dos empregados por conta própria com a dos por conta de outrem; ou 2) vendo se há uma rendibilidade acrescida pela conclusão do curso.
10Universidade da Madeira10 Rendibilidade social da educação 1) Estado –Custos incorridos pelo Estado com a educação –Benefícios - aumento dos impostos cobrados, menos gastos em saúde e em problemas sociais...
11Universidade da Madeira11 2) Social –Custos totais = Privado + Estado + outras instituições. – Benefícios totais - Privado, Estado, outros indivíduos (externalidades), gerações futuras...
12Universidade da Madeira12 A formação profissional 1) Geral - A formação leva a aumentos de produtividade gerais e independentes da firma ou sector onde ele venha a trabalhar. Neste caso a firma tem que pagar ao trabalhador conforme a sua produtividade; caso pague abaixo da produtividade, este muda de firma. Este tipo de formação tem que ser pago pelo trabalhador ou pelo Estado.
13Universidade da Madeira13 2) Específica a uma empresa Esta formação só aumenta a produtividade do trabalhador na empresa. O trabalhador não tem incentivo a pagar este tipo de formação, pois ao ser despedido perde o aumento de produtividade. A empresa suporta o custo desta formação, pagando depois salários abaixo da produtividade. Explique.
14Universidade da Madeira14 Notas finais: A idade em que se faz a educação/formação é importante; quanto mais cedo, mais períodos a receber o diferencial de salários. Não se deve esquecer a probabilidade de desemprego pois estudos têm mostrado que esta probabilidade diminui com a educação. Não esquecer o factor risco
15Universidade da Madeira15 Ideias a reter: Educação como investimento –Custos –Benefícios Valor presente de fluxos monetários Taxa de rendibilidade da Educação
16Universidade da Madeira16 Ideias a reter: Rendibilidade –Privada –Do Estado –Social Formação Profissional –Geral –Específica Capital Humano
17Universidade da Madeira17 Saber distinguir: Teoria do Capital Humano da Teoria do Sinal. Benefícios privados dos benefícios sociais Benefícios monetários dos não monetários
18Universidade da Madeira18 Saber calcular: Valor presente de um fluxo monetário simples. Saber determinar a decisão de continuar ou não os estudos por um indivíduo.
19Universidade da Madeira19 Saber avaliar medidas públicas simples Aumento de propinas Diminuição dos impostos sobre o rendimento