Matemática Financeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSUNTO 10: Potenciação de números inteiros
Advertisements

MBA em Matemática Financeira Aplicada
Operações com intervalos
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
-Apropriação do Relatório Pedagógico
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Equação Exponencial.
O que você deve saber sobre
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Interdisciplinaridade
Disciplina: Matemática
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Propriedades Operatórias
Trabalho de Matemática
CURSO T. T. I. MATEMÁTICA FINANCEIRA Facilitador Túlio Malta Eng
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Funções.
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
IDENTIDADE VIRTUAL.
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Dominando as práticas pedagógicas
O papel do conteudista.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
Trabalho nas regras ABNT
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Teorias da Administração
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Matemática Financeira
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Potência de base 10 e Notação Cientifica
Antônio Arnot Crespo 14ª edição |2009| Matemática Financeira Fácil Capa da Obra.
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
Práticas Educativas em Saúde
Matemática Financeira
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Matemática Financeira
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Matemática e suas tecnologias
O papel pedagógico do órgão gestor
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Matemática Financeira Fácil Antônio Arnot Crespo Capa da Obra 14ª edição |2009|

Matemática Financeira Fácil Capa da Obra Matemática Financeira Fácil Antônio Arnot Crespo Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina; licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Rui Barbosa, de Andradina, e licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, de Pereira Barreto. É professor efetivo de Matemática, por concurso público, da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Contato com o autor: crespo@editorasaraiva.com.br

Matemática Financeira Fácil Capa da Obra Matemática Financeira Fácil Seguindo a proposta da já consagrada Série Fácil de tratar os temas de forma didática e gradual, a 14ª edição de Matemática financeira fácil chega totalmente reformulada, com atualização de textos e de assuntos. Voltada para alunos de cursos técnicos e de cursos superiores que necessitam de um estudo introdutório da Matemática Financeira, a obra apresenta os principais tópicos da matéria dentro de um esquema de ensino prático e objetivo, sem fugir ao necessário rigor matemático. Além disso, há uma grande quantidade de exercícios, colocados em pontos estratégicos de cada capítulo, que procuram trazer situações práticas, o que facilita o aprendizado por parte do aluno e facilita a fixação do tema. Essencial para todos os que necessitam de conhecimentos de Matemática Financeira, a 14ª edição consolida o sucesso alcançado não só pela obra, mas também pela Série Fácil. Este livro pode ser utilizado por alunos de cursos técnicos e superiores, além de profissionais de diversas áreas que necessitam de conhecimentos em Matemática financeira.

Complementos de Matemática Apêndice Complementos de Matemática

Ano Comercial = 360 dias; ano civil = 365 (366, se bissexto). Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Medidas de tempo As medidas de tempo podem dar origem a numerais complexos ou não-decimais. Exemplo: 2 anos, 5 meses e 20 dias. 1 ano = 12 meses = 360 dias. 1 mês = 30 dias. Ano Comercial = 360 dias; ano civil = 365 (366, se bissexto).

Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Potenciação A potência enésima de um número a, indicado por an, sendo n um número inteiro maior que 1, é o produto de n fatores iguais a a. Exemplo: 34 = 3x3x3x3= 81. Bases especiais: 1n = 1. 1x1 sempre será 1. 0n = 0. Qualquer número multiplicado a 0 é igual a 0. Expoentes especiais: a0 = 1. Todo expoente 0 tem sua potência = 1.

O gráfico de uma função linear é uma reta passando pela origem. Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Funções Função afim: Exemplo: f(x) = 2x+5; f(x)= -x+4; f(x)= 3x. O gráfico da função afim é uma reta. Função Linear: é a função afim com b=o. Exemplo: f(x) = 3x; f(x) ½ x; f(x) = -x. O gráfico de uma função linear é uma reta passando pela origem.

O gráfico da função recíproca é uma hipérbole eqüilátera. Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra cont... Funções Função Recíproca: representada por f(x)=1, com x ≠ 0. x O gráfico da função recíproca é uma hipérbole eqüilátera. Função Exponencial: é representada por: Quando a>1, a função é crescente; Quando 0<a<1, a função é decrescente. F(x) =ax, com a>0 e a≠1

Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Seqüência ou sucessão É um função cujo domínio é o conjunto dos números inteiros positivos, podendo ser: Finito: é um subconjunto de números positivos. Exemplo: (a1, a2, a3,... an) Infinito: é o conjunto de números inteiros positivos. Exemplo: (a1, a2, a3,... an,...)

Progressão aritmética Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Progressão aritmética Uma seqüência de números reais, finita ou infinita, é uma progressão aritmética (PA) se, e somente se, a diferença entre cada termo, a partir do segundo,é o termo imediatamente anterior é constante. Essa constante é indicada por r. Exemplo: a2 –a1 = a3 – a2 =...=an – an-1 =...= r

Progressão geométrica Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Progressão geométrica Uma seqüência de números reais, finita ou infinita, é uma progressão geométrica (PG) se, e somente se, o quociente da divisão de cada termo, a partir do segundo, pelo termo imediatamente anterior é constante. Essa constante é indicada por q. Exemplo: a2 :a1 = a3 : a2 =...=an : an-1 =...= q

Dizemos, então, que 2 é o logaritmo decimal de 100. Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Logaritmos decimais Denominamos logaritmo decimal o expoente ao qual devemos elevar a base 10 a fim de obtermos um número dado. 2 é o logaritmo 102 = 100 10 é a base 100 é o número ou antilogaritmo Dizemos, então, que 2 é o logaritmo decimal de 100.

Propriedades operacionais dos logaritmos Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra Propriedades operacionais dos logaritmos logaritmo de um produto: log ab = log a + log b logaritmo de um quociente: log a = log a – log b b

Propriedades operacionais dos logaritmos Apêndice Complementos de Matemática Capa da Obra cont... Propriedades operacionais dos logaritmos logaritmo de uma raiz: log k√a = log a k logaritmo de uma potência: é o produto do expoente pelo logaritmo da base da potência: log ak = k log a