Didáctica da Matemática Contexto escolar social … Reflexão Discussão Problematização Ensinar Matemática Matemática Saber Aluno Aprendizagem Professor Ensino
Didáctica da Matemática - questões - Questões da Didáctica A Matemática As finalidades e objectivos do ensino Métodos, estratégias, tarefas, … • O quê • O porquê • O como … … …
Situação didáctica (os pólos, as tarefas) Matemática Saber Tarefas Aluno Aprendizagem Professor Ensino
Prática lectiva (componentes, propósito de cada componente) Preparação Realização Avaliação Situações didácticas Selecção, concepção Concretização Reflexão
Situações didácticas (cont, object, méto; tarefas; actividade) Conteúdos, objectivos, métodos Tarefas Actividade
Tarefas (propósito) ao nível do seu propósito : aquisição/desenvolvimento aplicação/mobilização prática/consolidação conteúdos e processos matemáticos conhecimentos, capacidades, atitudes
Tarefas (incidência principal) ao nível da sua incidência principal: Cálculo Resolução de problemas Exploração, investigação Demonstração Modelação …
Tarefas (outras características) E ainda, ao nível: do suporte em que são propostas do seu contexto do seu grau de estruturação da sua duração do estilo de trabalho em que são realizadas
Estilos de trabalho em aula: interacções, organização Trabalho individual — Trabalho em pares — Trabalho em grupo — Trabalho colectivo
Na aula de Matemática (Mais do que exposição-exercícios) Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, resolução de problemas Discussão Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição
Na aula de Matemática (relação com estilos de trabalho) Exposição Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, res. de problemas Discussão Trabalho individual Trabalho de grupo Trabalho colectivo
Situações de trabalho em aula: resultados do projecto Matemática 2001 91 94 93 77 67 75 52 69 81 67
A aula teórica terminou aqui
Formas de trabalho em aula: resultados do projecto Matemática 2001
Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001
Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001
Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001
Prática lectiva: recomendações do projecto Matemática 2001 Valorização de tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático Diversificação das formas de interacção em aula Utilização de materiais e contextos diversificados