Didáctica da Matemática

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Transcrição da apresentação:

Didáctica da Matemática Contexto escolar social … Reflexão Discussão Problematização Ensinar Matemática Matemática Saber Aluno Aprendizagem Professor Ensino

Didáctica da Matemática - questões - Questões da Didáctica A Matemática As finalidades e objectivos do ensino Métodos, estratégias, tarefas, … • O quê • O porquê • O como … … …

Situação didáctica (os pólos, as tarefas) Matemática Saber Tarefas Aluno Aprendizagem Professor Ensino

Prática lectiva (componentes, propósito de cada componente) Preparação Realização Avaliação Situações didácticas Selecção, concepção Concretização Reflexão

Situações didácticas (cont, object, méto; tarefas; actividade) Conteúdos, objectivos, métodos Tarefas Actividade

Tarefas (propósito) ao nível do seu propósito : aquisição/desenvolvimento aplicação/mobilização prática/consolidação conteúdos e processos matemáticos conhecimentos, capacidades, atitudes

Tarefas (incidência principal) ao nível da sua incidência principal: Cálculo Resolução de problemas Exploração, investigação Demonstração Modelação …

Tarefas (outras características) E ainda, ao nível: do suporte em que são propostas do seu contexto do seu grau de estruturação da sua duração do estilo de trabalho em que são realizadas

Estilos de trabalho em aula: interacções, organização Trabalho individual — Trabalho em pares — Trabalho em grupo — Trabalho colectivo

Na aula de Matemática (Mais do que exposição-exercícios) Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, resolução de problemas Discussão Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição

Na aula de Matemática (relação com estilos de trabalho) Exposição Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, res. de problemas Discussão Trabalho individual Trabalho de grupo Trabalho colectivo

Situações de trabalho em aula: resultados do projecto Matemática 2001 91 94 93 77 67 75 52 69 81 67

A aula teórica terminou aqui

Formas de trabalho em aula: resultados do projecto Matemática 2001

Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001

Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001

Materiais utilizados em aula: resultados do projecto Matemática 2001

Prática lectiva: recomendações do projecto Matemática 2001 Valorização de tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático Diversificação das formas de interacção em aula Utilização de materiais e contextos diversificados