Uma resolução do problema do camelo e das bananas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial
Advertisements

RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES Equações do 2º grau
Euler e a Análise Combinatória
Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU AMML.
Portfólio da turma 2 (1ºano)
Portfólio da turma 1 (1º ano)
N Rainhas Descrição do Problema Satisfação de Restrições (CSP)
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
COMPREENDER A DIVISÃO.
Funções 1. Interpretação de Gráficos
Grandes Migrações Alguns animais percorrem milhares de quilómetros para garantir a sobrevivência.
Problema dos Carros Dois automóveis partem ao mesmo tempo de um ponto P, rumo a um ponto O de onde regressam ao ponto de partida sem parar. Ambos circulam.
INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL
1 Optimização Na programação por restrições, há que considerar não apenas a satisfação de restrições mas também a optimização de uma função objectivo.
Portfólio da turma 1 (1º e 2ºano)
Portfólio da turma 3 (2º ano)
Unidade 4.1 – Estudo das Funções
O uso e importância da Matemática na sociedade moderna.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
Campeonato Inter-Escolas
Como elaborar um texto Argumentativo
4m – 8 = 4 + 7m É dada a seguinte equação EQUAÇÕES
Método do vizinho mais próximo
V E T O R E S a + b = c a b Prof. Cesário.
Professor João Gilberto
Introdução • Ponto A, B, C,... Reta r, s, p,... Plano ß,Ω,...
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Regra de Três Simples e Composta
Portfólio de matemática
Equações Matemática 7º ano.
Sabem uma coisa? ANDO MUITO CANSADO . . .
Programação Linear.
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Campus de Mal. Cdo. Rondon - PR. SISTEMAS ESCALONADOS – FORMA ESCADA.
Lógica de Programação Introdução.
Colégio São Gonçalo Matemática- Prof . José Carlos
Cinemática – Principais Conceitos.
Nesse espaço virtual iremos revisar alguns conceito matemáticos os quais facilitarão a sua compreensão e resolução dos exercícios.
Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Passos utilizados numa regra de três simples:
Esse é um teste muito interessante.
Média Geométrica.
Teste para Inteligentes
Braquistócrona vs. Geodésica
EDO de 2ª ordem Linear Cálculo 2 A – Turma H
Sumário: Resolução de equações de 2º grau.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Necessidade de solução de alguns problemas da época.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
Universidade da Beira Interior Fiabilidade de Sistemas Informáticos Nuno Magarreiro n.º
PA (somente conceitos básicos)
Analisa as seguintes situações SITUAÇÃO - A Numa escola a turma A tem 28 alunos e a turma B tem 26 alunos. Qual é a turma maior ? TURMA - ATURMA - B.
1. Noção de Função Considere os seguintes conjuntos A e B f C
Funções 1. Interpretação de Gráficos
Jogos tradicionais portugueses
Matemática Matriz Inversa
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Equações.
Engenharia Civil Pré-cálculo
Questões sobre quatro quadrados
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
OS FUSOS HORÁRIOS.
Programação Linear ADSA António Câmara.
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
Sistemas de equações lineares MCEF 2011/12. O Sistemas lineares constituem um caso particular dos sistemas não lineares, sendo que os métodos estudados.
Comportamento Assintótico
Transcrição da apresentação:

Uma resolução do problema do camelo e das bananas Em primeiro lugar vamos optimizar o número de paragens a realizar de modo a economizar o número de bananas consumidas durante o percurso. Se o camelo não efectuar paragens no percurso, isto é, pega em 1000 bananas e realiza todo o percurso, é óbvio que as consome durante a viagem, chegando ao ponto B sem bananas. Se efectuar apenas uma paragem, esta terá de ocorrer antes do quilómetro 500 de modo a ter bananas suficientes para voltar ao ponto de partida e transportar mais bananas. Como a restante parte do percurso é superior a 500 km, então o número de bananas que conseguirá colocar no ponto B será sempre inferior a 500. Vamos, então, analisar o caso em que o camelo efectua duas paragens ao longo do percurso.

Será: A B 1º stop 2º stop 1ª etapa 2ª etapa 3ª etapa Uma vez que o camelo consegue transportar no máximo 1000 bananas às costas, podemos modificar os objectivos do problema e pensar apenas numa parte dele. Isto é, se o camelo conseguir juntar 1000 bananas no 2º ponto de paragem, pode prosseguir até ao final sem voltar a parar (porque já não tem razões para voltar atrás). Então, vamos começar com as 2000 bananas restantes e procurar chegar o mais longe possível com elas.

1ª Etapa viagens bananas A 1º stop 200 km Uma vez que o camelo em cada viagem pode transportar até 1000 bananas, na primeira etapa o camelo tem que voltar atrás 2 vezes para conseguir transportar as 2000 que sobram para o ponto seguinte. Ou seja, tem que efectuar 5 viagens entre o ponto A e o 1º ponto de paragem (três de ida e duas de volta). Na primeira viagem (1) leva 1000 bananas e deixa as que puder no 1º stop. Volta atrás (2) para buscar outras 1000 e vai de novo (3) deixar as que puder no 1º stop. Volta mais uma vez atrás (4) para buscar as últimas 1000 bananas e segue para no 1º stop (5) para então prosseguir no percurso. Para que a distância até ao 1º stop seja a maior possível, interessa consumir as 1000 bananas durante as 5 viagens entre o ponto A e 1º stop. Juntará assim 2000 bananas no 1º stop. Recorrendo à proporcionalidade directa facilmente se obtém a resposta para comprimento da primeira etapa. 1000 5 1 viagens bananas x Logo, durante a primeira viagem o ideal é consumir 200 bananas, ou seja, parar no quilómetro 200. X= 1000:5 = 200 bananas 1ª Etapa A 1º stop 200 km

2ª Etapa viagens bananas 1º stop 200 KM 2º stop 533 KM Dispondo ainda de 2000 bananas, e tendo em conta que quando restarem 1000 bananas o camelo pode prosseguir a viagem até ao ponto B, podemos concluir analogamente que interessa consumir 1000 bananas entre o 1º stop e o 2º stop. Uma vez que são necessárias apenas três viagens para transportar as 2000 bananas para o 2º stop, recorrendo à proporcionalidade directa facilmente se obtém a resposta para o comprimento da segunda etapa. 1000 3 1 viagens bananas x Logo, durante a viagem da segunda etapa (1º stop – 2º stop) o ideal é consumir 333 bananas, ou seja, percorrer 333 quilómetros. O 2º stop será no quilometro 200+333= 533 . X= 1000:3 = 333 bananas NOTA: Foi efectuada uma divisão inteira por razões lógicas. 1º stop 200 KM 2º stop 533 KM 2ª Etapa

Solução Como no 2º stop juntou 1001 bananas (devido à divisão inteira de 1000 por 3), há duas soluções possíveis: Se o camelo come a banana antes de prosseguir com a viagem, então consegue transportar as 1000 bananas restantes às costas, chegando ao ponto B com 534 bananas (consome 466 bananas durante o percurso). Se o camelo come a banana durante a viagem tem de deixar uma banana no 2º stop uma vez que a carga máxima é de 1000 bananas, logo, chega ao final com menos uma banana que no caso anterior, isto é, 533 bananas (consome 466 durante o percurso).

Solução Como no 2º stop juntou 1001 bananas (devido à divisão inteira de 1000 por 3), há duas soluções possíveis: Se o camelo come a banana antes de prosseguir com a viagem, então consegue transportar as 1000 bananas restantes às costas, chegando ao ponto B com 534 bananas (consome 466 bananas durante o percurso). Se o camelo come a banana durante a viagem tem de deixar uma banana no 2º stop uma vez que a carga máxima é de 1000 bananas, logo, chega ao final com menos uma banana que no caso anterior, isto é, 533 bananas (consome 466 durante o percurso).

3ª Etapa +1 +1 2º stop B 533 KM 1000 KM - 533 bananas Legenda :