DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Relações de Convívio Solidário
Silvia Tatiana Maurer Lane
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LIDERANÇA.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
O processo Grupal UNIFRA.
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Capacitação dos professores
A Importância da Educação Continuada
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Webquest.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
TÉCNICAS DE ENSINO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
DOMINIO CURSOS ONLINE Curso de Capacitação a distância.
TRABALHO EM EQUIPE I.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Tema central e eixos temáticos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
em Educação a Distância
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Por que o jornal na escola?
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Tendências atuais do ECLE
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância

Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência de capacitação. TODA A REDE PRECISA – ALÉM DE OUTROS APORTES – DA FIGURA DE UM MODERADOR.

Níveis de integração Teoria Vivência Aprendizagem Recurso de leitura, de conteúdos, informações apostiladas. Aplicabilidade dos conteúdos teóricos Definição dos rumos da aplicabilidade teórica pelo moderador.

Aprendizagem em rede Toda a aprendizagem ocorre em rede, considerando as relações sociais dentro de um grupo. O conhecimento de um determinado objeto não ocorre de forma linear. É uma aprendizado dinâmico uma vez que cada componente do grupo lança um olhar distinto ao que se aprende. APRENDER NÃO É PROCESSO UNILATERAL E RETILÍNEO.

Circuito da aprendizagem Contato com os conteúdos Construção coletiva Vivência de conceitos

Atividade Um exercício casuístico: você, como moderador de um grupo, expôs os indivíduos a um conteúdo sobre liderança por meio de uma sequência de palestras. Como você dinamizaria essas etapas do circuito de aprendizagem até que os indivíduos pudessem elaborar opiniões a respeito do conteúdo? Envie o exercício para:

O desafio dos grupos O desafio dos grupos é que cada indivíduo que o compõe traz em si uma história distinta do outro comparsa de equipe. Alguns são flexíveis, outros mais rígidos, outros colaboradoras e introspectivas. Cada qual com o seu traço. Aqui entra a figura do MODERADOR

Rotular? A partir de cada perfil, os componentes do grupo se apresentarão de um forma distinta no processo de aprendizagem, de vivência e de contato com o conteúdo. Uns serão mais questionadores, outros terão dificuldades pela base formada por modelos mais tradicionais. Para facilitar o moderador rotula seus componentes. É construtivo? Talvez essa seja uma das falhas na gestão de equipe.

Ferramenta contra o “rótulo” Palestras Discussões em grupos Atividades não-verbais Textos por listas de e- mails Leituras dramatizadas

A interação Quando uma equipe é bem trabalhada, ela segue em harmonia com os seus objetivos e planejamentos. Ela é regida transparentemente por um maestro – o lider da equipe – e quando as diferenças precisam ser niveladas é preciso trabalhar a equipe sempre com as ferramentas que o líder dispuser.

Atividade Faça uma projeção de atividades para promover a interação da equipe. Envie para o

Processo grupal Um grupo ou equipe de trabalho não nasce pronto. Precisar ser trabalhado até que se torne um núcleo produtivo. Esse percurso do processo grupal chamamos de GRUPALIZAÇÃO.

Combate ao elitismo  Trabalhar com um grupo que não aceita novos membros é, no mínimo elitista e é uma proposta de trabalho ultrapassada. Cada novo componente pode trazer novos ares e idéias, ventilar de forma diferente as vivências. E isso é extremamente válido. HÁ SEMPRE NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE NOVAS ADESÕES.

3 momentos da grupalização Momento de defesa da individualidade. autocentramento Pré-tarefa Os integrantes partilham interesses mútuos. A mutualidade é uma tentativa de organização. Tarefa Quando os momentos anteriores são superados. Quando o grupo caminha com autonomia. Projeto

Estratégia para o moderador  Sempre partilhar as suas idéias;  Facilitar a participação de todos;  Estimular a busca ao conhecimento;  Saber trabalhar com o elemento diversidade;  Saber unir os objetivos comuns;  Ser o espelho do grupo: mostrar o que ele aprendeu e o que não apreendeu;

Atividades  Leia a citação de Augusto Cury: “Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na direção errada”. Qual é a pertinência do excerto para o processo de grupalização? Envie o exercício para:

A comunicação no grupo Todos os indivíduos que partilham de um grupo passam por mudanças, vimos nas etapas do processo de grupalização. CONVIVER TRANSFORMA REALIDADES INTERIORES E, POR SUA VEZ, PAPÉIS SOCIAIS. O MODERADOR PRECISA ENTENDER ESSES FENÔMENOS GRUPAIS, PRECISA COMUNICAR-SE.

Moderador e facilitador Precisa-se entender que nem sempre a pessoa que coordena o grupo é o único que tem em mãos a liderança. O facilitador pode ter líderes em: elaboração textual, recepção de eventos, organização de material. Observar o que o grupo comunica é papel do moderador / facilitador.

Dados para o facilitador  Sempre gravar as reuniões e observar o papel de cada elementos do grupo;  Observar quem é o indivíduo que precede um momento de silêncio e qual o interrompe.  Perceber a forma como as pessoas dialogam e argumentam;  Perceber quem ri e brinca fora de hora. Pode comunicar imaturidade.

Atividade  Responde rápido e, em seguida justifique a sua escolha. Chefiar ou moderar? Envie o exercício para:

Referencial para leitura  Teorias modernas de Gestão. Autor: Ademir Antonio Ferreira et al.