Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações Departamento de Sociologia - Ano Lectivo 2009/ 2010 Sociologia das Organizações Teoria da Burocracia Mónica Nunes Maria das Dores Policarpo João Feijão
“A burocracia é uma forma de organização humana e que se baseia na racionalidade instrumental, isto é, na adequação dos meios aos objectivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objectivos.” O que é burocracia? A racionalidade é um instrumento para chegar à eficiência Max Weber
Max Weber Burocracia Tipo de Poder
Max Weber e a Burocracia 3 tipos de sociedade Tradicional Carismática Legal, Racional ou Burocrática
Conceitos Weberianos Autoridade Burocracia Poder Legitimidade Dominação Autoridade
Legal, Racional ou Burocrática Para Weber existem três tipos de Autoridade Legítima : 3 tipos de Autoridade Tradicional Carismática Legal, Racional ou Burocrática
Características da Burocracia (Max Weber) A Burocracia é baseada em: 1. Caráter legal das normas e regulamentos 2. Caráter formal das comunicações. 3. Caráter racional e divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações. 5. Hierarquia de autoridade. 6. Rotinas e procedimentos estandardizados 7. Competência técnica e meritocracia 8. Especialização da administração 9. Profissionalização dos participantes 10. Completa previsibilidade do funcionamento Consequências previstas: Previsibilidade do comportamento Humano 2. Padronização do desempenho dos participantes Objectivo: Máxima eficiência da organização
Vantagens da Burocracia (Max Weber) Racionalidade 2. Precisão 3. Rapidez nas decisões 4. Univocidade de interpretação 5. Uniformidade de rotinas e procedimentos 6. Continuidade da organização 7. Redução da fricção entre as pessoas 8. Constância 9. Subordinação dos mais novos aos mais antigos 10. Confiabilidade 11. Benefícios sob o prisma das pessoas na organização
FRAGILIDADE DA ESTRUTURA BUROCRÁTICA Dilemas da Burocracia Pressões de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir normas diferentes das da organização. Compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende gradualmente a enfraquecer. FRAGILIDADE DA ESTRUTURA BUROCRÁTICA
Imprevisibilidade do funcionamento Disfunções da Burocracia: 1. Interiorização das normas 2. Excesso de formalismo e papelada 3. Resistência a mudanças 4. Despersonalização do relacionamento 5. Categorização das decisões 6. Super-conformidade às rotinas e procedimentos 7. Exibição de sinais de autoridade 8. Dificuldades com clientes Robert K. Merton Imprevisibilidade do funcionamento
Modelo Burocrático de Robert K. Merton Pág 27
Modelo Burocrático de Selznick Contrariamente a Weber, Philip Selznick demonstrou a possibilidade de adaptção da burocracia às: Exigências externas dos clientes Exigências internas dos participantes Estudo sobre Tennessee Valley Authority (T.V.A)
Conclusões de Selznick Organização Burocrática é uma estrutura social adaptativa Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal A estrutura informal torna-se paralela e indispensável ao sistema formal A Burocracia deve ser analisada sob o ponto de vista estrutural e funcional (deve reflectir os aspectos do comportamento organizacional interno) As tensões e os dilemas são resolvidos através das limitações ambientais e alternativas de comportamento
Ideologia Cooptação Conclusões de Selznick (cont.) Para atingir os seus objectivos, a Organização utiliza dois mecanismos de defesa: Ideologia Cooptação
Conclusões de Selznick (cont.) “Da mesma forma que Merton, Selznick demonstra que as consequências não previstas provêm de problemas ligados à organização informal.” (Chiavenatto: 29) “(…) Para Selznick a burocracia não é rígida nem estática, como afirmava Weber, mas adaptativa e dinâmica, interagindo intensamente com o ambiente externo e adaptando-se a ele.” (Chiavenatto: 29)
Modelo Burocrático de Selznick Pág 30
Ciclo da supervisão fechada Alvin Gouldner e os graus de burocratização FASE 1 FASE 2 O controlo com pouco frequência do comportamento dos operários Regras formais ignoradas Infracções raramente punidas 4, Pouca pressão para produzir 5. Atitude favorável e positiva (dos operários) em relação à fábrica Implantação de relatórios e controlo da produção (diários e semanais) trabalho suplementar dos supervisores Corte dos favores pessoais Ciclo da supervisão fechada
Ciclo da supervisão fechada Supervisão fechada sobre o operário Supervisor percebe o operário não motivado Supervisão mais fechada para aumentar o rendimento Apatia do operário reduz o rendimento Supervisor percebe o operário ainda mais desmotivado
Conclusões de Gouldner A hipótese central de Gouldner é a de que a supervisão fechada destrói as relações entre superiores e subordinados e viola as regras informais do grupo. Identificação das funções das regras burocráticas Identificação de três tipos de comportamento burocrático: 1. Burocracia fingida 2. Burocracia representativa 3. Burocracia punitiva
Conclusões de Gouldner (cont.) Identificação das consequências imprevistas comuns a todos os modelos burocráticos Para Gouldner não há um tipo único de burocracia, mas vários que oscilam entre os excessivamente burocratizados e os pouco burocratizados
Modelo Burocrático de Gouldner Pág 35
Teoria da Burocracia: uma apreciação crítica…. racionalismo da burocracia Burocracia super-racionalizada Não leva em conta a natureza organizacional Argumentos defensivos da burocracia por parte de Charles Perrow Referir ideias de Katz e Kahn cit. Pag 37 Vantagens da burocracia são exageradas
Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.) Dimensões da burocracia Grau variável de burocratização Divisão do trabalho Sistema de regras Hierarquia de autoridade O grau variável de burocratização e determinado pela medição das dimensões da burocracia, as quais ele vai buscar cruzando os diversos modelos burocraticos . Existe portanto um continuum entre as duas dimensões: Excessiva burocratização rígidez e inflexibilidade Burocratização insuficiente desorganização e indisciplina Sistema de procedimentos Impessoalidade nas relações interpessoais Promoção e selecção baseados na competência técnica
Oposições à Burocracia: Warren G. Bennis Não tem em conta o crescimento pessoal e o desenvolvimento da personalidade das pessoas Desenvolve a conformidade e o “pensamento de grupo” Não considera a “organização informal” Sistema de controle e de autoridade irremediavelmente ultrapassado Não tem um adequado processo jurídico Não possui meios adequados para resolver diferenças e conflitos entre classes, principalmente entre grupos funcionais Comunicações bloqueadas ou distorcidas devido às divisões hierárquicas Não pode assimilar o influxo de novas tecnologias ou cientistas que ingressam na organização Pode modificar a personalidade do homem e condicioná-lo BUROCRACIA
2. Adaptação ao ambiente externo Bennis defende ainda que, para sobreviver, a organização burocrática deve consumar tarefas secundárias: 1. Manter o sistema interno e integrar o “lado humano da empresa” (organização informal) 2. Adaptação ao ambiente externo
Ameaças à burocracia (Bennis) Transformações rápidas e inesperadas do ambiente Aumento de tamanho (o acréscimo das actividades da organização não é suficiente para sustentar o seu crescimento) Inovação da tecnologia (maior integração entre actividades e pessoas altamente especializadas e de competência muito diferentes) Mudanças radicais no comportamento administrativo
Para Chavienato, a teoria da Burocracia caracteriza-se por uma abordagem descritiva e explicativa As componentes descritiva e explicativa proporcionam um conhecimento mais profundo sobre o objecto de estudo e uma ampla flexibilidade e versatilidade na solução dos problemas. Possibilitam ainda que o administrador compreenda a situação e verifique qual a melhor forma para lidar com a organização.
Conflito interno na organização é considerado altamente indesejável Críticas à perspectiva burocrática de Weber Embora reconheça a importância da estrutura informal, Weber não a inclui no seu tipo ideal de burocracia As distinções de Weber entre tipos de autoridade são consideradas exageradas Conflito interno na organização é considerado altamente indesejável É o que Merton pretende mostrar, ao estudar as disfunções da burocracia, que a forma burocrática tem influência na personalidade dos seus membros e estimula uma aderência às norma e regulamentos.
Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.) Características: Especialização do processo das tarefas Padronização do desempenho da função Uniformidade das práticas institucionalizadas Garantia da centralização através da não duplicação da função “TEORIA DA MAQUINA” Fayol Weber Taylor
Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.) fRAQUEZAS da “TEORIA MÁQUINA” Pouca importância do intercâmbio do sistema com o seu ambiente e negligência das influências do meio Limitações na concepção de muitos tipos de intercâmbio com o ambiente Pouca atenção aos subsistemas de organização (com dinâmicas diferenciadas Negligência à organização informal dentro da organização formal Organização concebida como rígida e estática Em suma, o modelo weberiano da burocracia é mecanicista aproximando-se mais do modelo de Fayol do que dos modelos de Merton, Selznick e Gouldner que se desenvolveram estudos a partir dele
Posição da Teoria da Burocracia dentro da Teoria das Organizações Para alguns autores, o modelo burocrático constitui um terceiro pilar da Teoria Tradicional da Organização, ao lado do “Taylorismo” e da obra de Fayol e Gulick (Teoria Clássica) Pode dizer-se que Weber é considerado o precursor do estruturalismo, estando mais identificado com a organização formal Contudo, existem diferenças entre a Teoria Burocrática de Weber e a Teoria Clássica: Teoria Clássica Teoria Weberiana Alocação de autoridade e responsabilidade; número de níveis hierárquicos Grandes esquemas de organização Abordagem predominantemente dedutiva Weber é essencialmente indutivo Moderna organização industrial Teoria geral da organização social e económica Normativa e prescritiva Descritiva e explicativa