Didáctica da Educação Física

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Transcrição da apresentação:

Didáctica da Educação Física Introdução João Manuel Petrica

Introdução A didáctica das actividades físicas tem por objecto A aquisição de Conhecimentos A aquisição de Competências A aquisição de habilidades de ensino Que lhe permitam utilizar essas actividades como meio privilegiado de desenvolvimento e de Educação.

Introdução Objectivos Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios Objectivos gerais Objectivos que o professor deve perseguir correspondentes à missão educativa da escola relacionada com a disciplina em causa Objectivos específicos Objectivos mais pequenos, da responsabilidade do professor que se referem ao caracter psicomotor, cognitivo e sócio-afectivo da actividade Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios Conseguimos? Avaliação

Introdução Meios Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios O professor possui uma variedade de meios Exercícios (individuais, 2 a 2, 3 a 3,..., em grupos) Jogos (Completos, simplificados) Competição (completa, simplificada) Situações de ensino (complexas, simplificadas, representações, simulações ...) Que constituem os pré-requisitos à Didáctica Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios Conseguimos? Avaliação

Introdução Avaliação Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios Concerne à medida objectiva da realização dos fins pretendidos Só faz sentido se os objectivos foram definidos com clareza Pode ser Testes Observação Onde ir? Objectivos Como chegar lá? Meios Conseguimos? Avaliação

Introdução Numa primeira parte trataremos das opções metodológicas O modelo do ensino O Sucesso pedagógico A eficácia do ensino As variáveis a favorecer no ensino das A.F. Numa segunda, da preparação do ensino Os objectivos e as competências A programação das actividades de ensino A escolha das actividades a propor aos alunos Os estilos de ensino Os dispositivos práticos O plano de aula

Introdução E numa terceira, da acção na aula A apresentação das actividades As reacções à prestação As funções de organização A conduta da classe E os princípios de intervenção