Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Portal do Professor SEED/MEC
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Contexto de Educação a Distância
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Agentes de Desenvolvimento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Universidade Aberta do Brasil: situação e perspectivas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
CURRICULO +.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Foco de Atuação: Atenção Básica
WS Final Resultados e Recomendações
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância

Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Ministério da Educação
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

O acesso quase instantâneo a informação, a conectividade possível entre pessoas e lugares, a diversidade de dados via internet faz da EAD um instrumento a serviço de projetos e ações nas instituições públicas do país O papel da EAD nas instituições públicas

QUAIS AS POSSIBILIDADES DE USO DA EAD NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS?

Produzir, acumular e difundir conhecimentos, resgatar e preservar a memória e promover atividades científicas e culturais, visando a compreensão e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente a do Norte e do Nordeste do País. MISSÃO

Produzir, acumular e difundir conhecimentos, resgatar e preservar a memória e promover atividades científicas e culturais, visando a compreensão e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente a do Norte e do Nordeste do País. MISSÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FUNDAJ

Difundir e operacionalizar programas de educação a distância em diversos níveis e modalidades, com o objetivo de contribuir para a desenvolvimento das políticas públicas integradas em todo o Brasil a partir das políticas educacionais. PAPEL DA COLAB NA FUNDAJ COLAB

Viabilizar a implementação e operacionalização de uma rede de ensino de alta qualidade, com uso de áudio, videoconferência, aulas interativas em ambientes virtuais de ensino através da Internet, seminários e workshops. PAPEL DA COLAB NA FUNDAJ COLAB

LABORATÓRIO DE ENSINO A DISTÂNCIA DOSA MONTEIRO AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO ENSINAR-UFPE MOODLE AMADEUS –UFPE INFRA-ESTRUTURA COLAB

Atividades Projeto Alfabyte Curso Gestão Estratégica para Auditores do MEC Curso Explorando o Universo da EAD COLAB

Foco em auditoria interna - planejamento e gestão organizacional Alunos: 200 auditores internos do MEC Finalidade: fornecer subsídios técnicos em planejamento e gestão organizacional, visando otimizar e inovar os resultados das atividades de auditoria interna Plataforma ENSINAR Curso de Gestão Estratégica para Auditores do MEC COLAB

Objeto de aprendizagem voltado para o reforço de aprendizagem em alfabetização; Criado a partir do projeto piloto “Caminhos para a Alfabetização”, da pedagoga Damaris Flor Projetado como game educativo a ser disseminado na web via EAD Projeto Alfabyte COLAB

Oportunidade de explorar a EAD - conceito, histórico, modalidades, legislação, etc.); Desenvolvido e gestado pela equipe da COLAB; Objetivo de atender a demanda interna (funcionários da FUNDAJ) e também ao público em geral. Uso da Plataforma ENSINAR OBS: Em menos de 24 horas fechou-se 2 turmas. Curso Explorando o Universo da EAD COLAB

Debate no fórum Interação COLAB

É possível promover mudanças nas organizações públicas a partir da compreensão da necessidade de uso da EAD como metodologia que possibilita a conjugação de múltiplas alternativas para oferecimento de formação continuada Conclusões COLAB

Pelo alcance que possui, a EAD é útil na qualificação profissional, disseminação de informações, realização de pesquisas e outras atividades A criação de sistemas de EAD pode proporcionar e consolidar uma política de capacitação de recursos humanos nas instituições públicas Conclusões COLAB

Contatos COLAB