ENTREVISTA CLÍNICA INICIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela.
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
PRINCIPIOS GERAIS DA ENTREVISTA PSIQUIÁTRICA
Princípios Gerais do Manejo Psicoterapêutico
INTRODUÇÃO À PRÁTICA CLÍNICA
Profª. Selma Maria da Silva
NOÇÕES PRELIMINARES.
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Métodos de Investigação
Processo Psicodiagnóstico
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Terapia Comportamental
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Alunas: Elidiane Soares Natália Lima
Maria L. S. de Ocampo Maria E. Garcia Arzeno
O que é um Resumo Expandido?
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO
Negociação.
Entrevista Psicológica no Idoso
E NTREVISTA I NICIAL Ms. Otília A. M. Loth. E NTREVISTA I NICIAL Estabelecer uma atmosfera agradável para que o cliente se sinta a vontade. Obter as informações.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Além da especialização técnica, para lidar com pessoas é preciso possuir habilidades interpessoais que facilitem criar e manter um bom relacionamento.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Instrumentos de Levantamento de Informação
PROCESSO DE ENTREVISTAS
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Entrevista.
RECURSOS HUMANOS Professora Meuri
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Organização, Sistemas e Métodos
Técnicas de Coleta de Dados
Terapia analítico-comportamental infantil
A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DO REFORÇAMENTO, NA SESSÃO TERAPÊUTICA, SOBRE TRÊS CLASSES DE RESPOSTAS VERBAIS DO CLIENTE Silva, A. S. e, & Banaco, R. A. (2000).
Sugestão de Vídeo Parte 1
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
NEGOCIAÇÃO.
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
Terapia Familiar.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva.
Conceituação Cognitiva
Entrevista Clínica Inicial Entrevista de triagem. Entrevista terapêutica.
Transcrição da apresentação:

ENTREVISTA CLÍNICA INICIAL Disciplina: TTP - Comportamental Profa. Mariene Casseb casseb4@yahoo.com.br

CONCEITOS E OBJETIVOS Interação verbal entre pessoas Não pode ser totalmente previsível e planejável. Tem objetivos específicos. Exige formação e método. Tipo: clínica, de pesquisa, de seleção, etc

Objetivo da entrevista clínica: Obter dados pertinentes à intervenção terapêutica. Visa o estabelecimento de interação facilitadora do processo terapêutico. Qualidade da interação afeta a validade dos dados e os resultados do tratamento.

A entrevista clinica inicial: É crucial para a formação de primeira impressão do cliente. Entrevista inicial de triagem: diagnóstico rápido e encaminhamentos. Entrevista inicial terapêutica: Objetivos interacional, coleta de dados, intervenção.

Modelo ou estrutura de entrevista inicial Providencias prévias: Entrosamento com a instituição Preparar o ambiente físico Providenciar o material Prever horário de início e término Outras providencias

Modelo básico de entrevista inicial Introdução: apresentação, dar informações gerais, reduzir ansiedade, conferir dados pessoais. Desenvolvimento: conhecer os problemas do cliente, partir do geral para o particular (perguntas abertas e fechadas). Encerramento: dar pistas do término, evitar assuntos novos, verificar dúvidas, esclarecer encaminhamentos.

Dados a serem levantados na E.C.I.: Aqueles necessários para decisão do encaminhamento. Pessoais e familiares Queixa ou motivo de procura da terapia Possiveis variáveis controladoras do problema

Habilidades de entrevistar: Habilidades empáticas Habilidades não- verbais Habilidades de perguntar Operacionalizar informações Parafrasear Refletir sentimentos Resumir Controlar a entrevista Manter seqüência Dificuldades comuns entre terapeutas iniciantes