Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

À cidade associam-se um conjunto de características:
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Políticas de Segurança Pública
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Intervenção Social nos
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
“REABILITAR EM CASA”.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Semana da Leitura O que é?
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Sínodo sobre nova evangelização
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
Comissão Social Inter-freguesias de Camarate, Prior Velho e Sacavém Reunião de CLAS
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
PROGRAMA CRESCENDO REGIÃO AUTONOMA DA MADEIRA
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Comissão Social de Freguesia da Portela Reunião de CLAS
Animação Sociocultural
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Domingos Lopes Inovação e Inclusão Social. assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento da taxa de emprego da população dos 20 aos 64 anos para 75%.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
CPCJCPCJ Sintra Oriental À escuta das Escolas Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco Sintra Oriental Agualva, 23 de Novembro de 2005.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Transcrição da apresentação:

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Caracterização Geo Sócio Demográfica de Moscavide %Jovens 2001%Activos2001% Idosos2001 Moscavide8%64%27% Caracterização Demográfica: Nº de residentes do sexo Masculino:5641 ind. Nº de Residentes do Sexo Feminino: 6543 ind Moscavide Evolução Demográfica ( )

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Prioridades A implementação de respostas sociais que obedeçam a critérios de rigor, racionalidade e qualidade, apoiando de forma afectiva as famílias; favorecendo uma melhor conciliação entre a vida familiar e profissional e um melhor apoio a situações de exclusão e vulnerabilidade social; Reforçar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições sociais, apostando na sua inovação, qualidade e diversificação e na formação contínua dos seus recursos humanos; Desenvolver serviços de atendimento social, desencadeadores de iniciativas integradas e participadas, promotoras das competências locais, individuais e institucionais;

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Construção de uma cultura organizacional, privilegiando actuações mulidisciplinares e parcerias sólidas, apoiadas numa maior qualificação e diversificação dos recursos humanos; Desenvolver redes de voluntariado social, designadamente a partir das pessoas idosas, rentabilizando os seus saberes; Apoiar a constituição de grupos de auto-ajuda, para apoio de situações problemáticas: viuvez, doença (Alzheimer), problemas depressivos, entre outras. Avaliar as potencialidades e constrangimentos das instituições locais e apoiá-las na sua inovação e adequação. Prioridades

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Prioridades Assegurar uma melhor cobertura de respostas sociais, aumentá-la e reforçar as existentes, nomeadamente ao nível do apoio domiciliário, ocupação de tempos livres, entre outras; Melhorar as respostas ao nível da limpeza e higiene urbana de acordo com as necessidades das populações; Reforçar e desenvolver, coordenando sinergias, optimizando soluções e consolidando parcerias, de modo a operacionalizar soluções nas áreas do Estacionamento e Tráfego e Limpeza e Higiene Urbana;

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Prioridades Criar mais espaços verdes, parques infantis, em que estes se assumem como local de criatividade, de convívio entre diferentes idades, de contacto e descoberta da natureza e ao mesmo tempo um local seguro e de referência na comunidade; Desenvolver campanhas de sensibilização para as populações, e sensibiliza-las para as várias problemáticas da freguesia, de modo a que todos os cidadãos possam participar e ajudar, a participação da comunidade local pode tornar possível a alteração de pequenos hábitos, promovendo a responsabilidade partilhada.

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Prioridades Reforçar as acções promotoras de educação ambiental; Construção de circuitos de comunicação entre as entidades locais, autarquia, instituições sociais, grupos desportivos, PSP, Centro de Saúde, Segurança Social, entre outras de forma a ajustar as respostas de acordo com as necessidades, evitando a duplicidade de respostas, melhorando o atendimento e solicitações dos cidadãos e aumentando as respostas.

Comissão Social da Freguesia de Moscavide Plano de Acção 2006 Comunidade Instituições Utentes