Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Parceria SEBRAE/RN e Municípios através do fortalecimento dos Agentes de Desenvolvimento Curitiba, 24 de Outubro de 2012.
Gestão operacional e treinamento
Gestão Estratégica de Pessoas 2009/2010
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Prof(a): Patrícia Braz
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
DRH - DESENVOLVIMENTO DRH - DESENVOLVIMENTO Edição 2008 (4 vagas): Áreas de Atuação: 02 vagas - Engenharia 02 vagas - Fabricação 2010PROGRAMA TRAINEE.
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:
Gestão por Competências
Horário de Verão 2009/2010 Expectativa dos Resultados Fevereiro de 2010.
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Norma Regulamentadora – NR 4
SEGURANÇA BASEADO NO COMPORTAMENTO.
Seminário Custo dos Acidentes de Carga e Passageiros
BBS – Segurança Baseada no Comportamento
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011
Formação Profissional na Construção Civil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Impacto dos acidentes nas empresas do TRC
Visão Geral da Elektro 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO.
Coelce. coelce Distribuição Geográfica CEARÁ Área de Concessão: Km² N° de Clientes: N° de Funcionários: 1360 N° Municípios: 184.
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
Curso Técnico em Meio Ambiente
Adilson Barbosa de Souza
ESPECIALIZAÇÃO DO MOTORISTA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Por que os acidentes acontecem?
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campo Grande - MS DDMMYYY.
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional CO-TO QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Programa Comportamento pela Vida
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Dalcir Durigon Cristiano Oliveira da Silva Abril de 2011
Diretrizes Clínicas Nacionais
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Case de sucesso Unimed Dourados.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
l REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.
Avaliação das Práticas da Manutenção
Autores: Eng. Gerson Luiz Chaves Eng. Vandro Luiz Pezzin.
Abril/2009 MEDIDAS PREVENTIVAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Comportamento Saudável
Controle do Projeto Sentinela. Objetivos  Sensibilizar os hospitais para a apresentação em dia de seus produtos.  Sensibilizar os novos gerentes que.
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 39 Emissão da Análise Preliminar de Risco no PDA (Assistente Pessoal Digital)
GESTÃO DE MOTOCICLISTAS
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição Compromissos da Liderança com a Segurança.
1 Apresentadores: Eng. Alexandre Toledo e Eng. Carlos Massera - Autor Eng. Carlos Massera - Autor Local de Aplicação do PSC / Case: Cebrace – Área DVF.
Laboratório de Ensino a Distância
Seu Agente de Mudança..
PROJETO – LÍDER EM AÇÃO Marcelo Gomes dos Santos Fabio Carmo
Noções sobre Psicologia do Trânsito
GESTÃO DE CONTRATADAS Luis Paulo Rubim Sarate Sandra Quoos Abril de 2011.
REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Transcrição da apresentação:

Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA

LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO Perfil da Elektro – Área de Concessão. +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) (+ 5,5 milhões de pessoas) 223 municípios em São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul 120 mil km² (Santa Catarina + Alagoas) Regiões com perfis socioeconômicosdiferentes Descontinuidade Descontinuidade geográfica e geográfica e grandes grandes distâncias distâncias 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão

03 – Técnicos de Segurança 02 – Técnicos de Segurança; 01 – Analista de Segurança; 02 – Analistas de Meio Ambiente; 01 – Engenheira de Meio Ambiente; 01 – Médica do Trabalho e 01 – Técnica de Enfermagem 02 – Técnicos de Segurança; 01 – Analista de Segurança; 02 – Analistas de Meio Ambiente; 01 – Engenheira de Meio Ambiente; 01 – Médica do Trabalho e 01 – Técnica de Enfermagem 03 – Técnicos de Segurança Conforme o cumprimento da Portaria 3214 da Lei 6.214; NR – 04 SESMT (Dimensionamento) Estrutura SSM

Objetivo O programa tem como objetivo o desenvolvimento de competência dos condutores dos veículos Elektro e a atualização quanto às novas tecnologias utilizadas. Aumentar a percepção do risco, Conhecer ações de auto-controle, Reconhecer recursos e limitações dos veículos e como atuar com cada um deles, Despertar o interesse individual na mudança de comportamento por meio da identificação das motivações e reflexões.

Por que? Quantidade de Colaboradores Ano: 2007 – 2700 colaboradores; 2008 – 2715 colaboradores; 2009 – 2800 colaboradores; 2010 – 3500 colaboradores. Quantidade de Veículos Ano: 2008 – 865 veículos; 2009 – 885 veículos; 2010 – 1155 veículos.

Etapas Entradas para o Sistema Sistema Informatizado  Capacitação dos Técnicos de Segurança por Consultoria especializada, para que estes possam ser avaliadores de direção defensiva;  Avaliação de Desempenho dos Técnicos de Segurança na condução de veículo realizado por empresa especializada em Engenharia de Trânsito;  Padronização das CNHs dos Técnicos de Segurança para letra D.  Capacitação dos Técnicos de Segurança por Consultoria especializada, para que estes possam ser avaliadores de direção defensiva;  Avaliação de Desempenho dos Técnicos de Segurança na condução de veículo realizado por empresa especializada em Engenharia de Trânsito;  Padronização das CNHs dos Técnicos de Segurança para letra D.

Metodologia empregada: Entradas para o Sistema Sistema Informatizado Treinamento e avaliação “on the job ” com todos os colaboradores que dirigem veículos da Elektro. Alternativa utilizada a fim de não retirar os colaboradores de suas atividades diárias, sem interferência no dia-a-dia das equipes.“on the job ” Treinamento e avaliação “on the job ” com todos os colaboradores que dirigem veículos da Elektro. Alternativa utilizada a fim de não retirar os colaboradores de suas atividades diárias, sem interferência no dia-a-dia das equipes.“on the job ” Avaliação de Condutores

 Início em 2010, com Projeto Piloto em uma localidade onde a quantidade de acidentes com veículos era significativamente elevado e iniciado as avaliações em 11 localidades consideradas críticas.  Em 2011 avaliação de 100% dos condutores Elektro (até 30 de abril);  Em 2012, será lançado o Projeto Co-piloto.  Início em 2010, com Projeto Piloto em uma localidade onde a quantidade de acidentes com veículos era significativamente elevado e iniciado as avaliações em 11 localidades consideradas críticas.  Em 2011 avaliação de 100% dos condutores Elektro (até 30 de abril);  Em 2012, será lançado o Projeto Co-piloto. Operacionalização

Critérios de Avaliação: 1. Proficiência em Direção Técnica Segura e Econômica: Habilidades operacionais Conhecimento das Técnicas de Direção Econômica Conhecimento na Aplicação dos Sistemas Avaliação de Cenário Desenvolvimento 2. Comportamentos de Risco na Direção: Hábitos de Risco Desconhecimento das técnicas de Direção Segura Direção agressiva / má interpretação do perigo Conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro Educação para o Trânsito – Cidadania Novos colaboradores: Treinamento de 16 horas (comportamental teórico + prático)

Perfil do Condutor - Elektro Relatório por empregado Arquivo sistema RH Formulário de Avaliação por empregado + Feedback

Ganhos Aceitação pelo Grupo local; Identificação de traços de personalidade: abertura ao Outro, serenidade, gostar da trocar experiências (ensinar), tolerância, autocontrole; Desejar exercer a atividade de forma correta e preventiva; Identificação de >% de condutores C3 ou C4 na Avaliação de Direção Elektro; Redução do número de acidente com veículo nos primeiros 2 meses de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.

LANÇAMENTO PROGRAMA “CO-PILOTO” EXTENSÃO DO PROGRAMA GUARDIÃO DA VIDA PARA O VEÍCULO Campanha para sensibilização, Treinamento/ dinâmica de relacionamento (ressaltando a importância do co-piloto), Ressaltar a importância do motorista - disseminação do modelo: “ser bom motorista é tão importante quanto ser bom eletricista” e “um bom eletricista pode não ser um bom motorista” (competências distintas), 2012

Obrigado(a)! Fábio Mário 13 –