Análise de decisão multicritério (MCDA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho em grupo.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Flávia Tavares Silva Elias
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
AHP-Analytic Hierarchy Process
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Gerenciamento da Integração
When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Planejamento do gerenciamento de riscos
Projeto em Engenharia de
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Caso Homero: Metodologia da problematização
. ANÁLISE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES FISCAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A única associação que representa no nosso país exclusivamente os anunciantes, sendo membro: WFA, EAT, IAA, CAEM, ICAP, APCT,... Os associados da APAN.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
Autores: Francisco de Sousa Ramos (UFPE) Cínthya Carmo (UFPE)
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Letícia Krauss (ENSP/FIOCRUZ) Setembro 2005 Avaliação Tecnológica em Saúde e a Incorporação de Tecnologias no SUS.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Escritório de Projetos de Tecnologia de Informação
Disciplina: Controladoria
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Sistema de Informações Gerenciais
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Marisa Santos, MD, PhD NATS-INC Nov 2015
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
DE PROGRAMAS AVALIAÇão DE PROGRAMAS Oswaldo Yoshimi Tanaka/2015 Regulação Assistencial na Saúde Suplementar.
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Metodologia da Problematização
Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente.
Ricardo de Andrade Kratz
Ambiente Financeiro O FUTURO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS Ana Carla Andressa Carolina Kraushe Deborah Soraya Pedro Ivo Novos Modelos de Empresas Novembro/2010.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
A carga de doenças crônicas na América Latina e no Caribe é grande e crescente As mortes por doenças crônicas podem ser, em grande parte, evitáveis, mas.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo Evidências em Saúde Deborah Delage 01/10/2015.
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE C&T&I MCSouzaPaula-abril2013.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
Transcrição da apresentação:

Análise de decisão multicritério (MCDA) Gabriela Tannus Branco de Araújo

THE ROLE OF MULTI-CRITERIA DECISION ANALYSIS (MCDA) IN HEALTH TECHNOLOGY ASSESSMENT (HTA) AND REIMBURSEMENT DECISION MAKING IN LATIN AMERICA

Sistema EVIDEM O sistema do grupo EVIDEM é desenhado para avaliar as intervenções e facilitar sua priorização usando um conjunto de critérios de decisão claro e organizado para ser uma ferramenta pragmática Este sistema e outras ferramentas são mantidos e atualizados por membros ativos de 30 países, sendo que seu uso é de acesso público Creative Commons Attribution 2.5 Canada License = Solicitação de uso Com base nas discussões com as partes interessadas, análises dos dados da literatura e processos de tomada de decisão atualmente em vigor, este framework organiza a plataforma de dados e disponibilizada de forma organizada para todos os participantes do mercado, fornecendo condições igualitárias de acesso a informação Pode ser utilizado para avaliar qualquer tecnologia em saúde, inclusive programas de saúde

Metodologia Capturar as perspectivas dos avaliadores na importância dos critérios de decisão (atribuição de pesos) Analisar e sintetizar as evidências disponíveis sobre a intervenção (s) para cada critério estabelecido, usando um processo passo-a-passo de ATS Medir o desempenho da intervenção(quantitativo) e avaliar a intervenção à luz das considerações contextuais (qualitativo) Classificar as intervenções utilizando as estimativas de valor e as considerações contextuais

Pontos importantes sobre a metodologia O estudo de suas bases é fundamental, mas é uma forma de avaliação que aprendemos pondo a “mão na massa” Inclusive, existe uma metodologia para preparar a avaliação que depois irá ser feita pelo grupo, garantindo a transparência, individualidade e organização da discussão Como tantas outras metodologias, o objetivo desta não é tomar a decisão e sim auxiliar o embasamento de quem toma a decisão e diminuir a assimetria de informações entre os participantes do mercado Não somente os números, que também fazem parte da avaliação, procura-se entender o que esta por traz dos números

Profissionais de saúde Academia Pacientes Fabricantes Agências reguladoras Sistema de saúde Profissionais de saúde

Adaptado da colaboração EVIDEM. Creative Commons Attribution 2 Adaptado da colaboração EVIDEM. Creative Commons Attribution 2.5 Canada License Versão 1.0_2014 português - Tannus G

Adaptado de Goetghebeur e col Adaptado de Goetghebeur e col. Cost Effectiveness and Resource Allocation 2010, 8:4 Versão 1.0_2014 português - Tannus G

Adaptado de Goetghebeur e col Adaptado de Goetghebeur e col. Cost Effectiveness and Resource Allocation 2010, 8:4 Versão 1.0_2014 português - Tannus G

Por quê utilizar MCDA ? Quando estamos avaliando tecnologias para saúde, usamos, prioritariamente, a relação de custo‐efetividade para ponderar sua entrada no sistema Custo –efetividade é uma medida que mede a qualidade do investimento Mesmo que precisemos considerar outros fatores (como severidade, taxa de salvamento de vida, etc.) juntamente ao ICER (taxa de incremento de custo‐efetividade), existe a preocupação de que essa abordagem possa falhar em capturar outras fontes de valor. MCDA pode auxiliar os tomadores de decisão que têm que avaliar alternativas tomando em conta critérios múltiplos e muitas vezes conflituosos de maneira explicita.

Desenhando e implementando MCDA Adapte ao seu contexto Qual é a sua realidade? Quais são as prioridades em seu contexto? Desafie cada critério (avalie as implicações de incluir ou não incluir um critério) Processo de integração passo a passo Traga seus colegas a bordo Integrar como os processos existentes Do totalmente quantitativo para o quantitativo Seleção de critérios, síntese da evidencia de cada critério Escalas de performance quantitativa Impacto qualitativo Técnica de atribuição de pesos, modelagem Exercício financeiro O Objetivo final não é ter um índice único, mas um conjunto de indicadores

O MCDA serve para o Brasil? Antes de responder,precisamos: Difundir o conceito entre os participantes Realizar exercícios, sem a pressão da decisão Organizar exercícios que reuna todos os participantes

Obrigada pela sua atenção! gabriela.tannus@axia.bio.br