CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO

itinerário Apresentação Esquema de discussão Cartas e CV Entrevista(s) Cv cronológico Modelo europeu Exemplos Entrevista(s) Tipos Preparação Treino

Carta de Apresentação/ candidatura Permite Apresentar a nossa candidatura Informar à empresa do envio do nosso C.V. Descrever as nossas competências e habilitações profissionais E solicitar (se possível) a realização de uma entrevista para mais esclarecimentos de pontos focados anteriormente.

Cartas de apresentação Constituem um meio de marketing pessoal O candidato pode ressaltar os seus pontos fortes e características pessoais que podem interessar mais à entidade empregadora.

Elementos constituintes das cartas de apresentação/candidatura: Identificação do candidato Identificação do anúncio, data, fonte e respectiva referência Título do posto de trabalho a que se candidata e a empresa recrutadora – caso esta informação conste no anúncio Motivos e competências pessoais que fundamentem a candidatura Referência do C.V. em anexo.

Características das cartas de apresentação : Breve – dois ou três parágrafos são suficientes para expor o assunto. Formal – o candidato deve dirigir-se ao potencial entrevistador obedecendo às formalidades da sua posição. Simples – evitar formas gramaticais complexas (simples e clara) Correcta – evitar erros gramaticais e ortográficos.

Cartas de apresentação/ candidatura Sugestões A carta deve estar suficientemente interessante para que o leitor fique na expectativa de ler o seu C.V. Utilizar papel liso branco A carta deve (de preferência) estar endereçada à pessoa certa e indicar como soube da vaga para a qual está a concorrer.

Cartas de Candidatura Espontânea Envio espontâneo de uma carta de apresentação acompanhada de um C.V., a um conjunto de empresas seleccionadas pelo candidato.

Cartas de candidatura espontânea Suscitar o interesse do empregador Chamar a atenção para o C.V. Mostrar o interesse e a motivação do candidato em relação à empresa e ao posto de trabalho Ultrapassar a 1ª etapa, ou seja, a marcação da entrevista

Carta de candidatura espontânea: Captar interesse: Demonstrar o conhecimento acerca da empresa Demonstrar as motivações Expor de uma forma clara e sucinta a sua oferta de serviços e de competências Apresentar elementos que provem a vantagem que a empresa ganhará em recrutá-lo. Incentivar o destinatário a contactá-lo(a) para uma entrevista onde possa esclarecer eventuais dúvidas.

Curriculum Vitae Deve fazer suscitar interesse em conhecer o candidato; Demonstrar que possui o perfil pretendida para aquela oferta de emprego; Dar uma visão rápida da evolução e potencial do candidato; Passar a primeira fase de selecção.

Redacção de um CV: regras a ter em conta Apresentação – dactilografado em papel branco, de formato tipo A4, sem erros de gramática e/ou ortografia e evitar cópias de má qualidade; Tamanho – não deve ultrapassar duas a três páginas; Simplicidade; Estilo – utilizar verbos de acção, falar na 1.ª ou 3.ª pessoa; in www.stepstone.pt

Redacção de um CV: regras a ter em conta Números - não devem ser escritos por extenso Datas - devem ser sempre apresentadas da mesma forma Siglas - deve-se escrever o seu significado Moldar o CV à empresa Um olhar de fora – dar a ler a uma pessoa de fora é muito útil para localizar erros ou dar sugestões Ser claro nas informações apresentadas Ser positivo relativamente ao seu percurso profissional

Não esquecer que: A cada projecto profissional ou resposta a anúncios, deve corresponder um CV próprio

Modelo europeu de curriculum vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Fax Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento Experiência profissional • Datas (de – até) [ Comece por indicar a experiência profissional mais recente; a cada posto profissional pertinente deverá corresponder uma entrada separada] • Nome e endereço do empregador • Tipo de empresa ou sector • Função ou cargo ocupado • Principais actividades e responsabilidades

Modelo europeu de curriculum vitae Formação académica e profissional • Datas (de – até) Comece por indicar a formação mais recente; a cada curso pertinente que tenha concluído deverá corresponder uma entrada separada • Nome e tipo da organização de ensino ou formação • Principais disciplinas/competências profissionais • Designação da qualificação atribuída • Classificação obtida (se aplicável)

Modelo europeu de curriculum vitae Aptidões e competências pessoais Adquiridas ao longo da vida ou da carreira, mas não necessariamente abrangidas por certificados e diplomas formais. Primeira língua Outras línguas Compreensão escrita (Indique nível: excelente, bom, elementar) Expressão escrita Expressão oral

Modelo europeu de curriculum vitae Aptidões e competências sociais (Conviver e trabalhar com outras pessoas, em meios multiculturais, em funções onde a comunicação é importante e situações onde o trabalho de equipa é essencial . [ Descreva estas competências e indique o contexto em que foram adquiridas. ]

Modelo europeu de curriculum vitae Aptidões e competências de organização Por exemplo coordenação e gestão de pessoas, projectos, orçamentos; no trabalho, em trabalho voluntário (por exemplo, a nível cultural e desportivo) e em casa, etc. Aptidões e competências informáticas Aptidões e competências técnicas Aptidões e competências artísticas

Modelo europeu de curriculum vitae Outras aptidões e competências Carta(s) de condução Informação Adicional [Inclua nesta rubrica qualquer outra informação pertinente: por exemplo, pessoas de contacto, referências, etc.] Anexos [Enumere os anexos ao CV se aplicável] site modelo europeu cv