INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Internacionalização e os Países Emergentes
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Negócios Internacionais
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Estrutural Institucional
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2006/2007
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória.
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre
COMPETITIVIDADE GLOBAL
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
Texto 3 “EUA: o berço do capitalismo de gestão”
SESSÃO 4 EMPRESAS MULTINACIONAIS E ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
APL – Arranjos Produtivos Locais
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
1. O campo de estudo da Economia do Meio Ambiente
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Fundamentos de Economia
Comércio internacional
Análise do Meio Ambiente
ECONOMIA EMPRESARIAL.
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
CAPITULO 1 A MACROECONOMIA
DSM e Telecontagem Cláudio Monteiro
Características das estruturas do mercado da EE
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
Introdução à Logística
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
UFP Marketing Internacional Política Internacional de Produto No processo de Internacionalização uma empresa pode colocar as seguintes questões:
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Inovação que não necessita de I&D: sugestões para uma política de inovação tecnológica centrada na difusão e na procura Marketing das Organizações Políticas.
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Seminário Avançado - Eletiva A
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Capítulo 19 O Mercado Global.
Determinantes das estruturas
Prof. Msc. Mário Torres da Costa ATIVIDADES DO PPI DE COMÉRCIO EXTERIOR.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO Cooperação Federativa e Modernização da Gestão Fiscal 11a Reunião da Rede PNAFM – 2a Fase Brasília, 26 de novembro.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula Teórica nº 6 Sumário: 3.3 Importância da produtividade média do trabalho 3.4. Determinantes da produtividade média do trabalho 3.5 Políticas de promoção.
CAPÍTULO 4 PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. 4.1 INTRODUÇÃO.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 3 PLT Cap. 3 PLT 392 Pagina 59 à 104.
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Considerações Preliminares Assim como o estudo sobre o funcionamento do capitalismo, o entendimento.
CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
Transcrição da apresentação:

INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS Abordagens Predominantemente Económicas Abordagens Comportamentais

J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander ABORDAGENS PREDOMINANTEMENTE ECONÓMICAS Imperfeições do Mercado: Hymer/Kindleberger Ciclo de Vida do Produto: Raymond Vernon Reacção Oligopolística: F. Knickerbocker Internalização: Peter Buckley & Mark Casson Paradigma Ecléctico: John H. Dunning Perspectiva Evolucionista: J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander

CICLO DE VIDA (Vermon) Hipóteses de Base Alteração temporal das condições de produção e comercialização dos produtos Conhecimento tecnológico limitado fora das fronteiras nacionais Existência de economias de escala 3 fases no ciclo Produto Novo Produto em Desenvolvimento Produto Estandardizado

TEORIA DA INTERNALIZAÇÃO (Buckley & Casson) Vantagens Controle e planeamento da produção e comercialização Exploração do poder de mercado pela prática de preços discriminatórios Evitar situações de monopólio bilateral Evitar os problemas da transferência de conhecimentos Evitar a intervenção governamental  A Informação como bem Intermédio Os gostos variam com o rendimento e os produtos podem ser estandardizados e vários níveis de rendimento

PARADIGMA ECLÉCTICO (J. Dunning) Paradigma O.L.I. 3 Condições para Investir no Exterior A empresa dispões de Vantagens Específicas É preferível explorar tais vantagems por si própria que transmiti-las a outros (Internalização) A exploração é mais vantajosa fora do país de origem. O país de destino deverá ter Vantagens de Localização Internalisation Location Ownership

PARADIGMA O.L.I. Ownership Internalisation Location Direitos de propriedade Activos intangíveis Vantagens da gestão comum Internalisation Custos de transacção Ultrapassar a intervenção governamental Influência nos mercados Location Distribuição espacial dos recursos Custos de transporte e comunicação Incentivos e desincentivos aos investimento Infra-estruturas Distância Psíquica Procura Condições socio-políticas

ABORDAGENS COMPORTAMENTALISTAS A Herança de March, Simon e Aharoni A ESCOLA NÓRDICA Processos de Internacionalização: J. Johanson & J. E.Vahlne (I); R. Luostarinen Internacionalização em Redes: H. Hakanson; U. Anderson & J. Johanson; L. Welch; J. Johanson & J. E. Vahlne (II)

O MECANISMO BÁSICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO (segundo Johanson & Vahlne) Conhecimento do mercado empenhamento no Actividades Correntes Decisões de Empenhamento FONTE: JOHANSON & VAHLNE (1977)