GESTÃO INTERNACIONAL PROGRAMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
O ambiente organizacional
Empreendimentos Internacionais – Aula XII
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
Processo de Gestão Estratégica
Balanced Scorecard.
COMPETITIVIDADE GLOBAL
O Processo de Gestão Estratégica
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
PERSPECTIVAS DE FUTURO: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Gestão Estratégica e Competitividade
ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
SESSÃO 8 EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES: ALAVANCANDO A CAPACIDADE INOVADORA NUM MUNDO GLOBAL.
Alianças Estratégicas
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.
Environment Director TC/BR - Altran Group
Administração de Sistemas de Informação II
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
QREN S I Inovação (Sistema de Incentivos Inovação) S I Qualificação PME (Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME) Objectivos.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Causas das F&A …Da perspetiva da Economia Industrial às motivações de natureza financeira… A questão da motivação subjacente às fusões insere-se na problemática.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Formação profissional Autodesk: o modelo de gestão do Senac SP
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
DESAFIOS DA EMPRESA BRASILEIRA NA COMPETIÇÃO GLOBAL
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Conferência Anual AIP/AJEco “Que futuro para a indústria portuguesa?” Centro de Congressos de Lisboa 15 de Dezembro de 2005 PORTUGAL E O INVESTIMENTO INTERNACIONAL.
AutoCAD P&ID 2012 Introdução ao AutoCAD P&ID.
Estratégia Organizacional
A estratégia da IBM para a região RJ/MG/ES
Planejamento e estratégia
Seminário Avançado - Eletiva A
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 3: Utilizando Legends Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 6: Quantitativos de áreas precisos Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 5: Trabalhando em colaboração Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos –
Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 4: Representação gráfica de diversas fases Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
© 2012 Autodesk ED4900_V – Ensinando Colaboração aos Estudantes Arq. Fernando Lima AEC Education Solutions Specialist - Autodesk.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 1: Configurando um template Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Estratégias de internacionalização
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015.
ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
CAPÍTULO 14 ESTRATÉGIA E GESTÃO INTERNACIONAL A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: DIMENSÕES E DESAFIOS.
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Introdução 1 A Envolvente Internacional da Empresas 2 Processos de Internacionalização 4 Teorias do Investimento.
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Introdução 1 A Envolvente Internacional da Empresas 2 Processos de Internacionalização 4 Teorias do Investimento.
CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Internationalization
Transcrição da apresentação:

GESTÃO INTERNACIONAL PROGRAMA

1. GESTÃO INTERNACIONAL: PERSPECTIVA GERAL E DEFINIÇÕES 2. A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: MOTIVAÇÕES E MODOS DE ACTUAÇÃO 3. O CONTEXTO INTERNACIONAL DA EMPRESA: FORÇAS CONFLITUANTES 4. DESENHO ORGANIZACIONAL E COMPETITIVIDADE GLOBAL 5. DESENVOLVENDO A ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONAL 6. INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM À ESCALA MUNDIAL 7. GERINDO ACORDOS COOPERATIVOS INTERNACIONAIS 8. IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS 9. PERSPECTIVAS DE FUTURO: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 18 Fev. ----- 25 Fev. Reading 3.2. 03 Mar Introdução à Gestão Internacional ----- 2 25 Fev. Internacionalização da Empresa Reading 3.2. 3 03 Mar O Contexto Internacional da Empresa: Forças Conflituantes Acer, Inc. 4 10 Mar. Desenho Organiz. e Compet. Global (I) Nike 5 31 Mar. Desenho Organiz. e Compet. Global (II) Globalis. of CEMEX 6 07 Abril Desenv. a Organização Transnacional (I) Philips vs. Matsushita 7 14 Abril Desenv. a Organização Transnacional (II) Bombardier Transport. 8 21 Abril Inovação e Aprendiz. à Escala Internac’l McKinsey & Co. 9 28 Abril Acordos Cooperativos Internacionais Xerox and Fuji Xerox 10 05 Maio Criando Capacidades Multidimensionais Renault - Nissan 11 12 Maio Apresent. Trabalhos Alunos Reading 5.1. 12 19 Maio Perspectivas de Futuro. Esclarecimento de Dúvidas IKEA Global Sourcing

PERSPECTIVA GERAL E DEFINIÇÕES CAPÍTULO 1 GESTÃO INTERNACIONAL: PERSPECTIVA GERAL E DEFINIÇÕES

CAPÍTULO 1.1. CONCEITOS BÁSICOS

DEFINITIONS (I) A foreign affiliate is an incorporate or unincorporated enterprise in which an investor, who is resident in another economy, owns a stake that permits a lasting interest in the management of that enterprise (an equity stake for 10 per cent for an incorporated enterprise or its equivalent for an unincorporated enterprise). In the World Investment Report, subsidiary enterprises, associated enterprises and branches – defined below – are all referred to as foreign affiliate or affiliates.

DEFINITIONS (II) A subsidiary is an incorporated enterprise in the host country in which another entity directly owns more than a half of the shareholder’s voting power and has the right to appoint or remove a majority of the members of the administrative, management or supervisory body. An associate is an incorporated enterprise in the host country in which an investor owns a total of at least 10 per cent, but no more than half, of the shareholders’ voting power. A branch is a wholly or jointly owned unincorporated enterprise in the host country which is one of the following: (i) a permanent establishment or office if the foreign investor; (ii) an unincorporated partnership or joint venture between the foreign direct investor and one or more third parties; (iii) land, structures (except structures owned by the government entities), and/or immovable equipment and objects directly owned by a foreign resident; or (iv) mobile equipment (such as ships, aircraft, gas- or oil-drilling rigs) operating within a country, other than that of the foreign investor, for at least one year.

DEFINITIONS (III) 2. Foreign direct investment (FDI) is defined as an investment involving a long-term relationship and reflecting a lasting interest and control by a resident entity in one economy (foreign direct investor or parent enterprise) in an enterprise resident in an economy other than that of the foreign direct investor (FDI enterprise or affiliate enterprise or foreign affiliate. FDI implies that the investor exerts a significant degree of influence in the management of the enterprise resident in the other economy.

INVESTIMENTO DIRECTO E INVESTIMENTO DE CARTEIRA INFLUÊNCIA NA GESTÃO PERSPECT. LONGO PRAZO INVESTIMENTO CARTEIRA OBTENÇÃO RENDIMENTO PERSPECT. CURTO PRAZO

EMPRESA MULTINACIONAL Significativo Investimento Directo no Estrangeiro Actividades em diversos Países Gestão Activa dos Activos no Estrangeiro Lógica Articulada de Gestão dos Activos no Estrangeiro

TIPOS DE ACTIVIDADE DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS (J. Dunning, 1993) Controle Recursos Naturais Acesso a Mercados Ganhos de Eficiência Aquisição de Competências / Activos Estratégicos

Orientações Internacionais das Empresas . ETNOCÊNTRICAS POLICÊNTRICAS GEOCÊNTRICAS . . (H. Perlmutter)

CAPÍTULO 1.2. TENDÊNCIAS NA GESTÃO INTERNACIONAL

DESAFIOS DA GESTÃO INTERNACIONAL A GESTÃO DA DISTÂNCIA (CULTURAL E GEOGRÁFICA) A GESTÃO DA DIVERSIDADE A CONJUGAÇÃO DA ADAPTAÇÃO COM A COORDENAÇÃO A GESTÃO DE EQUIPAS TRANSNACIONAIS

TENDÊNCIAS RECENTES Declínio da lógica Hierárquica : a EMN como rede Multiplicidade de modos de actuação Perspectiva global do negócio (sem esquecer as dif. locais) Relevância crescente da gestão do conhecimento Diversidade étnica dos gestores de topo

CAPÍTULO 1.3. AS DIFERENTES ‘INSERÇÕES’ DA EMN

AS DIFERENTES ‘INSERÇÕES’ DA EMN A ‘inserção’ corporativa A ‘inserção’ (eventualmente algo esbatida) no ‘espírito’ do país de origem A ‘inserção’ na indústria As múltiplas ‘inserções’ locais

The Old “Double-Faced” Affiliate Responding the market HQ C1 C3 C2 MNE NETWORK LOCAL Source: Simões (1997)

THE NEW “DOUBLE-FACED” AFFILIATE Source: Simões (1997)