Aspectos Internacionais da Tecnologia e da Inovação

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CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
CAPÍTULO 3 INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA A EMPRESA COMO ESPAÇO DE PROCESSAMENTO DE SABERES.
Transcrição da apresentação:

Aspectos Internacionais da Tecnologia e da Inovação

PROGRAMA

--------------------- Sessão Data Tema Temas/CASOS para Debate 1 17 Abril Conceitos Básicos --------------------- 2 24 Abril A Envolvente Internacional: Globalização e Economia do Conhecimento 3 8 Maio A Política de Inovação na Europa KOMATSU 4 15 Maio Empresas Multinacionais e Estratégias Tecnológicas VIZIR LAUNCHA Indústria Automóvel em Portugal 5 22 Maio Sistemas Nacionais de Inovação XEROX E FUJI XEROX 6 29 Maio Alianças Estratégicas Internacionais McKINSEY & COMPANY 7 5 Junho Explorando Novas Possibilidades: Alavancando a Capacidade Inovadora num Mundo Global Born Globals Portuguesas

SESSÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS

CONCEITOS BÁSICOS Tecnologia Transferência de Tecnologia Conhecimento Aprendizagem Inovação

TECNOLOGIA Conjunto organizado de conhecimentos de natureza científica, técnica ou empírica necessários à produção, distribuição e/ou utilização de bens e serviços. SUPORTE Tecnologia documentada Tecnologia material (instrumentos, máquinas, “chips”) Incorporada nas pessoas, equipas e rotinas ESPECIFICIDADE Tecnologia Geral Tecnologia Específica de Sistema Tecnologia Específica de Empresa

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (TT) Processo através do qual conhecimentos e informações de natureza tecnológica gerados e/ou utilizados em determinado tipo de actividade ou local são aplicados num contexto diferente ÂMBITO DE ACTIVIDADE HORIZONTAL VERTICAL INTRA-NACIONAL (Difusão Interna) ÂMBITO GEOGRÁFICO INTERNACIONAL

“MISTO DE EXPERIÊNCIA, VALORES, INFORMAÇÃO CONTEXTUAL E SABERES ESPECÍFICOS QUE FORNECE UM QUADRO PARA AVALIAR E INCORPORAR NOVAS EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÃO” (DAVENPORT & PRUZAK)

Fonte: Winter (1987)

AQUISIÇÃO, PARTILHA E UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS (Nevis, Dibella & Gould, 1995) AQUISIÇÃO: Desenvolvimento ou criação de saberes, insights e relações PARTILHA: Disseminação + criação de novos conceitos e interpretações UTILIZAÇÃO: Integração da aprendizagem na organização, com vista à obtenção de resultados

APRENDIZAGEM Processo de reforço de conhecimentos e capacidades destinado a tornar mais eficazes as ações da organização VERTENTES COMPORTAMENTAL (Fazer) COGNITIVA (Pensar) APRENDIZAGEM / DESAPRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL VERSUS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL “Toda a aprendizagem tem lugar nas cabeças individuais dos humanos” (SIMON, 1991)? Mas... “A aprendizagem é um fenómeno social, não solitário” (SIMON, 1991) “As organizações aprendem com os seus membros, mas simultaneamente os indivíduos numa organização são socializados nas convicções organizacionais” (MARCH, 1991) Processo Dialéctico Conhecimento Individual Organizacional O Papel dos Grupos: As Equipas (HEDLUND, 1994) As “Comunidades de Prática” (BROWN & DUGUID, 1991) As “Microcomunidades de Conhecimento” (VON KROGH, ICHIJO & NONAKA, 2000)

APRENDIZAGEM: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Aprendizagem e Acção “Penso, logo Existo” ou “Faço, logo Existo”? O resultado como expressão da aprendizagem... ... mas nem toda a aprendizagem se exprime em acções As expressões da aprendizagem Melhoria do desempenho Concepções do mundo (DOUGHERTY, 1990) e “Representações sociais” (DURAND, MOUNOUD & RAMANANTSOA, 1996) “Sistemas de actividade” (BLACKLER, 1993), “Modos de actuar” (KULKKI, 1996) e Rotinas (NELSON & WINTER, 1982) “Só esquece quem não sabe?”

A IMPORTÂNCIA CRESCENTE DA APRENDIZAGEM NA GESTÃO “LEARNING FIRM” (SENGE, 1990) “THE KNOWLEDGE-CREATING COMPANY” (NONAKA & TAKEUCHI, 1995) “THE INDIVIDUALIZED COMPANY” (GHOSHAL & BARTLETT, 1997) “THE VALUE-ADDING KNOWLEDGE COMPANY” (THISSEN ET ALLII, 1998)

DIFERENTES PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM “Learning –By-Doing” (ARROW, 1962) “Learning-By-Using” (ROSENBERG, 1985) “Learning-By-Failing” (MAIDIQUE & ZIRGER, 1984) “Learning-By-Searching” (MALERBA, 1992) “Learning-Before-Doing” (PISANO, 1996) “Learning-By-Interacting” (LUNDVALL, 1988) “Learning-To-Learn” (STIGLITZ, 1987)

(I) “Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, de um processo, de um novo método de marketing, ou de um novo método organizacional nas práticas de negócio, na organização do trabalho ou nas relações externas [da empresa]’ M. Oslo, OCDE, 2005, p. 46)

Conceitos de Inovação (II) INOVAÇÃO DE PRODUTO: Introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado relativamente às suas características ou utilização pretendida (inclui melhorias significativas nas específicações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, facilidade de utilização ou outras características funcionais) INOVAÇÃO DE PROCESSO: É a implementação de um método de produção ou de entrega novo ou significativamente melhorado (inclui alterações significativas nas técnicas, equipamento e/ou software) Fonte: OCDE (2005)

Conceitos de Inovação (III) INOVAÇÃO COMERCIAL: Implementação de um novo método de comercialização envolvendo mudanças significativas no design ou embalagem do produto, na colocação do produto, na sua promoção ou na definição do preço INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: Implementação de um novo método de organização nas práticas de negócio, organização do trabalho ou relações externas da empresa. Fonte: OCDE (2005)

INOVAÇÃO 3 PERSPECTIVAS ATITUDE PROCESSO RESULTADO

INOVAÇÃO A QUE ESCALA? EMPRESA? PAÍS? MUNDO?

Fonte: OCDE (1992)

Fonte: Caraça, Ferreira e Mendonça (2006)

SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAÇÃO Definição Conjunto de elementos e de relações que contribuem para a produção, difusão e utilização de conhecimentos novos e economicamente úteis (Lundvall, 1993) Características Aprendizagem Inter-Acção Dinamismo

SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAÇÃO Elementos Organização Interna das Empresas Relações Inter-Empresas Instituições de Investigação Instituições Financeiras Instituições de Ensino e Formação Sector Público

Fonte: Tidd, Bessant e Pavitt (2002)

Fonte: Simões(2003)

A EMPRESA COMO ESPAÇO DE PROCESSAMENTO DE SABERES

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA ACTIVIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS COLABORAÇÃO E INTERACÇÃO ENTRE DIFERENTES GRUPOS FUNCIONAIS E PROFISSIONAIS INCERTEZA CARÁCTER CUMULATIVO DIFERENCIAÇÃO DOS CAMPOS TECNOLÓGICOS Fonte: Pavitt (1989)

CARATERÍSTICAS DAS ACTIVIDADES INOVADORAS THE INTEGRAL NATURE OF INNOVATION WORK THE SITUATED NATURE OF INNOVATIVE PROBLEM SETTING AND SOLVING THE EMERGENT NATURE OF STANDARDS THAT GUIDE THE WORK Fonte: Dougherty (2001)

BASE TECNOLÓGICA (ADLER& SCHENHAR) ELEMENTOS TANGÍVEIS ELEMENTOS INTANGÍVEIS INDIVÍDUOS E EQUIPAS ACTIVOS TECNOLÓGICOS ACTIVOS ORGANIZACIONAIS ACTIVOS EXTERNOS PROJECTOS

Fonte: Leonard-Barton (1995)

Figura 6.1: Uma visão simplificada das competências da empresa Relacionais Organizacionais Cultura e Características da Gestão Cap. de Concepção e Desen. do Produto e de engenharia Certificação e Qualidade Capacidade de Produção Fonte: Simões (2002) Figura 6.1: Uma visão simplificada das competências da empresa

Fonte: Prahalad e Ramaswami (2003)