Cérebro:adaptação e autonomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento do Comportamento
Advertisements

Genes, Ambiente e Comportamento
A anorexia nervosa.
PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito.
Avaliação Psicomotora
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Inteligência Artificial
  ORGANIZAÇÕES.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.
O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
Sociedade, Cultura e Percepção
AS EMOÇÕES.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
A influência dos psicofármacos na auto-regulação
A função logística. Tipos básicos de variáveis em C++.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Movimentos voluntários e actos reflexos
FUNCIONAMENTO SISTÉMICO DO CÉREBRO
Hereditariedade específica e individual
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
A Complexidade do Ser Humano e o seu Inacabamento Biológico
Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
Conexionismo.
INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO
A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS
Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Movimentos voluntários e atos reflexos
SISTEMA NERVOSO.
3o FORUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
PSICOMOTRICIDADE.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
NEUROFISIOLOGIA Aula 10 – A Plasticidade Induzida pela Lesão e a Recuperação da Função.
UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Boas práticas e novas ideias na inclusão de crianças e jovens 1.
ALZHEIMER. O mal de Alzheimer consiste em uma degeneração dos neurônios, ou seja, morte das células cerebrais. Esta morte de células é, por sua vez, causada.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Plasticidade Cerebral
29 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos © editora HARBRA. Direitos reservados. Reprodução proibida. VOLUME ÚNICO 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN.
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Departamento de Comunicação Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da FELICIDADE. Charles Chaplin.
Sistema Nervoso.
Atividade complementar 04
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Plasticidade Neuronal
Desenvolvimento motor
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
COZENZA. R. M. ; FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro F
Envelhecimento Tarsila Cunha.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Trabalho elaborado por: Carla Castro nº3 Carlos Freitas nº4 Raul Vieira nº21 Daniela Nunes nº26 Vânia Silva nº28.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Cérebro:adaptação e autonomia

Lentificação A complexidade neuronal é sinónima da evolução prolongada de que o nosso sistema nervoso foi alvo no decurso da filogénese. A lentificação no ritmo de desenvolvimento possibilitou a complexificação a nível de organização e funcionamento.

A lentificação no desenvolvimento do ser humano não é perda de tempo. O ser humano leva anos a ganhar autonomia e essa circunstância foi fundamental para ultrapassar a imaturidade biopsicológica com que nasce.

Individuação Processo de singularidade e autonomia que permite a cada ser huma no escapar à padronização específica, comportando-se de modo original.

Plasticidade e Aprendizagem Alterações fisiológicas dos neurónios, resultam da aprendizagem e da memória. O cérebro humano é susceptível de maior ou menor desenvolvimento consoante o “exercício”a que for sujeito. As interações que crianças e jovens estabelecem com o meio são uma espécie de desafio aos neurónios.