Produção de Design Instrucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Abordagens Pedagógicas e o Design Instrucional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
I Seminário ABED de Educação a Distância
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Quando falamos em aprender...
Propostas de layout Modelo 1
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
O uso de novas mídias nas escolas
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Tipologia de softwares educativos
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
em Educação a Distância
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Tecnologia Educacional para Docentes Universitários (AVTE) Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Produção de Design Instrucional Foco : aprendizagem

O que é um DI? Organização das situações de ensino para favorecer a aprendizagem. Como será a aprendizagem ? Autogerida Coletiva Conectivista

Aprendizagem autogerida autônoma, motivada, orientada para um objetivo em um tempo determinado relação entre aprendizagem autogerida e materiais autoinstrucionais Aprendiz : planeja, desenvolve, regula e usa os recursos disponíveis para aprender Abordagem: behaviorista e construtivista Exemplos : máquina de ensinar, instrução programada (behaviorista) tartaruga de Pappert, simuladores, micromundos (construtivista)

Suportes, materiais e tecnologia Acompanhamento (Tutoria) Aprendizagem autogerida Abordagem Suportes, materiais e tecnologia Acompanhamento (Tutoria) Indicações Behaviorista Variados Mais comuns: hipertexto e hipermídia Responder questões Procedimentos operacionais (atualizações de softwares, preenchimento de formulários, etc.) Construtivista Mais comuns: micromundos, simuladores, jogos Depende das regras (micromundos, simuladores etc.) Diagnósticos de doenças, defeitos em equipamentos, decisões frente a situações de emergência, etc.

Facilita construção do conhecimento Aprendizagem colaborativa Colaboração e cooperação Processos de ensino contam com a participação dos aprendizes, com a interdependência de objetivos e recursos. Valorização da interação e do diálogo para construção do conhecimento. Situações de ensino em que todos aprendem com todos Ausência de hierarquia formal Respeito às diferenças individuais e liberdade para exposição de ideias e questionamentos. Combinação entre objetivos pessoais e coletivos. Vantagens Diminui a sensação de solidão Aumenta o pertencimento a um grupo Presença cognitiva e social Diminui evasão Facilita construção do conhecimento

Materiais Acompanhamento/ Indicações Aprendizagem colaborativa Materiais Prever possibilidade de interação Recursos (textos, vídeos, jogos, etc.) devem facilitar o diálogo Informação é necessária, mas não suficiente Atividades são tão importantes como o conteúdo Aspectos cognitivos são tão importantes como os sociais Estratégias para o uso das ferramentas integrando aspectos cognitivos e sociais Uso de diversas ferramentas (chat, fórum, comunidade prática, metaversos, micromundos entre outras) Acompanhamento/ Tutoria Acompanhamento cognitivo e social Diversos papéis ( facilitador, organizativo, social, intelectual, técnico, avaliativo) Maior tempo para tarefas dos aprendizes (garantir a possibilidade de interação) Maior dedicação no acompanhamento Indicações Ações educativas voltadas para o desenvolvimento de valores ( ética, segurança, responsabilidade, etc.) Desenvolvimento de aspectos como saber ouvir o outro, ser solidário, cooperativo.

Conectivismo novas formas de comunicação mudam a leitura, o acesso à informação e a organização do pensamento a tecnologia potencializa a aprendizagem, conecta áreas do conhecimento e as pessoas em comunidades. deslocamento do papel do professor/tutor para o aprendiz Redes substituem os materiais didáticos Rizoma: modelo de educação - todos aprendem com todos – não há hierarquia.

comunidades virtuais e de prática MOOCs Conectivismo Ambiente de partilha: informal e não estruturado: flexível para criar de acordo com as necessidades; rico em ferramentas: diálogo e conexão entre os usuários; consistente e perdurável: deve evoluir constantemente. confiável: sentimento de confiança e conforto. simples: na seleção de ferramentas e na estrutura da comunidade. descentralizado, apoiado e conectado tolerante: incentiva riscos de experimentação e não pune o fracasso.   metaversos comunidades virtuais e de prática MOOCs

Obrigada ! Ivete Palange ipalange@uol.com.br