MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS PAULO ROBERTO LEITE
MODELO LOG. REV RETORNO DO CONSUMIDOR FINAL (SAC) PRODUTO PROBLEMA INFORMAÇÃO PRODUTO NOVO S.A.C. FABRICANTE Transporte Informação Estocagem Transporte Informação TI Call center TRANSPORTES ESTOQUES CONSUMIDOR FINAL RETORNA NOVO PRODUTO
MODELO DE LOG REV DE VAREJO PRODUTO PROBLEMA INFORMAÇÃO PRODUTO NOVO CD de CONSOLIDAÇÃO PONTO DE VENDA FORNECEDOR MERCADO ORIGINAL MERCADO SECUNDARIO OUTROS NA HIERARQUIA DECISÃO DE DESTINO
MODELO LOG. REV CONSERTO / REPARO PRODUTO PROBLEMA INFORMAÇÃO PRODUTO NOVO Aparelho Defeituoso CLIENTE / OPERADORA CENTROS DE ASSISTÊNCIA 1º NIVEL Aparelho está OK RECICLAGEM (PARCERIA) In the boards repair process, Mascs (L2; L3) send O cliente vai ao masc e é atendido atrvés da troca de placas em 30’; O Masc tentará o reparo da board, mas se não conseguir ou não ‘tiver nível para o reparo, ele envia a board para o ARC; O ARC tentará o reparo e neste caso devolverá a placa ao masc, Caso contrario enviará a board para a Motorola. CENTROS DE REPAROS FABRICANTE Troca de PEÇAS Exemplo: Placa defeituosa
MODELO LOG.REV DE REUSO E REMANUFATURA CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS REGIONAIS – CONSOLIDAÇÃO E SELEÇÃO DE DESTINO COLETA, DESINSTALAÇÃO TRANSPORTE MERCADO SECUNDÁRIO NACIONAL OU EXPORTAÇÃO VENDAS REUSO CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS NACIONAIS CONSOLIDAÇÃO E SELEÇÃO DE DESTINO MERCADO PLANTAS INDUSTRIAIS LINHA DE MONTAGEM E LINHA DE DESMONTAGEM REMANUFATURA RECICLAGEM DOS MATERIAIS CONSTITUINTES
MODELO LOG. REV EMBALAGENS RETORNÁVEIS UTILIZADOR DA EMBALAGEM CLIENTE ESTOQUE DE EMBALAGEM REPOSIÇÃO DE ESTOQUES EMBALAGEM VAZIA REVISÃO / PROCESSAMENTOS
MODELO DE LOG REV DE DURÁVEIS ( PÓS- CONSUMO) PROCESSO DE DESMANCHE CONSOLIDAÇÃO REAPROVEITAMENTO DE COMPONENTES PROCESSO DE RECICLAGEM COLETA DOMICILIAR OU INDUSTRIAL MERCADO SECUNDÁRIOS DE COMPONENTES MERCADO DE MATÉRIAS- PRIMAS SECUNDÁRIAS REINTEGRAÇÃO AOS PRODUTOS
MODELO DE LOG REV DE DESCARTÁVEIS ( PÓS- CONSUMO) JN CONSOLIDAÇÃO BENEFICAMENTOS PROCESSO DE RECICLAGEM COLETA DOMICILIAR OU INDUSTRIAL MERCADO DE MATÉRIAS- PRIMAS SECUNDÁRIAS REINTEGRAÇÃO AOS PRODUTOS MERCADO
PROPULSORES DE NEGÓCIOS NA LOGÍSTICA REVERSA REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS QUANTIDADE DE PRODUTOS AUMENTA PROFUSÃO DE NOVOS PRODUTOS COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DE SERVIÇOS LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS CRESCEM ALTA VARIEDADE DE PRODUTOS MAIOR QUANTIDADE NO RETORNO EXAUSTÃO DOS MEIOS TRADICIONAIS DE DISPOSIÇÃO
CONSEQUÊNCIAS Maior quantidade de retorno Não é possível ignorar Complexidade logística aumenta Cadeia produtiva solicitada a resolver problema Não agir significa riscos de imagem
LEGISLAÇÕES DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR Compras presenciais: aceitação de retorno por defeito ou mal funcionamento com compromisso de 30 dias para solução Compras não presenciais: 7 dias para devolução sob qualquer pretexto.
RETORNO DE PÓS-CONSUMO REAPROVEITAMENTO EXPONTÃNEO etc - Latas de Al; chumbo de baterias, papéis, - METAIS INTERESSE ECONÔMICO INDUZIDO - Lâmpadas - Óleos usados - Plásticos comuns - Eletroeletrônicos - Pilhas e baterias LEGISLAÇÃO MEIO AMBIENTE
LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS E A LR Responsabilizam as empresas da cadeia produtiva pelo retorno Todos produtos: duráveis e descartáveis No Brasil: Acompanham legislações europeias Política Nacional de Resíduos Sólidos
GERA DIFERENCIAL COMPETITIVO CRIANDO CENTRO DE LUCRATIVIADE LOGÍSTICA REVERSA GERA DIFERENCIAL COMPETITIVO AGREGANDO VALOR ECONOMICO, DE SERVIÇOS, LEGAL, IMAGEM CRIANDO CENTRO DE LUCRATIVIADE GARANTINDO SUSTENTABILIDADE REDUZINDO RISCOS DE IMAGEM
COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS “Logística empresarial é a parte do Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens, serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, no sentido de satisfazer as necessidades do cliente” .