LAUDO PERICIAL CONTÁBIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
Perícias e Direito de Família
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
Sérgio Elias Vieira Cury
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Relatórios Periciais
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
Testemunhos Qualquer pessoa não envolvida no fato criminoso que tem conhecimento de fatos relevantes para a causa Descrição objetiva dos fatos conhecidos.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Exame Suficiência - CFC Perícia Contábil
PERÍCIA EM INFORMÁTICA
PROJETO MAPAS 3°B.
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Metodologia Da Pesquisa
Conceito de Perícia: “Perícia é um instrumento especial de constatação, prova ou demonstração, científica ou técnica, da veracidade de situações, coisas.
Metodologia de Pesquisa
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
ARTIGO CIENTIFICO.
Projeto de Pesquisa.
Legislação sobre Perícias - Processo Civil
Liquidação de sentença
As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Engenharia legal Atuação do engenheiro.
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
Ciclo da perícia.
Da Denúncia Titular Ministério Público (art. 29, CPPM);
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
PERÍCIA CONTÁBIL... AFINAL, O QUE É ISTO ? CONCEITO:
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Ms. Jovane M. Zago
Cumprimento de Sentença
Metodologia Científica
Construção de relatórios
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
INSTRUÇÃO PROCESSUAL Portaria Normativa nº 05 de 19 de Dezembro de Secretaria-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento,
Produção antecipada de provas
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
Tema: DA PROVA PERICIAL (estudo dos arts CPC)
Um mecanismo e um meio de Prova.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Jurídicas Professor: Laplace Guedes Componente Curricular: Estágio III Aluno: Jaime de Souza Coelho.
Como fazer um trabalho de pesquisa
Documentos Médico-legais
Fernando Antonio Costa de Sá
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Curso de Cálculos Trabalhistas
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
1 APRESENTAÇÃO INSTRUTOR Osmar Guimarães de Lima Contador Mestre em Administração – IBMEC/RJ Pós-Graduado em Contabilidade.
PLANO SEQÜÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
PROVA DOCUMENTAL.
PERÍCIA CONTÁBIL.
PERICIAL CONTÁBIL.
Diligências.
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
PARECER PERICIAL CONTÁBIL
PLANEJAMENTO.
Saneamento do Processo
PERÍCIA CONTÁBIL AULA 4.
Relatório.
Documentos Médico-Legais
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Valéria Brites. IMPUGNAÇÃO DO LAUDO A manifestação das partes, deve ser encarada pelo perito como um pedido de esclarecimentos.
Transcrição da apresentação:

LAUDO PERICIAL CONTÁBIL PEÇA ESCRITA QUE CONTÉM A SÍNTESE DO OBJETO DA PERÍCIA, AS OBSERVAÇÕES, AS DILIGÊNCIAS, OS CRITÉRIOS ADOTADOS E OS RESULTADOS DO PERITO- CONTADOR E SUAS CONCLUSÕES. (NBC-T-13.5.1) REQUISITOS EXTRÍNSECOS: DEVE SER LAVRADO, ASSINADO PELO PERITO E RUBRICADO EM TODAS AS FOLHAS. INTRÍNSECOS: OBJETIVO (rigor das leis, princípios, etc) CONCISO (ater-se ao assunto), EXATO (opinião segura), CLARO (afirmativas transparentes e respostas definitivas).

ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL ABERTURA: “CAPA DE ROSTO” COM A IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO E DAS PARTES ENVOLVIDAS, O NOME DO PERITO- CONTADOR NOMEADO E DOS PERITOS-ASSISTENTES INDICADOS. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ALEGAÇÕES DAS PARTES, AS DILIGÊNCIAS, OS EXAMES EFETUADOS E OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS ADOTADOS. QUESITOS: TRANSCRIÇÃO DAS PERGUNTAS FORMULADAS, SEGUIDO DAS RESPOSTAS DO PERITO ÀS QUESTÕES TÉCNICAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUSÕES TÉCNICAS COM EXPOSIÇÃO DOS FATOS OBSERVADOS NA BUSCA DA VERDADE. ENCERRAMENTO e ANEXOS: RELATO DAS FOLHAS, DATA E ASSINATURA DO PERITO, PLANILHAS E OUTROS DOCUMENTOS.

ESTÉTICA DO LAUDO PERICIAL O LAUDO REPRESENTA A MATERIALIZAÇÃO DE TODO ESFORÇO TÉCNICO DO PERITO-CONTADOR E ALÉM DO SEU CONTEÚDO SER CORRETO E FIDEDIGNO, SUA FORMA GRÁFICA DEVERÁ POSSIBILITAR UMA LEITURA FÁCIL. CADA QUESITO FORMULADO DEVE SER TRANSCRITO EM FOLHA INDIVIDUAL, SEGUIDO DA SUA RESPOSTA. RECOMENDAÇÕES: DESTAQUE AOS TÍTULOS DOS CAPÍTULOS, ESTILO DE LETRA COM BOAS CONDIÇÕES DE LEITURA, TEXTO EM ESPAÇO DUPLO, MARGEM DA ESQUERDA MAIOR E AS DEMAIS, CONFORME A ABNT.

TÉCNICAS BÁSICAS DE PERÍCIA A MAIORIA DOS TRABALHOS PERICIAIS SÃO APLICADOS EM DIFERENTES TIPOS DE PROCESSOS JUDICIAIS, E UTILIZAM DIVERSAS ESPÉCIES DE PERÍCIA, COM APLICAÇÃO DE VÁRIAS TÉCNICAS ISOLADAMENTE OU EM CONJUNTO. PELA NBC-T-13, AS TÉCNICAS SÃO 8 (OITO): 1 – EXAME: ANÁLISE DE TODOS OS LIVROS E DOCUMENTOS RELACIONADOS COM O OBJETO DA LIDE. 2 – VISTORIA: DILIGÊNCIA QUE OBJETIVA A VERIFICAÇÃO E A CONSTATAÇÃO DE SITUAÇÃO, COISA OU FATO DE FORMA CIRCUNSTANCIAL.

TÉCNICAS BÁSICAS DE PERÍCIA 3 – INDAGAÇÃO: BUSCA DE INFORMAÇÕES MEDIANTE ENTREVISTA PESSOAL COM AS PARTES ENVOLVIDAS, QUE TÊM CONHECIMENTO DOS FATOS ORA PERICIADOS. 4 – INVESTIGAÇÃO: PESQUISA QUE BUSCA TRAZER AO LAUDO O QUE ESTIVER OCULTO POR QUALQUER MOTIVO. 5 – ARBITRAMENTO: TÉCNICA PARA DETERMINAR OS VALORES QUE POSSAM SOLUCIONAR A CONTROVÉRSIA, UTILIZANDO PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS OU OUTRO CRITÉRIO TÉCNICO, A FIM DE FUNDAMENTAR O VALOR ENCONTRADO PELO PERITO CONTÁBIL.

TÉCNICAS BÁSICAS DE PERÍCIA 6 – MENSURAÇÃO: ATO DE QUANTIFICAÇÃO FÍSICA DE BENS, DOS DIREITOS E DAS OBRIGAÇÕES, QUE ESTIVEREM CONSTANDO DO PROCESSO. 7 – AVALIAÇÃO: ATO DE ESTABELECER VALORES DE BENS RELATIVOS À PARTILHA, PENHORA, INVENTÁRIO DE ESPÓLIO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. 8 – CERTIFICAÇÃO: ATO DE ATESTAR A INFORMAÇÃO TRAZIDA AO LAUDO PELO PERITO, CONFERINDO-LHE CARÁTER DE AUTENTICIDADE, EM FUNÇÃO DA FÉ PÚBLICA ATRIBUÍDA AO PROFISSIONAL PERITO.

PARECER DO PERITO-ASSISTENTE A FIGURA DO ASSISTENTE TÉCNICO SURGIU EM 1992: O AUTOR INDICA UM CONTADOR E O RÉU INDICAVA OUTRO, PARA A FUNÇÃO DE PERITO-ASSISTENTE, ACOMPANHAR DILIGÊNCIAS, REALIZAR LEVANTAMENTOS ESPECÍFICOS DE INTERESSE DA PARTE QUE O INDICOU NO PROCESSO. DESDE 1999, O PERITO-ASSISTENTE É O RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO DE UM PARECER TÉCNICO, DENTRO DO PRAZO DE DEZ DIAS APÓS O PERITO-CONTADOR TER ENTREGUE O LAUDO NO CARTÓRIO. NO PARECER, O PERITO-ASSISTENTE RESUME A MATÉRIA QUE CONSTA DO LAUDO PERICIAL, DESTACANDO EVENTUAIS FALHAS OU INTERPRETAÇÕES ERRÔNEAS DO PERITO, DANDO SUA OPINIÃO TÉCNICA SOBRE O LAUDO, FAVORÁVEL OU DESFAVORÁVEL. O PERITO-ASSISTENTE TAMBÉM PODERÁ COMPARECER À AUDIÊNCIA, PARA ESCLARECER QUESTÕES TÉCNICAS DO SEU PARECER *DEVE SER INTIMADO 5 DIAS ANTES DA AUDIÊNCIA.

ENCAMINHAMENTO DO LAUDO E DO PARECER ANTES DA ENTREGA DO LAUDO PELO PERITO E DO PARECER PELO ASSISTENTE, DEVE SER FEITA UMA REVISÃO SOBRE O TRABALHO. APÓS CORRIGIDO, CADA UM ENCAMINHARÁ VIA PETIÇÃO EM 2 VIAS, AO CARGO DO JUIZ DA RESPECTIVA VARA. UMA VIA SERÁ JUNTADA AO PROCESSO, E A OUTRA, O CARTÓRIO PROTOCOLARÁ, PARA COMPROVAR A ENTREGA. COM A ENTREGA DO LAUDO, O JUIZ DESPACHA ÀS PARTES PARA TOMAR CIÊNCIA DO LAUDO, ABRINDO PRAZO PARA QUE ELAS SE MANIFESTEM: A REAÇÃO PODE SER DE CONCORDÂNCIA ABSOLUTA OU SE FOR PARCIAL, AS PARTES PODEM APRESENTAR CRÍTICAS, PARA O PERITO ESCLARECER. NO SEU PARECER, O PERITO-ASSISTENTE ANALISARÁ O LAUDO DO PERITO, PODENDO SER DE CONCORDÂNCIA ABSOLUTA OU PARCIAL, MAS NÃO PODERÁ TER ELOGIOS AO PERITO E NEM CRÍTICAS DE CUNHO PESSOAL. ORDEM DE PRODUÇÃO DE PROVAS NA AUDIÊNCIA: 1) O PERITO RESPONDE AO JUIZ SOBRE OS QUESITOS; 2) O JUIZ TOMA O DEPOIMENTO PESSOAL DO AUTOR E RÉU; 3) INQUIRIRÁ AS TESTEMUNHAS ARROLADAS PELAS PARTES.