PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: Estratégia de aproximação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Advertisements

I D P - Contribuindo para uma sociedade melhor
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
1990.
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Escola Superior de Educação
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
numa perspectiva inclusiva
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Currículo : Noções introdutórias
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Visões históricas da infância e das crianças
Retratos da Independência
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Universidade Federal do Amapá
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Habilidades e competências
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Escola Municipal São Sebastião - EF
Inclusão que bicho é esse?
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Um currículo do Brincar
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Histórias de crianças e infâncias
AVALIAÇÃO.
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
O papel pedagógico do órgão gestor
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.
Transcrição da apresentação:

PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: Estratégia de aproximação María Verónica Fillet Mihalik de Hopp Rosemeire Urives Higa Universidade Paulista - UNIP

Inquietações Pergunta PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Inquietações Estágio na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Pergunta Quais são as estratégias de Parceria entre a Família e a Escola para auxiliar no desenvolvimento sócio-cognitivo-afetivo da criança?

Pesquisa bibliografica - Estudo de caso PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Metodologia: Pesquisa bibliografica - Estudo de caso

Autores ARIÈS, Philippe: século XII A família não era unicelular PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Autores ARIÈS, Philippe: século XII A família não era unicelular A criança não era considerada nas suas especificidades O termo infância não existia Aprendizagem da criança era feita por outra família

Autores ZILBERMAN, Regina: Modernidade Sociedade capitalista PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Autores ZILBERMAN, Regina: Modernidade Sociedade capitalista Família: unicelular A criança é reconhecida pelas suas particularidades Educação: escolas

Autores SAVATER, Fernando PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Autores SAVATER, Fernando Socialização primária: família (se higienizar, falar, regras) Socialização secundária: escola (conhecimentos e competências) Eclipse da família - famílias: unicelular, monoparental... - mudanças na sociedade (mulher no mercado de trabalho, o divórcio) Socialização primária: responsabilidade das escolas

Autores MARTINS FILHO, José POSTMAN, Neil SULZBACH, Liliana PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Autores MARTINS FILHO, José Terceirização da criança POSTMAN, Neil A terceirização da televisão SULZBACH, Liliana Documentário: A invenção da infância Actividades extra-curriculares Mini-executivas

Autores CARVALHO, CAVALCANTE, PINTO, GARCIA e LETICHEVSKY PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Autores CARVALHO, CAVALCANTE, PINTO, GARCIA e LETICHEVSKY Parceria Família-Escola: para favorecer o desenvolvimento sócio-cognitivo-afetivo da criança

Estudio de caso Festa da Família: PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Estudio de caso Festa da Família: A Parceria Ideal Família-Escola-Igreja Escola de Pais

Conclusões Maior participação e interesse dos pais PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO Conclusões Maior participação e interesse dos pais Maior abertura por parte da escola Pesquisa em aberto