PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO
Advertisements

Competitividade Tipos de bens Serviços Demanda Oferta
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
GEOGRAFIA.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
Bibliografia: texto [11]
Movimentos Internacionais de Fatores
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
MERCADO CATARINA E FABIANY
Mercado Introdução MERCADO
Fundamentos de Economia
Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor
Aula 5 – Administração de Marketing
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Análises de Demanda e Oferta
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
Economia Brasileira_26/02/2007
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Professora Carol/Geografia
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
MACROECONOMIA.
A indústria e a transformação da natureza
Professor Fernando Castro Vieira Filho
Projeção através da aplicação dos coeficientes de elasticidade
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Fundamentos de economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Inflação e Índice de Preços
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Etapas do processo orçamentário
A ECONOMIA GLOBALIZADA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
1 Henrique de Campos Meirelles Setembro de 2004 Administrando o Presente e Construindo o Futuro.
A Industrialização Brasileira:
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL ESTUDO DE MERCADO PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL

O ESTUDO DE MERCADO É A PARTE DO PROJETO NA QUAL SE DETERMINA O GRAU DE NECESSIDADE QUE A SOCIEDADE APRESENTA EM RELAÇAO AO BEM CUJA PRODUÇÃO SE DEVE ESTUDAR.

OBJETIVO DETERMINAR A QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PROVINIENTES DE UMA NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO QUE NUMA CERTA ÁREA GEOGRÁFICA E EM DETERMINADAS CONDIÇÕES DE VENDA (PREÇOS) A COMUNIDADE ESTÁ DISPOSTA A COMPRAR.

O ESTUDO DE MERCADO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES RESPOSTAS I) QUEM COMPRARÁ? II) QUANTO SE COMPRARÁ? III) A QUE PREÇOS SE COMPRARÁ O PRODUTO ESTUDADO?

O ESTUDO DE MERCADO IMPLICA OS SEGUINTES ASPECTOS ANALISAR DADOS DO PASSADO, OBSERVÁ-LO NO PRESENTE E PROJETAR ESSA TENDÊNCIA PARA O FUTURO; É NECESSÁRIO QUE A PROCURA SEJA SUPERIOR A OFERTA. OBS. A DIFERENÇA ENTRE OFERTA E PROCURA CHAMAMOS DE PROCURA INSATISFEITA E É O OBJETIVO CENTRAL DO ESTUDO DE MERCADO..

IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR a) OS LIMITES GEOGRÁFICOS; b) O NÍVEL DE RENDA DOS CONSUMIDORES; c) O SEXO; d) FAIXA ETÁRIA; e) SETOR PRODUTIVO.

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS OS BENS PODEM SER : DE CONSUMO; BENS DE PROCURA DERIVADA.

OS BENS DE CONSUMO PODEM SER: a) BENS DE CONSUMO CORRENTE. Exemplo: Alimentos, produtos de higiene, diversões, serviços médicos, etc.; b) BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. Exemplo: Roupas, calçados, eletrodomésticos, automóveis, etc.

BENS DE PROCURA DERIVADA a) BENS INTERMEDIÁRIOS. Exemplo: Matérias-primas, serviços de mão-de-obra, energia elétrica, derivados de petróleo, etc.; b) BENS DE CAPITAL. Exemplo: Equipamentos, instalações, edificações, etc.

NO ESTUDO DE MERCADO DEVE CONTER O CONCEITO DE CONSUMO APARENTE QUE SIGNIFICA A PRODUÇÃO NACIONAL DO BEM MAIS AS IMPORTAÇÕES E MENOS AS EXPORTAÇÕES.

COLETA DE INFORMAÇÕES PODEMOS COLETAR INFORMAÇÕES RELATIVAS: CONSUMO DO BEM HISTÓRICO, CAPACIDADE DE PRODUÇÃO EXISTENTE, POPULAÇÃO CONSUMIDORA, PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, AO CONSUMO EM FUNÇÃO DO PREÇO, RELATIVAS AO MERCADO INTERNACIONAL DO PRODUTO, RENDA PER CAPITA E RELATIVAS A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO.

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES O ESTUDO DE MERCADO DEVE SER REALIZADO MEDIANTE: a) A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO, DOS CONSUMIDORES E SUAS CORRELAÇÕES; b) COLETA DE INFORMAÇÕES; c) ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS E DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJEÇÃO; d) PROJEÇÕES DAS INFORMAÇÕES.

fim