Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A visão Grega da Ciência
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Caráter da Revelação Espírita
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
Tópico Avançado: A teoria Geral da Relatividade.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Ciência: princípios básicos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
MÉTODO CIENTÍFICO.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
AULA 3 O Conceito de Ciência.
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Introdução à Sociologia
Teoria Da Relatividade
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
HUM Metodologia da Pesquisa
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PESQUISA.
Conhecer Conhecimento.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
A Construção da Ciência
A Psicologia Científica
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
Karl Popper Falsificacionismo.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Uma aplicação da complexidade na compreensão da Epidemiologia Prof. Vicente Pereira de Barros Entender a modelagem matemática das doenças. Os efeitos e.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Teoria do conhecimento II
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Surgimento do pensamento filosófico
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
David Hume (1711–1776).
CRISTIANE BARROSO Métodos usados em ciências. INDUÇÃO E DEDUÇÃO ARGUMENTOS LÓGICOS AUMENTA O CONTEÚDO FATUAL (ampliativo) - Das partes para o todo. NÃO.
PARADIGMAS DE PESQUISA
O que é conhecimento?.
Finalidades da pesquisa científica
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”

“Is Computer Science Science?” Pilares do pensamento cientifico O pensamento cientifico tem mais de dois mil anos e alguns pontos formam os pilares básicos desse pensamento. Um cientista jamais pode contrariar estes princípios, já testados pela humanidade. O principal objetivo da ciência é descrever a natureza. É por esse motivo que a matemática, lógica, direito e outras áreas, jamais foram classificadas como áreas cientificas. Basta que apenas um fato seja observado e a idéia teórica deve ser modificada ou destruída. É por isso que a Astrologia, não é classificada como ciência, pois vários fatos são observados que contrariam a Astrologia, e mesmo assim suas idéias continuam as mesmas desde a mais de quatro mil anos. Principio do Uno, ou seja a ciência é única, pois a natureza é uma só. É o caso da psicologia, que nunca foi considerado uma área cientifica, pois suas idéias não conseguem se unir a Física, Química e Biologia. Além de estarem baseados em sofismas, sem a existência de equações matemáticas. Nunca usar o sobrenatural e metafísico para descrever a natureza. É o caso da teologia e varias áreas religiosas, que não são áreas cientificas.

“Is Computer Science Science?” Ciências puras e aplicadas Esta classificação envolve a finalidade dos estudos, com duas divisões: ciências puras (ou ciências fundamentais), que estudam os conceitos básicos do conhecimento, e as ciências aplicadas, que estudam formas de aplicar o conhecimento humano para coisas úteis para ele. As ciências puras ou ciências fundamentais são a parte da ciência que descreve os mais básicos objetos, forças e relações entre eles e as leis que os governam, como por exemplo que todos os outros fenômenos podem ser em princípio ser derivados desses, seguindo a lógica do reducionismo científico. Há uma diferença entre ciência pura e ciência aplicada. As ciências puras, em contraste com as ciências aplicadas, são definidas como o conhecimento básico que elas desenvolvem. A ciência básica é o coração de todas as descobertas, e o progresso é feito em experimentos bem controlados. A ciência pura é dependente de deduções a partir de verdades demonstradas, ou estudos sem preocupação com aplicações práticas. As ciências aplicadas visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrial é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Is Computer Science Science?” Ciências exatas e inexatas Esta classificação divide as ciências de acordo com o grau de precisão dos seus resultados. As ciências exatas produzem resultados mais precisos, enquanto as ciências inexatas resultados nem tão precisos. Uma ciência exata é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitivas e predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Matemática, Física, Química, assim como partes da Biologia, Psicologia, e outras ciências sociais podem ser consideradas ciências exatas nesse sentido.

“Is Computer Science Science?” Ciência e Arte

“Is Computer Science Science?” Método científico Os termos "modelo", "hipótese", "lei" e "teoria" têm significados diferentes em ciência e na linguagem coloquial. Os cientistas usam o termo modelo significando a descrição de algo, especificamente algo que possa ser usado para fazer predições que possam ser testadas por experimento ou observação. Uma hipótese é uma contenção que (ainda) não foi bem embasada nem provada através de experimento. Uma lei física ou uma lei da natureza é uma generalização científica baseada em observações empíricas. A palavra teoria é mal entendida particularmente pelos não profissionais. O uso comum da palavra "teoria" refere-se a idéias que não possuem provas firmes ou base; diferentemente, os cientistas geralmente usam essa palavra para referirem-se aos corpos de idéias que fazem predições específicas. Dizer "a maçã caiu" é narrar um fato, enquanto que a teoria da gravitação universal de Newton é um corpo de idéias que permite que o cientista explique por que a maçã caiu e faz predições sobre outros objetos que caem.

“Is Computer Science Science?” Método científico Uma teoria especialmente frutífera que tem sobrevivido ao teste do tempo e tem uma grande quantidade de evidências apoiando-a é considerada como "provada" no sentido científico. Alguns modelos universalmente aceitos tais como a teoria heliocêntrica e a teoria atômica estão tão bem estabelecidas que é impossível imaginá-las como sendo falsas. Outras, tais como a relatividade, o eletromagnetismo e a evolução biológica têm sobrevivido a testes empíricos rigorosos sem serem contraditos, mas não há garantia de que elas não serão um dia suplantadas. Teorias mais recentes tais como a teoria da rede podem fornecer idéias promissoras, mas ainda não receberam o mesmo nível de exame. Os cientistas nunca falam em conhecimento absoluto. Diferentemente da prova matemática, uma teoria científica "provada" está sempre aberta à falseabilidade se novas evidências forem apresentadas. Até as teorias mais básicas e fundamentais podem tornar-se imperfeitas se novas observações estiverem inconsistentes a elas. A lei da gravitação de Newton é um famoso exemplo de uma lei a qual não pôde ser sustentada em experimentos envolvendo movimentos em velocidades próximas à da luz ou em proximidade a campos gravitacionais fortes. Fora dessas condições, as Leis de Newton continuam sendo um excelente modelo de movimento e gravidade. Por causa das bases da relatividade geral para todos os fenômenos das Leis de Newton e outros, a relatividade geral é agora vista como a melhor teoria.