Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades Certificadas em Produção Integrada (2007)
Advertisements

Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
Insucesso no controle quimico de doenças
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO E SANITÁRIO
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
Programa Atuação Responsável
10º Congresso Florestal Estadual
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Como produzir um alimento seguro
Cooperativas e Mercado Internacional
Organização política o segmento agropecuário
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
A informação sobre resíduos de agrotóxicos no espaço virtual Dr. Diego González Machín OPAS/OMS.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
Luiz Carlos Bhering Nasser
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Câmara dos Deputados Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Comissão de Minas e Energia Projeto Xisto Agrícola Sistema de Produção.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
Conteúdo programático
Legislação de Alimentos
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade Sistema Agropecuário de Produção Integrada – SAPI Felipe José de Carvalho Corrêa Fiscal Federal Agropecuário CPICP/CGSPR/DEPROS/SDC/MAPA São Paulo (SP), 25/03/2017

Patamares para a Inovação e Competitividade na Agropecuária Brasileira Nível 5 SAPI BPA APPCC PPHO Nível 4 EUREPGAP Produtor com BPA Nível 3 Nível 2 Produtor sem BPA Nível 1 Ações de Conscientização Básica Legenda: SAPI – Sistema Agropecuário de Produção Integrada EUREP – GAP - Protocolo Europeu de Boas Práticas Agropecuárias APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle PPHO – Procedimentos Padrões de Higiene Operacional BPA – Boas Práticas Agropecuárias Fonte: Senai / Sebrae e Embrapa Adaptado por JRA/ARK/FJC - MAPA

Mudança dos Hábitos dos Consumidores O que o consumidor atual valoriza: Preocupação com segurança alimentar; Preocupações com saúde (hormônios, OGM, antibióticos); Preocupações induzidas por foco de mídia; Qualidade e segurança dos produtos versus preços; Rastreabilidade (de onde vem o que eu como?); Rotulagem; Preocupações Sociais: meio-ambiente, bem-estar animal, sustentabilidade; e Consciência social e participação – era do engajamento.

Conceito de Produção Integrada - PI É um sistema de produção baseado na Sustentabilidade, aplicação dos recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de Monitoramento dos procedimentos e a Rastreabilidade de todo o processo, tornando-o economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Princípios e Fundamentos da Produção Integrada Produção de Alimentos Seguros; Preservação do Meio Ambiente; Higiene e Segurança no Trabalho; Saúde e Bem-Estar Animal; Rastreabilidade dos Procedimentos; Viabilidade Técnico-Econômica; Integração da Cadeia Clientes/Fornecedores; e Organização da Base Produtiva.

Vantagens da Produção Integrada para o Produtor Organização da base produtiva Valorização de seu produto: Produto diferenciado Maximização dos lucros: Diminuição dos custos de produção Permanência no mercado: Competitividade Sustentabilidade do processo de produção

Vantagens da Produção Integrada para a Indústria Produtos de melhor qualidade Quebra da sazonalidade de determinados produtos Produtos padronizados

Vantagens da Produção Integrada para o Setor Varejista Certeza de levar ao consumidor um produto seguro com qualidade

Vantagens da Produção Integrada para o Consumidor Garantia de alimentos de alta qualidade e saudáveis Livre de resíduos ou de acordo com o permitido

Etapas para Estruturação dos Projetos de Produção Integrada Identificação e seleção dos pólos estratégicos; Constituição do Comitê técnico-operacional; Descrição das áreas temáticas específicas; Organização de base produtiva (Cooperativas, Associações, Sindicatos, Consórcio e Condomínios); Levantamento Cadastral dos Atores Interessados; Registro dos procedimentos para fins de rastreabilidade; Elaboração do Planos de Treinamento e Capacitação (Saúde e Segurança no Trabalho, BPA e APPCC, Saúde e Bem estar Animal, Educação Sócio-Ambiental, Rastreabilidade de Processos, Gestão dos Fatores de Produção, Integração Agricultura/Pecuária, Seleção de Raças/Variedades e Padronização e Classificação dos Produtores);

Etapas para Estruturação dos Projetos de Produção Integrada Geração, validação e normatização de procedimentos técnico- operacionais específicos; Geração, validação e regulamentação de sistema de avaliação da conformidade; Implementação do Sistema de monitoramento e auditoria; e Institucionalização das Normas e Procedimentos técnico-operacionais.

Projetos Complementares ou de Apoio ao SAPI Treinamento e Capacitação Organização e Gestão da Base Produtiva Análise de Resíduos e Contaminantes Controle e Monitoramento da Água Rede de Difusão de Tecnologia Melhoramento Genético Promoção e Divulgação do Sistema Manutenção da Base de Dados Infra-estrutura e Logística Rural

Áreas Temáticas Específicas para Pecuária de Corte Caracterização agro-ambiental da exploração Rastreabilidade dos processos Saúde e segurança no trabalho Monitoramento do solo e água Adubação mineral e orgânica Recursos hídricos e irrigação Identificação animal Saúde e bem estar animal

Áreas Temáticas Específicas para Pecuária de Corte Alimentação dos animais Recursos Genéticos Manejo dos dejetos Paisagem e biodiversidade Proteção das forrageiras Selo de conformidade

Projetos em Andamento PI MS (Esther Cardoso – Embrapa CNPGC) PI SP (Sergio Novita Esteves – Embrapa Sudeste) PI SP (Arlindo L. Costa – Embrapa Caprinos)

Interação Ministério da Agric., Pec., e Abast. - SAPI Legislações pertinentes; e Treinamento e capacitação em BPA`s (princípios básicos): Promover a conscientização dos produtores rurais à adoção de práticas tecnológicas que garantam o desenvolvimento sustentado das atividades agropecuárias; Reduzir a presença de perigos de natureza biológica, química e física por representarem riscos à saúde humana; Estabelecer a rastreabilidade dos processos de produção, com vistas a garantir os padrões de identidade e qualidade dos produtos agro-alimentares; Difundir conceitos, princípios e procedimentos agronômicos, veterinários e zootécnicos que evitem a degradação do meio ambiente e assegurem a saúde e o bem estar animal; e Fixar parâmetros tecnológicos de referência global para a avaliação da conformidade que possibilitem a realização de análises comparativas de homologação.

DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE Diretor – Paulo César Nogueira Assistente Técnico CELSO LEMOS ROSAL Coordenação Geral de Desenvolvimento Sustentável ROGÉRIO PEREIRA DIAS Coordenação Geral de Sistemas de Produção Integrada e Rastreabilidade JOSÉ ROZALVO ANDRIGUETO Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Pecuária JADER JACOMINI FERREIRA Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola LUIZ CARLOS BHERING NASSER Coordenação de Sistema de Rastreabilidade SERGUEI BRENER

Coordenação de Produção integrada da Cadeia Pecuária JADER JACOMINI FERREIRA Divisão de Bovideocultura Divisão de Aves e Suínos FELIPE JOSÉ DE CARVALHO CORRÊA Divisão de OvinoCaprino-cultura e Apicultura ROGÉRIO DOS SANTOS LOPES

Referências http://www.agricultura.gov.br/ http://www.embrapa.br/ http://www.codexalimentarius.net/web/index_en.jsp http://europa.eu.int/comm/environment/newsletters_en.htm http://www.fao.org/ag/default.htm http://www.fao.org/es/ess/top/country.jsp http://www.farre.org/ http://www.iso.org/iso/en/ISOOnline.frontpage http://www.ecologie.gouv.fr/sommaire.php3 http://www.ams.usda.gov/nop/indexIE.htm http://infoagro.net/index2.cfm?CFID=430645&CFTOKEN=67629654 http://www.usda.gov/wps/portal/usdahome http://europa.eu.int/comm/food/food/foodlaw/guidance/index_en.htm http://www.micotoxinas.com.br http://www.alimentos.senai.br/index.htm

José Rozalvo Andrigueto Jader Jacomini Ferreira Coordenador Geral de Sistemas de Produção Integrada e Rastreabilidade CGSPR/DEPROS/SDC/MAPA Esplanada dos Ministérios Bloco D Anexo B sala 128 CEP 70043-900 Brasília-DF Fone: (0xx61) 3225-4538 (0xx61) 3218-2390 Fax: (0xx61) 3223-5350 jrozalvo@agricultura.gov.br Jader Jacomini Ferreira Coordenador da Produção Integrada da Cadeia Pecuária Fiscal Federal Agropecuário CPICP/CGSPR/DEPROS/SDC/MAPA Esplanada dos Ministérios Bloco D Anexo B sala 120 CEP 70043-900 Brasília-DF Fone: (0xx61) 3218-2541 Fax: (0xx61) 3223-5350 jjferreira@agricultura.gov.br