Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion TECNOLOGIA APLICADA A LA EDUCACION PROFESSOR: Dr. FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
Diante a Era Tecnológica.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Afeto e Comunicação Afetiva
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Psicologia das Relações Interpessoais
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
IMPLICAÇÕES E IMPORTÂNCIA O PAPEL DO DIRETOR, PROFESSOR E ALUNO DO ITQ.
Autonomia e governo de si
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AMAR.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Texto: ORAÇÃO A MIM MESMO Oswaldo Antônio Begiato
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Universidade Estadual de Maringá
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Comunicação Entre Espécies O que podemos aprender com os animais? Sheila Waligora Sheila Waligora.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Amigo, você sabe A M A R ?.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AMIZADE OU AMOR DE VERDADE
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira
O mais importante Não é o conhecimento, mas a aprendizagem. Não é a posse, mas a aquisição. Não é o ontem, mas o hoje. Não é o amanhã, mas o sempre.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.
Competências e Habilidades
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Você sabe amar ?.
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
O(A) AMIGO(A) Amigo(a) é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
PARA SER HUMANO PARA SER HUMANO PARA SER HUMANO
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Metodologia de projetos
Autor: Oswaldo Antonio Begiato
Construindo a cultura educacional inclusiva
Você sabe AMAR???.
Caminhos. CONTEMPLAR, DETER-SE E LER COM O CORAÇÃO.
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Professora: Janine Fernandes
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Oração a mim mesmo... Progressão automática. Que eu me permita olhar, e escutar, e sonhar mais. Falar menos. Chorar menos. Ver nos olhos de quem me vê,
1ª REUNIÃO PROFESSORES ORIENTADORES PEDAGÓGICOS COORDENADORES DO 6º AO 9º ANO Sejam Bem-Vindos! Coordenação - 6º ao 9º ano.
Transcrição da apresentação:

Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion TECNOLOGIA APLICADA A LA EDUCACION PROFESSOR: Dr. FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO GRUPO: ADRIANA - ABELHA MARLENE - MORCEGONA LUCIA – LEBRE-LEOPARDA

Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion A CONSTRUÇÃO DO DESEJÁVEL NA ESCOLA QUE SONHAMOS

ESCOLA PROFESSOR PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion

Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion JOGRAL: Diálogo sentir-pensar de Saturnino de la Torre Diálogo sentir-pensar de Saturnino de la Torre

Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion A águia que queria ser galinha de Leonardo Boff

O SENTIDO DRÁMATICO DA APRENDIZAGEM O educador educa a dor da falta, cognitiva e afetiva, para a construção do prazer. É da falta que nasce o desejo. Educa a aflição da tensão da angustia de desejar. Educa a fome do desejo. Um dos sintomas de estar vivo é a nossa capacidade de desejar e de nos apaixonar, amar e odiar, destruir e construir. Somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender, e nós, educadores, também de ensinar. Instrumental importante na vida do ensinar do educador é o ver (observação), o escutar e o falar. Assim como, para estar vivo, não basta coração batendo, para ver não basta estar de lhos abertos. Observar, olhar o outro e si próprio, significa estar atento, buscando o significado do desejo,acompanhar o ritmo do outro buscando sintonia com este. A observação faz parte da aprendizagem do olhar, que é uma ação altamente movimentada e reflexiva. Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion

Ver é buscar tentar compreender ler desejos. Através do seu olhar, o educador também lança seus desejos para outro. Para escutar, não basta, também, só ter ouvidos. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro (diferente ou similar ao nosso), abrir-se para o entendimento de sua hipótese, identificar-se com sua hipótese, para a compreensão do seu desejo Para falar, não basta ter boca, é necessário ter um desejo para comunicar; pois todo o desejo pede, busca comunicação com o outro. Também, todo o desejo do outro. É o outro que me impele a desejar... É na fala do educador, no ensinar (intervir, devolver, encaminhar), expressão do seu desejo, casado com o desejo que foi lido, compreendido pelo educando, que tece seu ensinar. Ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão. Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion Madalena Freire