I- Concepção de Educação

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Transcrição da apresentação:

I- Concepção de Educação “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”(Anísio Teixeira) A educação está voltada para a humanização, contribuindo com a construção de uma sociedade que assegura direitos sociais, políticos, econômicos e culturais a todos, além de garantir ações que rompam com as práticas de exclusão. Educar significa, portanto, organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade sócio-cultural.

II – Concepção de criança A criança é um ser autônomo, que participa ativamente de seu desenvolvimento e do processo de aprendizagem, devendo ser entendido e respeitado em sua condição.

III – Princípios da Educação Nossas propostas têm como Fundamentos Norteadores os princípios: - Éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito comum; - Políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; - Estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

IV – Ações que serão desenvolvidas na U.E. - Priorizar uma educação humanizada com valorização dos educandos e prevenção de qualquer forma de discriminação ou desigualdade, tendo em vista a intervenção sobre a sociedade para a ampliação dos direitos na construção de uma cidadania ativa; - Dar ênfase à vida, ao desenvolvimento de habilidades, de competências e da criatividade;

IV- Ações que serão desenvolvidas na U.E. - Inserir as crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade criando condições para o conhecimento, descobrimento, ressignificação de experiências, sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais por meio do fazer, do aprender e das múltiplas formas de expressão; - Reconhecer a importância do desenvolvimento da responsabilidade do aluno no seu próprio desenvolvimento a fim de que o mesmo chegue a uma concepção clara da cultura do seu meio e da sua época, do desenvolvimento gradativo de valores estéticos, morais, cívicos e culturais; - Construir a interação escola-comunidade.

V – Desafios estabelecidos Aumentar os estudos e as reflexões sobre as “Orientações Curriculares”,os “Parâmetros de qualidade” e a bibliografia dirigida ao trabalho com a Educação Infantil; Desenvolver o Projeto Especial de Ação: ”O trabalho com as Múltiplas Linguagens:arte,música e movimento”; Desenvolver os projetos integrados: ”Higiene,saúde e meio ambiente”,”Identidade e Etnia” e “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros”.