INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
Resumo.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Guias ou Fichas de exploração
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
DIRETORIA DE ENSINO- NORTE 2 Replanejamento 2013
Currículo oficial de São Paulo
Caderno Interfaces Curriculares
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Livro: Estratégias de leitura
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Profa. Cristina Araújo de Farias
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Estratégias de leitura
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Resumo.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
PROFª. Leila de Souza Ganem
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Resumo.
“Um país se faz de homens e livros”
a importância da leitura
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
ENSINAR a APRENDER a LER,
TRABALHO COLABORATIVO
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

INAF - 2005 Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades Analfabeto – Não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação de palavras e frases. Alfabetizado Nível Rudimentar – Consegue ler títulos ou frases, localizando uma informação bem explícita. Alfabetizado Nível Básico – Consegue ler um texto curto, localizando uma informação explícita ou que exija uma pequena inferência. Alfabetizado Nível Pleno – Consegue ler textos mais longos, localizar e relacionar mais de uma informação, comparar vários textos, identificar fontes.

INAF - 2005

NÍVEL RUDIMENTAR Só respondem questões simples como estas: A partir de que idade a vacinação é gratuita? Local e data

Nível básico Numa notícia que informa que “morreram num deslizamento a engenheira Maria Araújo, a médica Lucia Penteado e sua filha Alice”. Ao ler a notícia, uma grande maioria dessas pessoas respondem corretamente à pergunta: Quantas pessoas morreram no acidente? Nas perguntas mais difíceis, a probabilidade deles acertarem é pequena.

Nível Pleno As pessoas nesse grupo conseguem realizar corretamente a maioria das questões do teste. Conseguem, por exemplo, localizar informações que constam de um documento para preencher um formulário. Comparando as resenhas de filmes da programação de TV, sabem reconhecer qual filme tem o comentário menos favorável. Conseguem buscar e relacionar vários itens de informação em textos mais longos, por exemplo, uma matéria de página dupla que descreve a anatomia e os hábitos da onça pintada.

Escolaridade aumenta, mas resultados garantidos pelos níveis de ensino diminuem

OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Ser integrante de uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita; Saber adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores; Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos; Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

Expectativas de aprendizagem Leitura – 1º ano Apreciar textos pertencentes a diferentes gêneros (orais ou escritos), para serem lidos autonomamente ou lidos por um adulto e recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características do texto ouvido ou lido; Ler, com ajuda do professor, diferentes gêneros (notícias, instrucionais, informativos, contos, entre outros) apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita. Ler, com autonomia, placas de identificação, nomes, parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, listas, manchetes de jornal entre outros.

PRÁTICAS DE LEITURA- organização de situações didáticas - professor Leitura diária para os alunos contos, lendas, mitos, etc para ampliar o universo cultural; Rodas de leitura em que os alunos possam compartilhar os livros e textos lidos; Leitura (pelos alunos) de diferentes gêneros textuais em todos os anos do Ciclo para ampliar o repertório dos alunos; Seleção e oferta aos alunos livros de boa qualidade literária; Momentos em que os alunos tenham de ler histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para ler em voz alta;

PRÁTICAS DE LEITURA- organização de situações didáticas - professor Situações em que os alunos consultem fontes de diferentes suportes (jornal, revista) para aprender a buscar informações; Escolha e oferta para a classe de jornais, revistas, textos informativos como fontes de informação e como materiais de estudo e ampliação do conhecimento; Leitura em que os alunos utilizem procedimentos adequados aos diferentes propósitos do leitor (ler rapidamente títulos e subtítulos até encontrar uma informação, selecionar uma informação precisa, ou ler minuciosamente para executar uma tarefa etc)

PRÁTICAS DE LEITURA- organização de situações didáticas - professor Leitura em que os alunos façam uso de indicadores (autor, gênero, assunto) para fazer antecipações, inferências e enriquecer as interpretações; Leitura em que os alunos tenham que inferir o significado de uma palavra pelo contexto, do estabelecimento de relações com outros textos lidos e busca no dicionário quando o significado exato da palavra for fundamental; Situações em que os alunos após a leitura de um texto exponham o que compreenderam, compartilhem pontos de vista sobre os textos que leu, sobre o assunto, façam relação com outros textos lidos e enriquecer suas interpretações;

PRÁTICAS DE LEITURA- organização de situações didáticas - professor Leitura em que os alunos façam uso da leitura de textos com o propósito de ler para estudar e em que os alunos releiam para estabelecer relações entre o que esta lendo e o que já foi lido, resolver uma suposta contradição etc, utilizando anotações, grifos, resumos para entender melhor ou para recuperar informações.