EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Trabalhando com Grupos
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Orientações Curriculares para a Educação Básica
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO PROJETO PEDAGÓGICO CIDADANIA: FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS DA UNIDADE ESCOLAR Desafios: estabelecer uma visão real das práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos; proporcionar um ambiente escolar num local de formação de alunos criativos, solidários, com uma consciência crítica do real papel do ser humano no ambiente em que vive.

Definição de papéis O professor, o educador, mais do que um orientador do processo de aprendizagem, deverá ser um mediador na construção do conhecimento, seu gestor e animador. Papel de orientar, conscientizar, informar e provocar para que os alunos sejam atuantes, solidários e cidadãos.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DAR CONDIÇÕES PARA QUE NOSSOS ALUNOS: Desenvolvam capacidades – “aprender a aprender”; desenvolver sua identidade pessoal e a socialização–“aprender a conviver”; atuar de forma ética, crítica e participativa na sociedade em todos os âmbitos – “aprender a fazer”; queremos que nossos educandos sintam indignação diante de perda da dignidade humana e de injustiças; pretendemos formar alunos solidários e companheiros nas relações entre as pessoas; alunos que respeitem às diferenças culturais, raciais e pessoais; alunos disciplinados no trabalho e no estudo; alunos criativos .

AOS PROFISSIONAIS atuar de forma ética, crítica e participativa em todas as instâncias; pretendemos que sejam mais solidários e companheiros nas relações entre as pessoas; que respeitem às diferenças culturais, raciais e pessoais; que se esforcem na busca de um objetivo comum a construção de um trabalho coletivo solidificado; que busquem alternativas de formação dentro e fora da Unidade Escolar.

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO – ANO LETIVO 2011 TEMA - “O desafio de ser educador no século XXI com enfoque: Programa Ler e Escrever- Prioridade na Escola Municipal e “A contrução de práticas educacionais inclusivas”

ARTICULAÇÃO COM O PP o desenvolvimento e o aprimoramento das competências leitora e escritora de nossos alunos; formação de cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam nas diversas situações da vida; professores, educadores do século XXI, construam - junto com os educandos - saberes significativos que combatam a exclusão social

abordar as dificuldades que interferem no processo de ensino aprendizagem, os quais exigem o envolvimento, a colaboração e o compromisso de todos; Principal desafio: Construir práticas educacionais inclusivas para garantir o acesso das crianças portadoras de necessidades especiais e também garantir o sucesso dos alunos com ritmos diferenciados de aprendizagem Para isso precisamos: Investir na formação continuada dos educadores, na busca por novos modos de produzir conhecimento, novas maneiras de ensinar e aprender.