CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Programas sociais para a infância
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Pacto do Ensino Médio e o REM
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
nem elogios, nenhuma fama, simplesmente
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Diretrizes da Educação Infantil MEC
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Ética e Valores na Sala de Aula
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Centros de Educação em Direitos Humanos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios Éticos Princípios Políticos
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Transcrição da apresentação:

CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ

I- Concepção de Educação Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra Anísio Teixeira A educação está voltada para a humanização, contribuindo com a construção de uma sociedade que assegura direitos sociais, políticos, econômicos e culturais a todos, além de garantir ações que rompam com as práticas de exclusão. Educar significa, portanto, organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências infantis, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade sociocultural.

II – Concepção de criança A criança é um ser autônomo e único, que participa ativamente de seu desenvolvimento e do processo de aprendizagem, devendo ser entendido e respeitado em sua condição.

III – Princípios da Educação Nossas propostas têm como Fundamentos Norteadores os princípios: * Éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito comum; * Políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; * Estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

IV – Ações que serão desenvolvidas na U.E. * Priorizar uma educação humanizada com valorização dos educandos e prevenção de qualquer forma de discriminação ou desigualdade, tendo em vista a intervenção sobre a sociedade para a ampliação dos direitos na construção de uma cidadania ativa; * Dar ênfase à vida, ao desenvolvimento de habilidades, de competências e da criatividade;

IV- Ações que serão desenvolvidas na U.E. * Inserir as crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade criando condições para o conhecimento, descobrimento, ressignificação de experiências, sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais por meio do fazer, do aprender pelas múltiplas linguagens e expressões; * Firmar parcerias e interações entre escola-comunidade.

V – Desafios estabelecidos * Aumentar os estudos e as reflexões sobre as “Orientações Curriculares” e bibliografia dirigida ao trabalho com a Educação Infantil; * Desenvolver os Projetos Especiais de Ação: “Desenvolvendo e Explorando as Linguagens Infantis nas Rotinas, Interações e Espaços do CEI” e “Brinquedos, Brincadeiras e Rotinas Infantis”; * Desenvolver os projetos integrados: “Sacolinhas Mágicas” e “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros”; * Visitas à Biblioteca Érico Veríssimo, ao Parque Pinheirinho D’Água, ao Pico do Jaraguá e ao Teatro; * Contadores de História no CEI.