Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.

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Transcrição da apresentação:

Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas

Para começo de conversa Importância: – Apresentar e contextualizar o assunto a ser desenvolvido na unidade Por quê? – Dar sentido a noção do todo, para saber o que vai ser aprendido

A conversa é... Sensibilização, contextualização e levantamento inicial Importância: – Promover a conversa e instigar os alunos a falar sobre suas vivências e sondar o conhecimento que já possuem em relação ao assunto que será desenvolvido Por quê? – Incentiva o começo das discussões – Estimula os conhecimentos prévios ou a elaboração de hipóteses que serão testadas, pesquisadas, ampliadas, retomadas até o final da sequência

A questão é: Problematização Importância: – Problematizar o senso comum em relação ao assunto tratado – Despertar o interesse – Registro das hipóteses levantadas Por quê: – Coloca em questão o conhecimento e instiga para o desconhecido – Facilita o levantamento e a checagem de hipóteses – Contribui para: Tomada de decisão Desenvolvimento do raciocínio Autonomia

Atividade de desenvolvimento e sistematização Desenvolvimento e sistematização parciais Importância: – Dar conta da problematização – Organiza: Compreensão dos conteúdos As informações Noções e os procedimentos As atividades Por quê: – Dá oportunidade para que as hipóteses sejam testadas – Introduz os conhecimentos científicos

O que aprendemos nesta unidade Síntese final ou conclusão Importância: – Sintetiza e registra o que foi desenvolvido com foco na reflexão e ampliação do conhecimento Por quê: – Incentiva socialização – Confronta as hipóteses iniciais com os conhecimentos