SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho
Meta Promover a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil a vivência de experiências com as diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, baseados pelos princípios que norteiam as Orientações Curriculares.
A Rede Em Rede Fase 1/ 2006: Apropriação – Coordenador Pedagógico Foco nos instrumentos metodológicos (observação, registro, devolutiva, plano de ação) utilizados pelos CPs em seu trabalho de formação de professores, transversalizados pelas múltiplas linguagens compreendidas e vivenciadas nas U.E.s como práticas sociais e culturais Fase 2/ 2007: Aprofundamento – Coordenador Pedagógico Foco nas linguagens apontadas nos Planos de Formação elaborados pelos CP (Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Brincadeira). Formação central e local: uso dos instrumentos metodológicos e aproximação das crianças às práticas sociais Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e Orientações Didáticas Subsidiar a Rede no processo de seleção e organização de conteúdos de aprendizagem a serem desenvolvidos Fase 3/ 2008: Criação Partilhada – CP e Diretor de Escola Formação Central (foco na Gestão Pedagógica compartilhada – CP e D) e Local (foco na Supervisão de práticas - CP); Jornadas Pedagógicas; Seminários e Cursos Optativos.
PROPOSTA DOT EI 2009 A partir do acompanhamento e avaliação da Fase 3 do Programa e da análise das contribuições de todos os envolvidos no desenvolvimento do trabalho elaboramos como proposta o Rede em rede – Fase 4 com o objetivo de encerrar um ciclo de trabalho envolvendo educadores e profissionais das diferentes instâncias e segmentos.
EDUCAÇÃO INFANTIL Rede fase 4/ 2009 DOT EDUCAÇÃO INFANTIL Rede fase 4/ 2009 GT PROFESSORES 1 Assessor + Formadores credenciados GT CP 1 Assessor + Formadores das DREs (Supervisores e/ ou ATEs) GT GESTORES (D e CP) 1 Assessor + Formadores credenciados GT SUPERVISORES Coordenação Geral FOCO LINGUAGENS EXPRESSIVAS As OCs e os INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS As OCs e a GESTÃO PEDAGÓGICA As OCs e o acompanhamento e a avaliação dos PPs das Unidades Produto GPS 2010: Revisão das OCs Indicadores 1 encontro mensal (3 horas) com DOT e Assessoria com F.CENTRAL/ 4 h, quintas- com F.LOCAL/ (4 horas) Cursos Optativos Módulos 1 Módulos = 20 h 18h presenciais + 2 h não presenciais
GT DREs Supervisores e Diretores Focos Olhar investigativo do Supervisor sobre as ações da Educação Infantil Pesquisa LOCAL Registros da UE: PP, Plano de Gestão Compartilhada do D e do CP, Plano de Formação do CP, Programação Didática, Planos de trabalho dos professores, aprendizagens das crianças... Eixo OCs Temáticas Interações Tempos Espaços Materiais
Formação Local CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Formação do CP Apoiar o CP no seu papel de formador local Eixo OCs Temática Plano de Trabalho, práticas e registro dos professores Programação Didática para as diferentes faixas etárias
Formação Central Diretor e CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Gestão Pedagógica Eixo OCs Temáticas Processo de Acompanhamento e Avaliação Gestão dos Tempos Gestão dos Espaços Gestão dos Materiais Gestão das Interações
Formação de Professores Focos Desenvolvimento de trabalho realizado junto às crianças Planos de Trabalho Eixo OCs Temáticas Linguagens expressivas: integração e especificidades
Formação de Professores 1. Público Professores de CEIs, EMEIs e EMEEs 2. Módulos 1 módulo = 20 horas 1 módulo = 6 encontros de 3 horas cada + 2 h não presenciais 3. Cronograma previsto: depende dos trâmites de contratação Módulo 1: setembro e outubro Módulo 2: novembro e dezembro 4. Encontros 3ª e 4ª feiras, manhã/ tarde e noite 5. Produto final Publicação
Formador de Professores Planejamento CENTRAL com DOT EI - encontro mensal com Equipe da DOT – EI, Coordenação Geral e Assessores para: discutir relatórios de acompanhamento enviados, avaliar os encontros de formação de professores, planejar pautas e encaminhamentos, elaborar pautas para os Módulos/ encontros nas DREs contribuir para a produção do PRODUTO FINAL Detalhamento do desenvolvimento das pautas Encontros semanais de 3 horas nas DREs: manhã; manhã/ tarde; tarde/ noite ; noite Relatórios dos encontros: parciais (notícias por e-mail): inicial intermediários (a cada três encontros): formativa final do módulo/ grupo: somativa Acompanhamento de UEs/ Professores para coleta de material para indicação para os Seminários (DRE) e para as Publicações