SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

SME DOT Educação Infantil REDE EM REDE – FASE 3/ 2008
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Proposta para formação continuada
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
SME DOT Educação Infantil REDE EM REDE – FASE 3/ 2008.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Futuro do CFES Proposta para debate.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CURRICULO +.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
DESENHO DO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Maria Ilnair Martins Leite
Didática da alfabetização
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto Aluno Monitor em Ação
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Disciplina de Arte.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho

Meta Promover a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil a vivência de experiências com as diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, baseados pelos princípios que norteiam as Orientações Curriculares.

A Rede Em Rede Fase 1/ 2006: Apropriação – Coordenador Pedagógico Foco nos instrumentos metodológicos (observação, registro, devolutiva, plano de ação) utilizados pelos CPs em seu trabalho de formação de professores, transversalizados pelas múltiplas linguagens compreendidas e vivenciadas nas U.E.s como práticas sociais e culturais Fase 2/ 2007: Aprofundamento – Coordenador Pedagógico Foco nas linguagens apontadas nos Planos de Formação elaborados pelos CP (Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Brincadeira). Formação central e local: uso dos instrumentos metodológicos e aproximação das crianças às práticas sociais Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e Orientações Didáticas Subsidiar a Rede no processo de seleção e organização de conteúdos de aprendizagem a serem desenvolvidos Fase 3/ 2008: Criação Partilhada – CP e Diretor de Escola Formação Central (foco na Gestão Pedagógica compartilhada – CP e D) e Local (foco na Supervisão de práticas - CP); Jornadas Pedagógicas; Seminários e Cursos Optativos.

PROPOSTA DOT EI 2009 A partir do acompanhamento e avaliação da Fase 3 do Programa e da análise das contribuições de todos os envolvidos no desenvolvimento do trabalho elaboramos como proposta o Rede em rede – Fase 4 com o objetivo de encerrar um ciclo de trabalho envolvendo educadores e profissionais das diferentes instâncias e segmentos.

EDUCAÇÃO INFANTIL Rede fase 4/ 2009 DOT EDUCAÇÃO INFANTIL Rede fase 4/ 2009 GT PROFESSORES 1 Assessor + Formadores credenciados GT CP 1 Assessor + Formadores das DREs (Supervisores e/ ou ATEs) GT GESTORES (D e CP) 1 Assessor + Formadores credenciados GT SUPERVISORES Coordenação Geral FOCO LINGUAGENS EXPRESSIVAS As OCs e os INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS As OCs e a GESTÃO PEDAGÓGICA As OCs e o acompanhamento e a avaliação dos PPs das Unidades Produto GPS 2010: Revisão das OCs Indicadores 1 encontro mensal (3 horas) com DOT e Assessoria com F.CENTRAL/ 4 h, quintas- com F.LOCAL/ (4 horas) Cursos Optativos Módulos 1 Módulos = 20 h 18h presenciais + 2 h não presenciais

GT DREs Supervisores e Diretores Focos Olhar investigativo do Supervisor sobre as ações da Educação Infantil Pesquisa LOCAL Registros da UE: PP, Plano de Gestão Compartilhada do D e do CP, Plano de Formação do CP, Programação Didática, Planos de trabalho dos professores, aprendizagens das crianças... Eixo OCs Temáticas Interações Tempos Espaços Materiais

Formação Local CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Formação do CP Apoiar o CP no seu papel de formador local Eixo OCs Temática Plano de Trabalho, práticas e registro dos professores Programação Didática para as diferentes faixas etárias

Formação Central Diretor e CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Gestão Pedagógica Eixo OCs Temáticas Processo de Acompanhamento e Avaliação Gestão dos Tempos Gestão dos Espaços Gestão dos Materiais Gestão das Interações

Formação de Professores Focos Desenvolvimento de trabalho realizado junto às crianças Planos de Trabalho Eixo OCs Temáticas Linguagens expressivas: integração e especificidades

Formação de Professores 1. Público Professores de CEIs, EMEIs e EMEEs 2. Módulos 1 módulo = 20 horas 1 módulo = 6 encontros de 3 horas cada + 2 h não presenciais 3. Cronograma previsto: depende dos trâmites de contratação Módulo 1: setembro e outubro Módulo 2: novembro e dezembro 4. Encontros 3ª e 4ª feiras, manhã/ tarde e noite 5. Produto final Publicação

Formador de Professores Planejamento CENTRAL com DOT EI - encontro mensal com Equipe da DOT – EI, Coordenação Geral e Assessores para: discutir relatórios de acompanhamento enviados, avaliar os encontros de formação de professores, planejar pautas e encaminhamentos, elaborar pautas para os Módulos/ encontros nas DREs contribuir para a produção do PRODUTO FINAL Detalhamento do desenvolvimento das pautas Encontros semanais de 3 horas nas DREs: manhã; manhã/ tarde; tarde/ noite ; noite Relatórios dos encontros: parciais (notícias por e-mail): inicial intermediários (a cada três encontros): formativa final do módulo/ grupo: somativa Acompanhamento de UEs/ Professores para coleta de material para indicação para os Seminários (DRE) e para as Publicações