Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
“... a leitura permite abrir um campo de possibilidades, inclusive onde parecia não existir nenhuma margem de manobra.” (Michèle Petit)
Objetivos Refletir sobre o papel do POSL na formação do leitor diante das complexidades do mundo moderno Conhecer e compartilhar práticas desenvolvidas por Professores Orientadores de Sala de Leitura Ampliar as possibilidades de utilização de outros espaços da escola para atividades de leitura
Leitura Deleite Roda de Leitura Compartilhando práticas
Desafios do POSL na contemporaneidade Formação do leitor independente, crítico e reflexivo Planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com as tarefas de leitura
Garantir o potencial formador da literatura através da autonomia e liberdade Potenciar o protagonismo do aluno na construção de sentidos Provocar nos estudantes novas maneiras de ser leitor e novas formas de estar, compreender e interferir neste mundo marcado pela cultura tecnológica
Desafiar leituras progressivamente mais complexas para que os alunos compartilhando suas visões de mundo, tornem-se leitores literários Desenvolver atividade de leitura que seja significativa, para que o aluno sinta que é capaz de ler e de compreender o texto que tem em mãos
Indicações: A Literatura Infanto-juvenil na Contemporaneidade: um outro olhar para o literário em sala de aula Denise Fonseca dos Santos Curia (Revista Thema 09/2012) Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva Michele Petit Formação de Leitores e razões para a literatura Ricardo Azevedo