Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PROJETO “GÊNEROS LITERÁRIOS”
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Edna Maria Barbosa Arrebola
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO NORTE 1 NÚCLEO PEDAGÓGICO
Estudante, pesquisador, autor.
Tecnologia e Educação.
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
Introdução INTRODUÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Sou o que sou pelo que nós somos
Planejamento PNAIC 2014.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A leitura hipertextual como sistema complexo
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Estratégias de leitura
Universidade Federal do Amapá
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Apresentação do Projeto para os Gestores
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Cristiane Jonas Francisconi
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Educação Uma Política para a Juventude. Algumas Premissas.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”

“... a leitura permite abrir um campo de possibilidades, inclusive onde parecia não existir nenhuma margem de manobra.” (Michèle Petit)

Objetivos Refletir sobre o papel do POSL na formação do leitor diante das complexidades do mundo moderno Conhecer e compartilhar práticas desenvolvidas por Professores Orientadores de Sala de Leitura Ampliar as possibilidades de utilização de outros espaços da escola para atividades de leitura

Leitura Deleite Roda de Leitura Compartilhando práticas

Desafios do POSL na contemporaneidade Formação do leitor independente, crítico e reflexivo Planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com as tarefas de leitura

Garantir o potencial formador da literatura através da autonomia e liberdade Potenciar o protagonismo do aluno na construção de sentidos Provocar nos estudantes novas maneiras de ser leitor e novas formas de estar, compreender e interferir neste mundo marcado pela cultura tecnológica

Desafiar leituras progressivamente mais complexas para que os alunos compartilhando suas visões de mundo, tornem-se leitores literários Desenvolver atividade de leitura que seja significativa, para que o aluno sinta que é capaz de ler e de compreender o texto que tem em mãos

Indicações: A Literatura Infanto-juvenil na Contemporaneidade: um outro olhar para o literário em sala de aula Denise Fonseca dos Santos Curia (Revista Thema 09/2012) Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva Michele Petit Formação de Leitores e razões para a literatura Ricardo Azevedo