Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª Ms. Val Fuga
Representação sobre o contexto de Produção de textos Língua Portuguesa GÊNEROS TEXTUAIS (II) Representação sobre o contexto de Produção de textos
O que é um Contexto de Produção Textual? O conjunto dos parâmetros que podem exercer uma influência sobre a forma como um texto é organizado. Todo o texto resulta de um ato realizado em um contexto físico e inscreve-se no quadro das atividades de uma formação social ou interação comunicativa.
Contexto de Produção: (a) contexto físico É definido por 4 parâmetros precisos: Lugar de produção: o lugar físico em que o texto é produzido; Momento de produção: a extensão de tempo durante a qual o texto é produzido; Emissor ou produtor: a pessoa que produz fisicamente o texto oral ou escrito; Receptor ou interlocutor: a(s) pessoa(s) que pode(m) perceber (ou receber) concretamente o texto;
Contexto de Produção: (b) quadro formação social ou interação comunicativa Decomposto em 4 parâmetros: Lugar social: a instituição em que a interação é produzida (escola, família, mídia, etc.) Posição social do emissor ou produtor: papel social que o emissor assume na interação (professor, pai, cliente, amigo, etc.) Posição social do receptor ou interlocutor: papel social que o receptor assume na interação (aluno, amigo, subordinado, etc.) Objetivo na interação: o efeito que o texto pode produzir no destinatário.
Vamos ver um exemplo? Oi manhê... Lembra?? Não tenho mesmo aquele livro de Português. Estou na biblioteca da facul. Volto às 18 horas. Bejim Danica 19/08/06
Exemplo Emissor ou produtor: Danica Papel social do produtor: estudante, filha Imagem que o produtor quer passar de si mesmo: responsável, estudiosa Destinatário(s) possível(eis): Mãe Papel social do(s) destinatário(s): Mãe Local(is) onde de modo preferencial o texto circulará: casa da Danica Momento possível da publicação: 19/08/06 Objetivo(s) do produtor: informar onde se encontra Gênero em que se encaixa o texto: bilhete
Bibliografia Bakhtin, M. (2000). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. Bronckart, J. P. (1999). Atividade de Linguagem textos e discursos. São Paulo: Educ. Marcuschi, L.A. & Xavier, A.C. (org. 2004). Hipertexto e Gênero Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna.
... Acabou! Por enquanto... val