PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro de Economista tem com foco o rumo futuro da economia brasileira com base em estratégias alternativas de desenvolvimento.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Bacharelado em Saúde Coletiva
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA GRUPO DE PESQUISA SOBRE TRANSFORMAÇÕES NO.
Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Curso de Graduação em Gestão Pública
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FCE) CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICAS (IEPE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL Mestrado e Doutorado Multidisciplinares Conceito 5 na CAPES

ADMINISTRAÇÃO Comissão Coordenadora (até 31/03/2008) Prof. Jalcione Almeida – Coordenador (jal@ufrgs.br) Prof. Aldomar Arnaldo Rückert – Coordenador Substituto (aldomar.ruckert@terra.com.br) Prof. Sergio Schneider (schneide@ufrgs.br) Prof. Lovois de Andrade Miguel (lovois@ufrgs.br) Prof. Eduardo Ernesto Filippi (edu_292000@yahoo.com.br) Prof. João Armando Dessimon Machado (joao.dessimon@ufrgs.br) - Suplente Patrícia Binkowski (patinski77@yahoo.com.br) - Repres. Discente (M) Coordenação Pedagógica Prof. Fábio de Lima Beck (samelo@ufrgs.br) Secretaria Lisiane Ribeiro (pgdrint@ufrgs.br)

ANTECEDENTES CPG Economia Rural: 1962 – Especialização; 1963 – 1ª turma de Mestrado 232 dissertações publicadas 1998 – última turma; 2001 – última defesa e encerramento Perspectiva disciplinar Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) 1999 – 1ª turma de Mestrado 2003 – 1ª turma de Doutorado 10 turmas de Mestrado (152 alunos) e 6 de Doutorado (59 alunos) 83 dissertações e 07 teses defendidas 74 dissertações publicadas

ANTECEDENTES DESENVOLVIMENTO RURAL Objeto de estudo amplo, complexo e sujeito a várias abordagens teóricas Exigência de multidisciplinaridade Reflexão integrada com a prática Abordagem privilegiada das Ciências Sociais Transversalidade da “Questão Ambiental”

PERSPECTIVA ANALÍTICA Desenvolvimento rural como o processo resultante de ações articuladas, que visam a induzir mudanças socioeconômicas e ambientais no âmbito do espaço rural para a melhoria do bem-estar das populações rurais. Caracteriza-se por ser um processo permanentemente evolutivo, interativo, hierárquico quanto aos seus resultados, e pautado pela manifestação concreta de especificidades desses componentes no plano territorial.

TEMAS IMPORTANTES QUE JUSTIFICARAM A CRIAÇÃO DO PGDR As mudanças no papel do Estado; O surgimento e consolidação da noção de agricultura familiar; O aprofundamento do processo de agroindustrialização da produção agrícola; Os novos arranjos produtivos rurais; A problemática ambiental.

OBJETIVOS GERAIS Aprofundar a compreensão de realidades agrárias complexas com vistas a elaboração de instrumentos de intervenção em prol do desenvolvimento rural; Analisar e avaliar a concepção, a gestão e a execução de projetos e programas de desenvolvimento rural, assim como o impacto destas ações junto à sociedade; Investigar a implementação de políticas públicas através da análise e avaliação das ações de desenvolvimento rural implementadas em nível regional e local; Analisar os impactos e imbricações das políticas públicas contemporâneas fundamentadas na participação e na descentralização das populações rurais. Formação de docentes e pesquisadores; qualificação para a ação em desenvolvimento rural

CORPO DOCENTE Aldomar Arnaldo Rückert, Geógrafo, mestre e doutor em geografia humana Carlos G. A. Mielitz Netto, Engenheiro agrônomo, mestre em economia agrícola e doutor em economia Eduardo Ernesto Filippi, Economista, mestre em economia rural e doutor em desenvolvimento territorial Egon Roque Fröhlich, Filósofo, mestre em Sociologia Rural e doutor em Comunicação de Massas Fábio de Lima Beck, Pedagogo, mestre e doutor em educação Fábio Kessler Dal Sóglio, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia. Gabriela Coelho de Souza, Bióloga, mestre e doutora em botânica. Ivaldo Gehlen, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia Jalcione Almeida, Engenheiro agrônomo, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia João Armando Dessimon Machado, Médico Veterinário, mestre em Economia Rural e Doutor em Economia Agroalimentar José Carlos Gomes dos Anjos, Bacharel em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social

Karl Martin Monsma, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia Lovois de Andrade Miguel, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia Marcelo Kunrath da Silva, Historiador, mestre e doutor em sociologia Marcelino Souza, Agrônomo, mestre em extensão rural e doutor em engenharia agrícola Marta Júlia Marques Lopes, Enfermeira, mestre e doutora em sociologia Paulo Dabdab Waquil, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em economia agrícola Renata Menasche, Engenheira agrônoma, mestre em desenvolvimento agricultura e sociedade e doutora antropologia social Roberto Verdum, Geógrafo, mestre e doutor em geografia Rumi Regina Kubo, Artista plástica, mestre em Botânica e doutora em antropologia social (em processo de credenciamento) Sergio Schneider, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia Tatiana Engel Gerhardt, Enfermeira, mestre em saúde pública e ciências sociais e doutora em antropologia social

TEMÁTICAS DE PESQUISA gestão de propriedades rurais; integração econômica; interdisciplinaridade; mediações sócio-técnica-culturais e políticas do mundo rural; metodologia de pesquisa; movimentos sociais; pluriatividade; política econômica para a agricultura; políticas públicas; relações de gênero e processos de trabalho agrícola; saúde e desenvolvimento rural; sistemas técnicos e relações sociais; sociedade e natureza no campo da teoria social; teorias da democracia; Tecnologia agrícola e seus impactos. agricultura familiar; agricultura e meio ambiente; agroecologia; análise de cadeias agroindustriais; crédito rural; crescimento e planejamento econômico; desenvolvimento local; territorial; diagnósticos de impacto ambiental; diagnósticos de realidades sociais rurais; diagnósticos de sistemas de produção; economia agroindustrial; economia solidária; ecológica; educação e desenvolvimento rural; emprego agrícola e desenvolvimento rural; etnoconservação; etnobiologia; extensão rural;

GRUPOS DE PESQUISA Grupo de Estudos e Pesquisas “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural – GEPAD” Coordenador: Prof. Sergio Schneider Núcleo de Estudos em Economia Agrícola Coordenador: Prof. Paulo D. Waquil Grupo de Pesquisa “Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedades – TEMAS” Coordenador: Prof. Jalcione Almeida Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA) Coordenadores: Prof. Lovois de Andrade Miguel Núcleo de Estudos em Agroecologia Coordenador: Prof. Fabio Dal Soglio Grupo de Pesquisa em Mercados Não-Agrícolas Rurais Coordenador: Prof. Marcelino Souza Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura Coordenadora: Profª Renata Menasche Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento – GRIMAD Coordenador: Prof. Roberto Verdum Grupo de Estudos em Saúde Coletiva Coordenadoras: Profªs Tatiana Engel Gerhardt e Marta Julia M. Lopes

ESTRUTURA CURRICULAR a partir de 2007

1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica A – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 3 créd. – M/D 4. Prática de Ensino – 2 créd. - D Obrigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Eletivas Instrumentais Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária – Teoria e Prática da Pesquisa Científica B 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL LINHA DE PESQUISA 1 ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL Descrição: Focaliza o Estado e seu papel como instância de regulação, planejamento e controle da sociedade. Analisa o processo de formulação e implementação de políticas públicas, discutindo as demandas e as relações com as instituições da sociedade civil. Identifica os efeitos econômicos e sociais das políticas públicas sobre o desenvolvimento agrícola e rural brasileiro. Estuda as transformações no cenário internacional e nacional na organização, funcionamento e competitividade das atividades no meio rural e das cadeias agroindustriais.

1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica A – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 3 créd. – M/D 4. Prática de Ensino – 2 créd. - D Obrigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Eletivas Instrumentais Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária – Teoria e Prática da Pesquisa Científica B 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

LINHA DE PESQUISA 2 MEDIAÇÕES POLÍTICO-CULTURAIS, ESTRUTURAS PRODUTIVAS E CONFIGURAÇÕES SÓCIO-TÉCNICAS DO RURAL Descrição: Analisa os processos e as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do rural. Estuda as dinâmicas e as formas sociais de trabalho, produção e vida. Aborda a construções da ação coletiva e o papel dos atores sociais nas dinâmicas territoriais de desenvolvimento. Enfoca as mediações político-culturais, os atores e instituições do rural.

1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica A – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 3 créd. – M/D 4. Prática de Ensino – 2 créd. - D Obrigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Eletivas Instrumentais Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processo Decisório e Gestão de Unidades de Produção Agropecuária – Teoria e Prática da Pesquisa Científica B 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS NO ESPAÇO RURAL LINHA DE PESQUISA 3 DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS NO ESPAÇO RURAL Descrição: Aprofunda o debate e a reflexão sobre as principais teorias sociais contemporâneas acerca do desenvolvimento, incorporando a problemática ambiental dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Analisa as formas de uso e apropriação do espaço rural e da agricultura. Enfatiza as mediações e os agentes sociais envolvidos em dinâmicas socioambientais no espaço rural e na agricultura.

OPERACIONALIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR 1º Semestre Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. M/D (Ob) Teoria e Prática da Pesquisa Científica (I) – 03 créd. M (Ob) Reforma do Estado e Políticas Territoriais – 04 créd. (El) – Linha de pesquisa 1 Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários – 03 créd. (El) – LP3 Agricultura e Sustentabilidade – 03 créd. (El) – LP3 Alimentação, Cultura e Campesinato – 03 créd. (El) – LP2 Processos Decisórios em Unidades de Produção Agrícola – 03 créd. (El) - Instrumental

2º Semestre Teoria e Prática da Pesquisa Científica (II) – 03 créd. M (Ob) Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 03 créd. M/D (Ob) Metodologia Quantitativa – 03 créd. (El) - Instrumental Metodologia Qualitativa – 03 créd. (El) - Instrumental Políticas Públicas para Agricultura e Questão Agrária – 03 créd. (El) – LP1 Desenvolvimento Socioeconômico, Território e Ambiente – 03 créd. (El) – LP1 e 3 Agricultura Familiar e Campesinato: teoria, processos e atores – 03 créd. (El) – LP2 Avaliação de Impactos Ambientais – 03 créd. (El) – LP3 Configurações Associativas, Participação e Pol. Públicas no Brasil – 03 créd. (El) - LP2 Mediações Político-Culturais no Mundo Rural – 03 créd. (El) – LP2 Planej. e Gestão de Proj. para o Desenvolvimento Rural – 03 créd. (El) – Instrumental

3º Semestre Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – 03 créd. (El) - Instrumental Inserção Brasileira no Capitalismo Contemporâneo – 03 créd. (El) – LP1 Estrutura e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais – 03 créd. (El) – LP1 Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento – 03 créd. (El) – LP3 Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural – 03 créd. (El) – LP2 Prática de Ensino – 02 créd. (Ob)

TEMPO MÁXIMO/Nº CRÉDITOS MESTRADO 24 meses/ 24 créditos DOUTORADO 48 meses/ 36 créditos

JORNADA DE APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES Período: Primeira quinzena de Outubro Duração: 1 Semana Coordenação: Prof. Fábio Beck Formato: Orientador apresenta tema comum de pesquisa dos seus orientandos e os alunos seus problemas de pesquisa; Mesas de discussão, tendo um painelista para a abertura. Presença obrigatória de todos os alunos regulares do PGDR

PÚBLICO-META

PÚBLICO-META

PÚBLICO-META

ORIGEM DOS ALUNOS

GERENCIAMENTO DAS BOLSAS PARA 2008 (Mestrado)

GERENCIAMENTO DAS BOLSAS PARA 2008 (Doutorado)

INDICADORES (M/D)

TITULAÇÃO

CONVÊNIOS, CONTRATOS E INTERCÂMBIOS Capes/Cofecub (projeto 330-00/II) – concluído em 2004; Universidad de Río Cuarto – Argentina; Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; CEFET de São Vicente do Sul; CEFET de Bento Gonçalves; Programa de Pesquisa Internacional Tailor Made Biotecnologies for Endogenous Development; Associação Internacional SLOW FOOD; Programa Capes-Wageningen; Programa de Cooperação Acadêmica entre a União Européia e a América Latina – ALFA (UnB); Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; EMBRAPA Trigo; IRGA/RS; EMATER/RS (Curso de Especialização e Cursos de Extensão); INCRA/RS; EPAGRI/SC; Secretaria do Meio Ambiente – SEMA; EM TRAMITAÇÃO El Colegio de la Frontera Sur – México; Ministério da Agricultura da República do Benin; CAPES_UDELAR

PESQUISA, CAPACITAÇÃO E CONSULTORIA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do RS: RS Rural PRONAF Curso de Capacitação de Conselheiros dos Municipais de Desenvolvimento Rural – Projeto PNUD BRA/98/012 [Executores: UFRGS/PGDR – Fundação Lyndolpho Silva] SEBRAE/RS NEAD/MDA SDT/MDA

PROCESSO DE AVALIAÇÃO - CAPES Critérios de Avaliação Trienal (Comitê Multidisciplinar); Conceito; Bolsas – recursos financeiros

SÉRIE ESTUDOS RURAIS O Programa mantém um convênio com a Editora da Universidade para publicação de livros na "Série Estudos Rurais", sob a Coordenação do professor Sérgio Schneider (UFRGS). Conselho Editorial da Série: Leonilde S. Medeiros (CPDA/UFRRJ), José Graziano da Silva (UNICAMP), Ricardo Abramovay (USP), Daniel Hogan (Unicamp) e Jalcione Almeida (UFRGS). A lista de títulos já publicados está disponível no site do PGDR (www.ufrgs.br/pgdr), onde podem ser acessados os sumários e os resumos de cada um dos livros. Estes livros estão à venda em www.ufrgs.br/livraria).

INFORMES ADMINISTRATIVOS Calendário Acadêmico; Procedimentos para Matrícula; Esclarecimentos.