Prof. Laércio Ferreira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
PATROCÍNIOS - Rádio Maringá FM Maio/2008-BR
Com 58 anos de existência, a Rádio Itatiaia é a principal emissora do estado de Minas Gerais e uma das cinco mais sólidas do país. Pautada em uma programação.
Grupo RBA – Belém – Pará Jornal Diário do Pará +Rádios Clube AM+99FM+Diário FM Planejamento e Operações
RÁDIO GAÚCHA: 1° LUGAR NA AUDIÊNCIA DO AUTOMÓVEL
Patrocínio “Caminho mais Curto”
IBOPE – Rádios AM de Campinas
Proposta Especial Rádio Bandeirantes AM 1120
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Como organizar um, sem esquecer nada
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
MIDIA kit.
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Técnicas de Tomada de Decisão
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
PLANO DE PATROCÍNIO SPORTV NEWS.
Profª. Patrícia A. de Lima
Profª. Patrícia A. de Lima
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
CRONOGRAMA Pós-Produção: setembro a dezembro – finalização, mixagem, cópias. Lançamento: verão 2007.
Mídia Kit Dezembro de 2013.
Mídia Kit Novembro de 2013.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Cliente: Odebrecht Realizações Imobiliárias Case Varejo:
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
APRESENTAÇÃO – O FUTEBOL
Agosto 2001 ABAMEC.
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
EDIÇÃO 2013.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
IBOPE MAI - JUL 2010.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
VANTAGENS DA INTERNET COMO MÍDIA: Garantia de audiência: 100% de precisão Impacto de targets mais específicos Resposta imediata ao estímulo de compra:
Características dos meios
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
UniCeub – RTV – Prof. Floriano Filho 1 A Decisão de Anunciar Por que razão? O que espera do anúncio ? Tornar a empresa mais conhecida? Comunicar.
Trabalho realizado por
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Soluções em Comunicação Social
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
POSICIONAMENTO DAS RÁDIOS LOCAIS FRENTE A CONCORRÊNCIA EXTERNA PESQUISA DE MERCADO AGOSTO/SETEMBRO/2002 COMO & PORQUE – PESQUISAS DE MERCADO.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
COMUNICANDO-SE EM VENDAS
Projeto Medindo minha escola.
MÍDIA KIT 2010 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 98,3 FM.
IBOPE MAIO/09.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Apresentação A comunidade ítalo-brasileira é um diferencial do Brasil. Ministros, parlamentares, presidentes de empresas, executivos dos mais diversos.
Mídia Impressa.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Comercialização e Formatos
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Transcrição da apresentação:

Prof. Laércio Ferreira da Silva MÍDIA I MÍDIA II Prof. Laércio Ferreira da Silva

MERCADO PUBLICITÁRIO MERCADO BRASIL

TEMAS DAS AULAS AULA 01: APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA 02: INTRODUÇÃO POSIÇÃO SOCIOECONÔMICA AULA 03: INTRODUÇÃO INVESTIMENTOS E NORMAS CENP AULA 04: INTRODUÇÃO E RELAÇÃO COMERCIAL X CLIENTES X VEICULOS X FORNECEDORES AULA 05: JORNAL AULA 06: REVISTA AULA 07: MARKETING DIRETO AULA 08: OUT DOOR - IN DOOR E EXTERIORES AULA 09: INTERNET AULA 10: CINEMA AULA 11: RÁDIO AM E FM AULA 12: TELEVISÃO ABERTA E A CABO AULA 13: OPERAÇÕES COMERCIAIS MEIOS/NORMAS AULA 14: FERRAMENTAS DE PESQUISA AULA 15: FERRAMENTAS DE PESQUISA AULA 16: SIMULAÇÕES DE INVESTIMENTOS AULA 17: FORMATAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA INTERDISCIPLINAR

RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO MÍDIA RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO

INTRODUÇÃO À MÍDIA Origem e significado Importância e aplicabilidade Localização no Sistema Social Localização no Mercado Publicitário Visão administrativa e operacional Visão comercial e relacionamento Relação com o mercado

PROPAGANDA CONQUISTA DO CLIENTE CONTRATO DO CLIENTE COLETA DE DADOS INTERPRETAÇÃO PESQUISA DE MERCADO BUSCA DO DIFERENCIAL PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO POSIONAMENTO EMPRESA E MERCADO PLANEJAMENTO DE CAMPANHA DIFERENCIAL EXTERIORIZADO PLANEJAMENTO DE MÍDIA ESTUDOS ESTRATÉGICOS E OTIMIZAÇÃO DA VERBA CONCEITO - CRIAÇÃO IMPACTO VISUAL PRODUÇÃO - CAMPANHA DIFERENCIAL VISUAL APRESENTAÇÃO BANCA EXPOSIÇÃO PÚBLICA

CICLO ECONÔMICO NATURAL CAPITALISTA EMPREGABILIDADE SOCIEDADE CONSUMIDORA REALIZAÇÃO PESSOAL REALIZAÇÃO PROFISSIONAL SONHOS PESSOAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SISTEMA POLÍTICO SOCIAL E ECONÔMICO MUNDIAL GLOBALIZADO SONHOS PROFISSIONAIS CONSUMO SOCIEDADE EMPRESARIAL RECEITAS PRODUTIVIDADE

POSIÇÃO MERCADOLÓGICA SOCIEDADE CONSUMIDORA EMPRESAS ESTRATÉGIA DE MARKETING PUBLICIDADE & PROPAGANDA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE VEÍCULOS FORNECEDORES

POSICIONAMENTO SOCIAL Sociedade Consumidora - I.P.C. Empresas - Canais de Marketing Marketing Estratégico Empresarial Publicidade e Propaganda Agências de Publicidade Mídia Veículos Fornecedores

MÍDIA

MÍDIA

MÍDIA

POSIÇÃO PROFISSIONAL SER ESTAR FORA Profissional Assessor Curioso Decisão Pergunta Não sabe Agência Agenciador Oportunista Veículo Participante Aventureiro Fornecedor Free lancer Sonhador

RECEITAS RECEITAS VERBA EMPRESAS: 100% Comissões sobre veículos: ( 0,25 a 5,5% faturamento bruto) BR Comissões sobre veículos: 20% ( Taxa paga pelo veículo ) Comissões sobre fornecedores: 15% ( taxa paga pela empresa cliente ) Tabela de serviços agência CENP - Conselho Executivo de Normas Padrão

RECEITAS RECEITAS LINGUAGEM PROFISSIONAL PUBLICITÁRIA CONJUGA O VERBO INVESTIR LINGUAGEM PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO CONJUGA O VERBO GASTAR

ERROS COMUNS DA RELAÇÃO EMPRESAS CLIENTES ACREDITAR SÓ NA FORÇA DO VEÍCULO PREENCHER ESPAÇO NA “SOMBRA” DO CONCORRENTE QUASE NENHUM INVESTIMENTO NA IMAGEM DA EMPRESA FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPRA DE MIDIA NO “IMPULSO, EMOÇÃO OU NA AMIZADE” DECISÃO DA COMUNICAÇÃO IMPULSIVA E EMOCIONAL ALTA ROTATIVIDADE DE EMPRESAS ESTRATÉGICAS INEXISTÊNCIA DE CONTRATOS DE DIREITOS E DEVERES CLIENTE X COMUNICAÇÃO

RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO ANO: 12 MESES SEMESTRE: 06 MESES TRIMESTRE: 03 MESES ESTRATÉGIA: É A ARTE DE PENSAR NOS NEGÓCIOS A LONGO PRAZO. “QUEM APRENDE A SONHAR JÁ ANDA A METADE” ESTRATÉGIA: PERÍODOS – MEIOS DE COMUNICAÇÃO - MERCADOS

RACIOCÍNIO TÁTICO TÁTICA: ANO: 365 DIAS OU 52 SEMANAS SEMESTRE: 180 DIAS OU 26 SEMANAS TRIMESTRE: 90 DIAS OU 13 SEMANAS TÁTICA: É A ARTE DE ADMINISTRAR E CONSOLIDAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA. “QUEM APRENDE A RACIOCINAR TÁTICAMENTE ANDA A OUTRA METADE” ESTRATÉGIA: PRODUTOS – HORÁRIOS - DATAS

EXEMPLO DE ESTRATÉGIA E RACIOCÍNIO TÁTICO PROJETO ANUAL: FORMULA 1 PERÍODO: 210 DIAS MENSAL: 02 PROVAS MÊS NO. PROVAS: 14 ESTRATÉGIA E TÁTICA: CLIENTE: CALDAS CAP – RECAUCHUTAGEM MICHELIN 05 COMERCIAS DIFERENTES: (PIQUET-SENNA-PROST-NIGEL-NEUTRO) VEICULAÇÃO: PROGRAMA APÓS NO 10. INTERVALO E AINDA FANTÁTICO-BBRA-BPRA-GESP

ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO MARKETING MIX 4 a 8 Ps. + OS ATALHOS ESTRATÉGIA DE PRODUTO ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO “PLACE” ESTRATÉGIA DE PREÇO ESTRATÉGIA DO ATALHO “REMÉDIO FEBRIL” ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO “PROPAGANDA” PONTO DE VENDA PROMOÇÃO POCKET PROFISSIONAIS

MUDANÇAS NA RELAÇÃO O QUE ALTEROU NA PUBLICIDADE? RESP: A REGIONALIZAÇÃO DOS MEIOS DEMOCRATIZAÇÃO DOS CUSTOS NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CONSOLIDAÇÃO DE GRANDES MARCAS CRESCIMENTO SÓCIOECONÔMICO PONTOS PRINCIPAIS DE ANÁLISE NOVOS SEGMENTOS E EMPRESAS NOVOS CONCORRENTES NOVAS MARCAS

PROBLEMAS NA RELAÇÃO VEÍCULOS CLIENTES AGÊNCIAS FORNECEDORES VEÍCULOS ASSUMINDO PAPÉIS DIFERENTES DA SUA MISSÃO FORNECEDORES ASSUMINDO PAPÉIS DIFERENTES DA SUA MISSÃO AGÊNCIAS OPERANDO FRAGILIZADAS SEM AUTONOMIA DO CLIENTE AGÊNCIA COM POUCO INVESTIMENTO EM STAFF EXCLUSIVO CLIENTES INSATISFEITOS E GENERALIZANDO A COMUNICAÇÃO VEÍCULOS CLIENTES AGÊNCIAS FORNECEDORES

RELAÇÃO IDEAL MÍDIA VEÍCULOS EMPRESAS CRIAÇÃO PRODUÇÃO ADM - FINAN VEÍCULOS PESQUISAS PLANEJAMENTO EMPRESAS MÍDIA ATENDIMENTO CRIAÇÃO PRODUÇÃO FORNECEDOR SOCIEDADE CONSUMIDORA – IPC – MAPA DA MINA

INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS TRANSACIONAL – RELACIONAL - ESTRATÉGICO

INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS

INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS

INTRODUÇÃO À MÍDIA Relacionamento interno agência Importância no contexto cliente-agência Organização e estrutura do departamento Posição ética de mercado Conhecimento logístico Visão de planejamento Visão de negociação

INTRODUÇÃO À MÍDIA Posição ética com os veículos Posição ética com fornecedores Posição ética com clientes Posição ética com empresa Estrutura do mercado

Organização da Função Saber delegar tarefas Estudos da função Reuniões com outras áreas Organização burocrática Informações técnicas atualizadas Ambientação

Qualificações do Mídia Profissional Pessoal Responsabilidade na função Conexões profissionais Raciocínio tático empresarial Conhecer os mercados Domínio técnico de mídia Transmitir sua visão ao mercado Transmitir sua visão internamente Poder de síntese Apresentação didática Responsabilidade social Conexões pessoais Raciocínio tático social Conhecer as pessoas Formação e estudos Transmitir sua visão as pessoas Transmitir sua visão internamente Poder de síntese Comunicação didática

Visão de Mercado Profissional Pessoal Conhecer empresas Conhecer negócio empresas Sazonalidades Missão profissional Variáveis emergenciais Táticas emergenciais Visão estratégica concorrência Conhecer profissionais Conhecer função profissionais Costumes sazonais Missão social Conexões de emergência Aplicação tática Visão estratégica pessoas

Atendimento ao Mercado Local especial para atendimento Horários específicos Cortesia e dinamismo Assuntos pertinentes à função Assuntos genéricos do mercado Postura pessoal e profissional

MEIOS DE COMUNICAÇÃO Jornal Revista Out door Marketing direto Rádio AM - FM Televisão Aberta Televisão A Cabo Internet New mídias Extensivos

MEIOS DE COMUNICAÇÃO Origem e evolução Características positivas e negativas Práticas de relacionamento comercial Práticas de relacionamento ético Origem e custos Logística Normas e procedimentos

MEIOS DE COMUNICAÇÃO Formatos comerciais Diferenciais do veículo Planejamento e apresentação Produção Comercial Técnicas de definição de verba

JORNAL

C.P.M. JORNAL R$ 41,66 90% tiragem Folha é assinantes TIRAGEM: 30.000 TOTAL MÁXIMO: 120.000 5.000 : 120.000 X 1.000 C.P.M. FOLHA RIBEIRÃO ou C.P.M.DECISORES CLASSE AB R$ 41,66 UNIVERSO = TIRAGEM FOLHA DE S.PAULO MÉDIA: 30.000 EXEMPLARES 04 LEITORES POR JORNAL TOTAL: 120.000 LEITORES TABELA PÁGINA: R$ 5.000,00 90% tiragem Folha é assinantes

C.P.M. JORNAL R$ 135,00 UNIVERSO = TIRAGEM A CIDADE RIB. PRETO MÉDIA: 10.000 EXEMPLARES 04 LEITORES POR JORNAL TOTAL: 40.000 LEITORES TABELA PÁGINA: R$ 5.000,00 TIRAGEM: 10.000 TOTAL MÁXIMO: 40.000 5.000 : 40.000 X 1.000 C.P.M. A CIDADE RIB. PRETO R$ 135,00

REVISTA

C.P.M. REVISTA R$ 25,00 UNIVERSO = TIRAGEM REVISTA ÉPOCA - SEMANAL MÉDIA: 600.000 EXEMPLARES 04 LEITORES POR REVISTA 04 SEMANAS TOTAL: 9.600.000 LEITORES TABELA 4a. CAPA: R$ 60.000,00 X 4 = 240.000,00 TIRAGEM: 600.000 TOTAL MÁXIMO: 9.600.000 240.000 : 9.600.000 X 1.000 C.P.M. REVSITA ÉPOCA R$ 25,00

MKT DIRETO

C.P.M. MKT DIRETO R$ 220,83 TIRAGEM: 30.000 TOTAL MÁXIMO: 120.000 UNIVERSO = TIRAGEM IMPRESSO VAREJO - SEMANAL MÉDIA: 30.000 EXEMPLARES 04 LEITORES POR IMPRESSO 01 SEMANA TOTAL: 120.000 LEITORES CUSTO POSTAGEM: R$ 0,60 IMPRESSÃO: R$ 5.000,OO FOTOLITO: R$ 1.500,00 PRODUÇÃO: 1.000,00 CRIAÇÃO: 1.000,00 TOTAL POSTAGEM: R$ 18.000,00 TOTAL IMPRESSO: R$ 8.500,00 TOTAL GERAL: R$ 26.500,00 TIRAGEM: 30.000 TOTAL MÁXIMO: 120.000 26.500 : 120.000 X 1.000 C.P.M. IMPRESSO VAREJO ENCARTE NA FOLHA MÍNIMO 10.000 FORMATO O2 PÁGINAS R$363,00 O MILHEIRO R$ 220,83

INTERNET

OUT DOOR

C.P.M. OUT DOOR R$ 5,84 UNIVERSO = TRÁFEGO DE PESSOAS 10 PONTOS / PLACAS ESTRATÉGICOS MÉDIA: 60.000 PLACA X 10 PONTOS 600.000 PESSOAS 14 DIAS TOTAL 10 PLACAS: R$ 3.500,00 UNIVERSO: 600.000 3.500 : 600.000 X 1.000 C.P.M. OUT DOOR R$ 5,84 EXEMPLO INVÁLIDO POIS NÃO EXISTE PESQUISAS FUNDAMENTADAS EM BASE CIENTÍFICA

CINEMA

C.P.M. CINEMA R$ 71,42 UNIVERSO = SALA DE EXIBIÇÃO 35 SALAS RIB. PRETO – SP 300 LUGARES MÉDIA 35 SESSÕES SEMANA 300 X 35 SAL. X 35 SES. X 04 SEM. TOTAL MÁXIMO: 1.470.000 PES./MÊS CUSTO SALA SEMANA: R$ 750,00 R$ 105.000,00 MÊS - UNIVERSO UNIVERSO: 1.470.000 TOTAL MENSAL: R$ 105.000,00 105.000 : 1.470.000 X 1.000 C.P.M. CINEMA RIB. PRETO R$ 71,42

RÁDIO

C.P.M. RÁDIO FM R$ 0,16 UNIVERSO = DOMRD OUVINTES: 150.000 3.000.000 PESSOAS – REG.RIB.PRETO RÁDIO FM AUDIÊNCIA MÉDIA: 05% TOTAL: 150.000 OUVINTES INSERÇÃO: 30” TABELA INDETERMINADA: R$ 25,00 OUVINTES: 150.000 25 : 150.000 X 1.000 C.P.M. RÁDIO FM R$ 0,16

TELEVISÃO

C.P.M. TELEVISÃO R$ 1,88 UNIVERSO = DOMTV TELESPECTADORES: 3000.000 3.000.000 PESSOAS – REG.RIB.PRETO REDE GLOBO PRODUTO: JORNAL DA GLOBO AUDIÊNCIA MÉDIA: 10% TOTAL: 3000.000 TELESPECTADORES INSERÇÃO: 30” TABELA: R$ 565,00 TELESPECTADORES: 3000.000 565 : 300.000 X 1.000 C.P.M. JORNAL DA GLOBO R$ 1,88

OPEC RELAÇÃO COMERCIAL Controle Normas comerciais Formatos comerciais JORNALISMO OPEC ENGENHARIA VENDAS Controle Normas comerciais Formatos comerciais Ética Auditoria Administração e Finanças PROGRAMAÇÃO PRODUÇÃO MERCADO PUBLICITÁRIO OU ANUNCIANTE DIRETO

TRANSMISSÃO DE SINAIS OPEC EMISSORA NET SPOT LOCAL JORNALISMO SATÉLITE ENGENHARIA VENDAS PROGRAMAÇÃO TORRES EMISSORA NET SPOT LOCAL

ESTRUTURA DOS INTERVALOS PROGRAMAÇÃO = NÃO COMERCIALIZADO NET SPOT LOCAL VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02

ESTRUTURA DOS INTERVALOS CALHAU = ESPAÇO NÃO VENDIDO NET SPOT LOCAL VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02

CARACTERÍSTICAS DE EMPRESAS NET SPOT LOCAL HOMOGÊNEA NACIONAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS HOMOGÊNEA ESTADUAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS HETEROGÊNEA REGIONAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS 100% 33% 33% 33%

RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL Atendimento Apresentação (Novos Produtos) Negociação e ajustes financeiros Consulta espaço - disponibilidade Reserva - Autorização Identificação do material Exibição da campanha Comprovação da exibição Emissão do faturamento RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL

RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL ANTES HOJE Arquivo virtual Computadores Internet Padrão de formatos Exibição on line Comprovação on line Faturamento on line Arquivo de papeis Máquina de escrever Informações via telex Formatos sem padrão Exibição faixa plana Comprovação manual Faturamento manual FAIXA PLANA – CASSETEIRA - DIG - FLORIPA

RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL FUTURO Online mercado - veículos Negociação profissional Confiabilidade de exibição Comprovação online Interdependência de dos segmentos DIGITALIZAÇÃO DO MATERIAL E COMPROVAÇÃO DA EXIBIÇÃO DO SISTESMA FLORIPA – COMERCIAL OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO

RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL DOS MEIOS QUALIDADE DA RELAÇÃO COMERCIAL Formatos comerciais Base de custos em projetos Formatos de desenvolvimento net Formatos de desenvolvimento local Normas de comercialização Conselhos de ética comercial ( Fonte: SUCOM )

INDÚSTRIA VAREJO PROMOCIONAL MÚLTIPLO SHOWS 01 02 03 04 05 06 VAREJO 01 02 03 PROMOCIONAL 01 02 MÚLTIPLO 01 02 SHOWS 01 02 03 CONSTRUÇÃO CIVIL

OPERAÇÃO COMERCIAL * APOSTILA SITE SUCOM FORMATOS COMERCIAIS DE PATROCINADORES Abertura e Encerramento Vinheta de passagem Vinheta da bloco Vinheta de quadro Chamada comercial Insert de vídeo Insert de vídeo com áudio Flash Entrada do jornalismo FORMATOS COMERCIAIS DIFERENCIADOS TOP DE 5” HORA CERTA PRÓXIMA ATRAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA * APOSTILA SITE SUCOM

www. comercial.redeglobo.com.br OPERAÇÃO COMERCIAL www. comercial.redeglobo.com.br FORMATOS COMERCIAIS DE DESENVOLVIMENTO Merchandising Licenciamento Promoção Projetos Institucionais Telefone 0800 Ações integradas Game shows Intervalos integrados Intervalos especiais Esportes FORMATOS LOCAIS Classevídeo Guia de Turismo Datas promocionais Mensagens setoriais Aniversários de cidades Campanhas institucionais Eventos comunitários Eventos regionais Apoio cultural Projetos diferenciados

OPERAÇÃO COMERCIAL E FORMATAÇÃO DE CUSTOS QUALIDADE ENTREGA NA RELAÇÃO COMERCIAL DURAÇÃO DE PROGRAMAS (EX. MAIS VOCÊ) DURAÇÃO DOS INTERVALOS PROJETO FUTEBOL REDE GLOBO PROJETO FÓRMULA 1 PROJETOS ESPECIAIS (TORNEIO DE VOLEY) COPA DO MUNDO EXCLUISVA *** Programa Milton Neves – Programa Boa Noite Brasil

INVESTIMENTOS DO SETOR Fonte: Meio & Mensagem dez - 2004

INVESTIMENTOS DO SETOR Nos. Em R$ mil

REFLEXÕES ECONÔMICAS POPULAÇÃO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: 3.000.000 POPULAÇÃO CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: 471.111 DADOS EM PERCENTUAIS: FEMININA: 51,50% MASCULINA: 48,50% 15,70 % CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO 84,43% REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ** DADOS PROJETADOS PARA EXERCÍCIOS

REFLEXÕES ECONÔMICAS POPULAÇÃO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: 3.524.515 ( 105 CIDADES ) POPULAÇÃO CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: 471.111 DADOS EM PERCENTUAIS: FEMININA: 51,50% ( 1.815.125 ) MASCULINA: 48,50% ( 1.709.390 ) 13,37 % CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO 86,63% REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ** DADOS REAIS IBGE

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ECONÔMICAS

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS FONTE: JNAC / JAN 2004

REFLEXÕES ECONÔMICAS

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL RÁDIO A VERBA: R$ 18.000 1.800 INSERÇÕES EM RÁDIO FM 09 RÁDIOS REPRESENTAM QUASE 100% DE ALCANCE DA POPULAÇÃO 200 INSERÇÕES DE 30” MAIS 300 INSERÇÕES 15” 05 SEMANAS DE 50 INSERÇÕES RÁDIO B RÁDIO C RÁDIO D RÁDIO E RÁDIO F RÁDIO G RÁDIO H RÁDIO I

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL FARMÁCIA FATURAMENTO MENSAL: 50.000 FATURAMENTO ANUAL: 600.000 VERBA PUBLICITÁRIA: 3% F.BR. VALOR TOTAL: 18.000 AÇÕES DE MÍDIA: MKT DIRETO OUT DOOR PROMOÇÃO PDV E SAMPLING INTERNET RÁDIO FM ASSESSORIA DE IMPRENSA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO BAIRRO JARDIM IRAJÁ POPULAÇÃO CIDADE: 471.111 POPULAÇÃO DO BAIRRO: 23.550 (*) SEXO FEMININO: 12.128 SEXO MASCULINO: 11.422 CLASSES SOCIAIS: ABCDE

ANÁLISES DO MÍDIA Análise básico do público Informações de concorrência Intensidade dos pontos de contato e segmentos Características e propriedades do veículo Critérios de aferição de cobertura, freqüência e custos absolutos Dimensão do mercado Referências de parceiros Compatibilidade de custos entre veiculação -produção Garantias e manutenção permanente de exibição Informações periódicas e regulares do veículo

VISÕES TÁTICAS - DI Lançamento de Marca ou Produto Manutenção de Marca ou Produto Campanhas Institucionais Campanhas de Varejo Campanhas Sazonais ( indústria e varejo ) Teaser Emergências Tipos de freqüências do plano CROSS MÍDIA – VISÃO INTEGRADA

FERRAMENTAS IBOPE MARPLAN IVC SACEW-LEDA-NIELSEN MIDIALOG A&F FEELING PROFISSIONAL (***)

FORMATAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA INTERDISCIPLINAR Desenvolvimento Objetivos Público alvo Mercado de atuação Período de campanha Verba disponível Estratégia Tática Conclusões Estratégia Período Fases Meios Justificativas Cronograma Tática Veículos Custos (unitário – total) Referenciais técnicas Gráficos – Tabelas Breakdown Planilhas

REFERÊNCIAS TÉCNICAS Universo Audiência CPM CPP GRP TARP SHARE Freqüência – Impacto - Alcance Obs: Análise do Recall da campanha

REFERÊNCIAS TÉCNICAS CUSTO POR MIL AUDIÊNCIA BRUTA UNIVERSO SOCIEDADE CONSUMIDORA AMOSTRA PESQUISADA AUDIÊNCIA LÍQUIDA FREQÜÊNCIA DMTV – DMRD – TIRAGEM PONTOS – SALAS - MAILING ALCANCE

IBOPE ARARAQUARA 2002 PROGRAMA FANT ESPE JNAC JGLO JHOJ N20H VALE PRJO GRUD DOM GRUD SEM AUDIÊNCIA 40% 20% 54% 15% 25% 58% 26% 09% 11% 01% SHARE 54% 55% 67% 49% 58% 72% 60% 43% 33% TOTAL DOM 156.363 78.181 211.090 58.838 97.727 226.726 101.638 35.182 43.000 3.909 TOTAL TELESP 290.177 130.580 391.739 101.562 145.088 420.756 58.035 14.509 CPM 4,32 1.85 4,06 2,45 1,96 3,32 1,65 4,08 3,84 8,55 CPP 31,33 12,10 29,48 18,60 11,40 24,05 9,23 26,33 20,27 95,00

AUDIÊNCIA UNIVERSO TIPOS DE UNIVERSO VEÍCULO A VEÍCULO A DOMTV DOMRD TIRAGEM PONTOS SALASEXIB MAILING ASSINANTES VEÍCULO A VEÍCULO A VEÍCULO B VEÍCULO B VEÍCULO C VEÍCULO C VEÍCULO D DESLIGADOS VEÍCULO D TOTAL 100% DESLIGADOS

SHARE AUDIÊNCIA NO UNIVERSO SHARE NO UNIVERSO VEÍCULO A 15% VEÍCULO B VEÍCULO B 06% VEÍCULO A 20% VEÍCULO C VEÍCULOC 05% VEÍCULO A 16% VEÍCULO D DESLIGADOS VEÍCULO D 04% VEÍCULO A 14% TOTAL 100% DESLIGADOS 70% DESLIGADOS 70%

ANÁLISE DE REFERÊNCIAS

ANÁLISE DE REFERÊNCIAS

ETAPAS DO PROJETO EXPERIMENTAL Busca de informações dos meios de comunicação ETAPA 02: Análise da concorrência do cliente do projeto ETAPA 04: Definição da estratégia e tática de mídia ETAPA 05: Simulação de investimentos e investidores (mídia x produção da campanha) ETAPA 06: Fundamentação do projeto ETAPA 07: Entrega final

VÍDEO AULA - TEMAS DISCUTIDOS EMPREGABILIDADE X NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONSUMIDORA PROFISSÕES JOVENS DIFICULDADES DE ASSIMILAÇÃO TEAM DO LIVRO RELAÇÃO CLIENTE REGIONAL E A COMUNICAÇÃO PASSO A PASSO DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURA DE MARKETING DAS EMPRESAS ESTRATÉGIA DE MARKETING DO RÁDIO AM EVOLUÇÃO DO RÁDIO AM DIGITAL IMPOTÂNCIA DO RÁDIO NA COMUNICAÇÃO E MÍDIA RECICLAGEM PROFISSIONAL E ESTRATÉGIA MKT RÁDIO PRODUÇÃO COMERCIAL E PÓS PRODUÇÃO CONCEITO DE CAMPANHA E EMPRESA X PRODUTO PREPARAÇÃO E CONTEÚDO DO PUBLICITÁRIO PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR RÍTMO DA PROFISSÃO E DO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR CENP – CONSELHO EXECUTIVO DE NORMAS PADRÃO MERCADO DE TRABALHO REGIONALIZADO PROSPECÇÃO E MANUTENÇÃO DE CLIENTES REGIONALISMO E CUSTO DEMOCRÁTICO CRIATIVIDADE REGIONAL SEM CONCEITO CRIATIVODADE NACIONAL CONCEITUADA DEMOCRACIA DO ESPAÇO PARTICIPAÇÕES EMPRESAS ACESSO A TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO CAMPANHAS COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DO CONCEITO ÍCONES DE EMPRESAS E PRODUTOS X MARCAS INDÚSTRIA DA IMPROVISAÇÃO REGIONAL PROCESSO SELETIVO DE AGÊNCIAS VALOR INTELECTUAL NO PROCESSO SELETIVO DIREITOS AUTORAIS

VÍDEO AULA - TEMAS DISCUTIDOS RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO SAZONALIDADE DAS EMPRESAS RELAÇÃO PROFISSIONAL CLIENTE E MERCADO (TEMPO) ÉTICA DA COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO DAS EMPRESAS PEESQUISA DE MERCADO – METODOLOGIA E TECNOLOGIA SEGMENTAÇÃO DA SOCIEDADE SEGMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERFIL E FAIXA ETÁRIA DO CONSUMIDOR MIX DE MÍDIA E SAZONALIDADE IDEAL FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE ASSESSORIA DE IMPRENSA COMO FERRAMENTA DE MÍDIA PERFIL DA AUDIÊNCIA (FEMININO X MASCULINO) MERCADO DE TRABALHO X CLIENTE INATIVO CURSOS DE 02 ANOS E 04 ANOS CREDENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO MEC SOCIEDADE COMO MAPA DA MINA CAPÍTULOS DO LIVRO PERFIL DO LEITOR CARACTRÍSTICA DE INTERPRETAÇÃO DOS TEMAS 52 TEMAS DEBATIDOS

ENDEREÇOS Laércio Ferreira da Silva Rua Heitor Chiarello, 179 - apto. 24 Ribeirão Preto - SP Fone: 16 621 4159 - 9793 0561 E-mails: laercioferreira@coc.com.br laerciofsilva@ig.com.br Laercio@singullar.com