Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I

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Transcrição da apresentação:

Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I

Qualidade Conceito multimensional que se realiza através de atributos. Deve ser definida para determinado objeto.

Qualidade de Software Dependente da área de aplicação do software. Objetivo comum independente da área de aplicação Avaliar um software de folha de pagamento não vai ser igual a avaliar um software educacional Atendimento das necessidades do usuário

Qualidade de Software é... Um conjunto de atributos que devem ser atingidos, em um determinado grau, de modo que o produto atenda às necessidades do usuário. Sendo assim... Não devemos esperar chegar ao final do processo de desenvolvimento para avaliarmos se o produto tem ou não, a qualidade desejada.

Mas, se quisermos comprar um software pronto? Devemos realizar um processo de avaliação.

Por que medir Software? (Pressman) Para se ter uma indicação da qualidade do produto Para assegurar a produtividade das pessoas que desenvolvem o produto Para assegurar os benefícios advindos dos novos métodos e técnicas da engenharia de software Para formar uma base cognitiva Para ajudar a justificar um pedido de novas ferramentas e treinamento adicional

Software Educacional... Crescimento rápido da disseminação e utilização de software educacional. Muitas vezes o SE produzido é de baixa qualidade, principalmente devido a: Pouco praparo de recursos humanos na área educacional; Pressão mercadológica dos fabricantes de hardware Produção descentralizada de programas de ensino; Quantidade de horas de trabalho necessárias para o desenvolvimento e a implementação. Dificuldade de montagem de uma equipe multidisciplinar que desenvolva um trabalho cooperativo.

Uso do computador na Educação Aplicação bastante complexa, pois exigem características de utilização nem sempre consideradas em outras aplicações.

Avaliação de Software Educacional Avaliador deve se perguntar: Para que avaliar? O que interessa saber em relação ao software? Respostas permitirão escolher os métodos e procedimentos de avaliação que sejam mais apropriados

Planejamento da Tecnologia Educacional Deve responder a 3 perguntas principais: Onde estamos indo? Busca a qualidade da educação para os alunos Como vamos chegar lá? Como alcançar juntos a qualidade da educação Como sabemos que chegamos? Exige coleta de dados por um certo período de tempo e avaliação contínua

Avaliação (Sanchez) Formativa: Somativa: realizada durante o projeto e desenvolvimento do software, pelos próprios desenvolvedores. Somativa: realizada geralmente com o produto final, por pessoas não envolvidas na produção do software.

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade explorando assuntos não facilmente apresentados por outros meios educacionais.

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo filosofia educacional objetivo claramente definido e pode ser atingido com o software

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo vocabulário adequado conteúdo apropriado ao nível do aluno

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela usuário tem controle das seqüências correção da ortografia tela é bem utilizada recursos de cor e movimento são bem utilizados

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções informações claras, completas e bem formatadas na tela possibilidade de avanços e volta na apresentação das telas de informações facilidade de interrupção do programa entrada e saída do programa em diferentes pontos possibilidade de inclusão e exclusão de informações programa “roda” de acordo com as instruções fornecidas na documentação

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno entradas e saídas de dados são fáceis e consistentes convenções e símbolos para entrada de dados são usuais tratamento de erros (possibilidade de fornecer escores para que professor e alunos definam o perfil de desempenho do software)

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais avaliados principalmente em relação a quantidade e qualidade das telas gráficas fornecimento de helps, ajuda recursos de animação, cor e som

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação grau de concordância entre o que o programa pretende fazer e o que ele realmente faz

Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação função do professor relacionado aos níveis de autonomia do usuário permitido pelo programa