O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Beneficios da Integração Regional
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
Introdução ao Direito II
Serviços Públicos Essenciais
1 O regime da contratação electrónica (Directiva 2000/31/CE )
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Teoria da Norma Jurídica
Oferta gratuita de bens e serviços
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
ANTES DE ATÉ 2006 A PARTIR DE 2007 Simplex 2006.
PROCEDIMENTO ESPECIAL DE TRANSMISSÃO, ONERAÇÃO E REGISTO DE IMÓVEIS Dec-Lei n.º 263-A/2007, de 23 de Julho.
_____________________
M ERCURE H OTEL Lisboa, 26 de Novembro de 2003 R EUNIÃO SOBRE O D IPLOMA RELATIVO AO C OMÉRCIO E LECTRÓNICO.
ERIIE Entidade Regional Inspectora de Instalações Eléctricas FEUP 2006/03/31 Mário Pinheiro.
ASPECTOS REGULATÓRIOS EM BILLING E CO-BILLING
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Passos para a Criação de uma empresa
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Dispensa de medicamentos ao domicílio e via Internet
O Exercício da Actividade da Construção Aspectos Legais
Andreia Portela OJRN TSJ
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.
GESTÃO E POLÍTICAS DE ENERGIA A GESTÃO DA ENERGIA E O REGULAMENTO DE GESTÃO DO CONSUMO DE ENERGIA (R.G.C.E.) Anabela Piedade Eugénia Ramiro.
CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
Circuito de Avaliação de um pedido de comparticipação
Trâmites pré-abertura
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
Balanço e Expectativas na Agenda Geral dos Mecanismos Consultivos Conselho Alargado de Consulta Maputo, 4 de Agosto de 2010.
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória.
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto – 30/6/2009.
ESTATUTO DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS
Procedimento Disciplinar
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
_____________________________________
Integração - Modernização - Descentralização
Andreia Portela TSJ.  É uma providência que permite que o credor de uma dívida obtenha, de forma célere e simplificada, um título executivo, sem necessidade.
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
PASSAGEM DE “MEDICAMENTOS DE MARCA” A MEDICAMENTOS GENÉRICOS
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Centro de Conferência de Facturas Apresentação
Secretariado de Exames
22 Janeiro de 2004 Isaura Vieira
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória da infra-estrutura; Projectista;
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Auditoria aos Encargos do Estado com as Parcerias Público Privadas - Concessões Rodoviárias e Ferroviárias – Relatório n.º 4/2007, Janeiro de ª Secção.
São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de 2015 Instituto Regulador do Sector Eléctrico IRSE Apresentação de : Dr. Marino Bulles Jurista do Gabinete de Assessoria.
A contratação colectiva
STADA - Exportação Sistema de Tratamento Automático da
Decreto-Lei n.º 33/2014, de 4 de março
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008

Decreto – Lei n.º 165/2005, de 15 de Setembro Alterado e Republicado Decreto – Lei n.º 371/2007, de 6 de Novembro O Livro de Reclamações - Base Legal -

Portaria n.º 1288/2005, de 15 de Dezembro Alterada Portaria n.º 70/2008, de 23 de Janeiro

O Livro de Reclamações - Base Legal - Decreto – Lei n.º 307/2007, de 31 de Agosto, que estabelece o regime jurídico das Farmácias; Decreto-Lei n.º 269/2007, de 26 de Julho, que aprova a orgânica do INFARMED; Código do Procedimento Administrativo.

O Livro de Reclamações - Obrigação Principal – Obrigação de existência do livro de reclamações por parte de todos os fornecedores de bens e prestadores de serviços que tenham contacto com o público.

O Livro de Reclamações - Forma - Livro de Reclamações “físico”. Subsidiariamente, a disponibilização, no sítio da Internet do fornecedor de bens ou serviços, de instrumentos que permitam aos consumidores reclamarem.

O Livro de Reclamações Electrónico - Obrigações Acessórias - Facultar imediata e gratuitamente o Livro; Afixação de um letreiro, informado o Utente da disponibilização do Livro; Manter um arquivo organizado dos Livros de Reclamações;

O Livro de Reclamações - Obrigações Acessórias - Destacar do livro de reclamações o original da reclamação e remeter aquele à entidade reguladora do sector, no prazo de 10 dias úteis; Entregar o duplicado da reclamação ao Utente; Conservar o triplicado, o qual não pode ser retirado do Livro de Reclamações.

O Livro de Reclamações - Procedimento - Recebida a Reclamação, a Entidade Reguladora da Actividade: Instaura de imediato o procedimento adequado, se os factos constantes da reclamação indiciarem a prática de uma contra – ordenação OU Notifica o prestador de serviços para que, no prazo de 10 dias úteis, apresente as alegações que entenda por convenientes;

O Livro de Reclamações - Procedimento - Quando praticadas pelas Farmácias, a fiscalização e a instauração dos processos relativos às contra ordenações compete ao INFARMED.

O Livro de Reclamações - Regulamentação - Regulamenta o modelo, a edição, o preço, o fornecimento e a distribuição do livro de reclamações;

O Livro de Reclamações Electrónico - Antecedentes - A formulação de reclamação nos termos previstos neste diploma legal não impossibilita o Utente de apresentar a reclamação através de quaisquer outros meios.

O Livro de Reclamações Electrónico - Antecedentes - As entidades reguladoras de cada sector podem estabelecer mecanismos internos, no âmbito das suas competências, que permitam uma resolução mais célere da reclamação.

O Livro de Reclamações Electrónico - Antecedentes - Por imperativo legal, através da entrada em vigor do Decreto – Lei n.º 307/2007, de 31 de Agosto.

O Livro de Reclamações Electrónico - Antecedentes - O próprio Programa SIMPLEX para 2008, na enunciação que faz das medidas de simplificação administrativa, tem uma menção expressa às reclamações apresentadas por via electrónica, através do sítio na Internet do INFARMED.

O Livro de Reclamações Electrónico - Criação - Assim surge a Reclamação Electrónica, serviço que pode ser acedido através do sítio da Internet:

O Livro de Reclamações Electrónico - Procedimento - O procedimento formal de uma reclamação electrónica, do ponto de vista legal, é análogo ao da reclamação formulada por escrito.

O Livro de Reclamações Electrónico - Procedimento - Distribuição ao Técnico; Pedido de Informações à Farmácia; Análise e elaboração de Proposta de Decisão pelo Técnico; Despachos superiores; Notificação ao Reclamante da decisão;

O Livro de Reclamações Electrónico - Procedimento - Possibilidade de determinada reclamação, no decorrer do processo de análise e de decisão ser devolvida ao Técnico responsável para efeitos de determinada correcção.

O Livro de Reclamações Electrónico - Consequência - Para as Farmácias, materialmente, a grande alteração, passa a ser o primeiro momento de contacto com a Reclamação;

O Livro de Reclamações Electrónico - Paralelismos -. Inúmeras entidades no Sector privado;. Ministério da Economia e da Inovação;. Entidade Reguladora da Saúde.

O Livro de Reclamações Electrónico - Mais Valias - Financeira; Segurança Jurídica; Celeridade;