Obstáculos enfrentados pelo Controle Interno e avaliação de alternativas para a efetividade das recomendações nos relatórios de auditorias RONALD DA SILVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Valdir Agapito Teixeira
DESAFIOS DO CONTROLE INTERNO E DA GESTÃO Secretário-Executivo
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Secretário Nacional de Juventude
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
A contribuição do Tribunal de Contas da União no combate à fraude e à corrupção 9º encontro da 5ª Câmara de Coordenação do Ministério Público Federal.
Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
CONTROLE INTERNO –CGU BRASIL
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
Ronald da Silva Balbe Diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle da SFC/CGU 20 de junho de 2012.
Grupo de Trabalho Ações Conjuntas Avaliação da Execução de Programas de Governo Relatório de Progresso e perspectivas Ronald da Silva Balbe Diretor de.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Seminário: O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas Palestra: O controle Interno no Brasil - situação atual e perspectivas.
Controle Interno no Brasil
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Atuação da CGU no Ministério da Fazenda Rodrigo Fontenelle.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Atuação dos agentes de Controle Social
Palestra Institucional CGU-PR
CGU Controle, Transparência, Participação: o Controle como Apoio à Gestão e Instrumento Anticorrupção.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Introdução à Gestão Pública
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Transcrição da apresentação:

Obstáculos enfrentados pelo Controle Interno e avaliação de alternativas para a efetividade das recomendações nos relatórios de auditorias RONALD DA SILVA BALBE Diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle Secretário Federal de Controle Interno (SFC/CGU)

O desafio do Controle é do tamanho do Brasil

Manutenção de Rodovias Brasil sem miséria Concessões Bolsa Família Presídios federais Educação Básica Minha Casa Minha Vida Desmatamento Universidades Agricultura Familiar Manutenção de Rodovias Estação Antártica Pacto pela Saúde Pronatec Previdência social

Riscos e incertezas do mundo real Desconhecimento Corrupção Desperdício Burocracia

Obstáculos

1. Baixa qualidade das recomendações (inexequíveis, não monitoráveis, sem objetividade, sem atacar a causa)

2. Existência de gestores com baixa capacidade de governabilidade sobre seus processos

3. Dificuldade de acesso as informações suficientes e tempestivas

4. Existência de vários agentes controlando e poucos contribuindo com o processo de implementação

5. Descrença de que a recomendação pode ser um instrumento de melhoria da gestão

Que alternativas dispomos?

1. Diálogo com o gestor

Reuniões de busca conjunta de soluções

2. Capacitação e sensibilização dos agentes envolvidos

3. Implementação de um Plano de providências Permanente Consolida as recomendações Acompanha as providências Dimensiona as tarefas

4. Adotar a “Accountability” no monitoramento

5. Acompanhamento e mensuração dos de benefícios

Que armas dispomos nessa batalha?

Pelo menos cinco Transparência Planejamento Articulação Indicadores Método

Objetivos Estratégicos Missão: Prevenir e combater a corrupção e aprimorar a gestão pública, fortalecendo os controles internos e incrementando a transparência, a ética e o controle social. Visão: Ser reconhecida nacional e internacionalmente como instituição de referência (excelência) na prevenção e combate à corrupção e no aprimoramento da gestão pública, com quadro técnico altamente qualificado e motivado. Objetivos Estratégicos Resultados Fortalecer os controles internos e a capacidade de gerir riscos das instituições públicas. Incrementar os mecanismos de transparência e de controle social. Intensificar as Ações de Auditoria Investigativa Fomentar a melhoria contínua da gestão e da prestação de serviços públicos. Aprimorar os mecanismos de responsabilização administrativa. Intensificar a participação e o protagonismo do Brasil, representado pela CGU, em fóruns internacionais, nas suas áreas de atuação. Aprimorar o marco legal pertinente às suas competências institucionais. Processos Internos Pessoas Aprimorar os processos de trabalho e consolidar a gestão integrada das ações de controle interno, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. Implantar mecanismos de difusão e gestão de conhecimentos.. . Desenvolver competências técnicas e gerenciais. Desenvolver política de comunicação intra-organizacional. Valorizar e motivar. Aprimorar a governança de TI, mediante o alinhamento das ações aos objetivos estratégicos do órgão. Infraestrutura Estabelecer mecanismos para implementar a Lei de Acesso a Informação. Adequar a infraestrutura física e tecnológica aos requisitos de qualidade dos trabalhos realizados. 21

Missão: Prevenir e combater a corrupção e aprimorar a gestão pública, fortalecendo os controles internos e incrementando a transparência, a ética e o controle social. Fomentar a melhoria contínua da gestão e da prestação de serviços públicos. 22

Um breve filme...

Portaria CGU 2.379/2012 31/10/2012 Institui sistemática de quantificação e registro dos benefícios do controle interno e dos prejuízos identificados

A mecânica do resultados da atuação do Controle Interno Prejuízos Outros Diagnósticos Constatações Recomendações Prejuízos evitados ou recuperados Melhores serviços prestados à população Mudanças normativas Melhorias nos processos governamentais Benefícios (Financeiros e Não-Financeiros) Adoção das Providências (Efeitos)

Tipologia de Benefícios 1. Financeiros 2. Não-Financeiros 1.1. Devolução de valores pagos indevidamente 2.1. Medidas normativas de aperfeiçoamento do controle 1.2. Suspensão de pagamento não continuado indevido 2.2. Medidas normativas de aperfeiçoamento da transparência 1.3. Suspensão de pagamento continuado indevido 2.3. Medidas estruturantes de aperfeiçoamento dos programas/processos 1.4. Redução nos valores licitados/contratados 1.5. Cancelamento de Licitação/Contrato com objeto desnecessário Outros tipos de benefícios não-financeiros 1.6. Aplicação de Multa Legal ou Prevista em Contrato 1.7. Elevação da Receita 1.8. Compatibilização do objeto contratado com as especificações 1.9. Eliminação de desperdícios ou redução de custos administrativos 1.10. Incremento da eficiência, eficácia ou efetividade de programa de governo 26

Publicação de relatórios

Estão disponíveis os relatórios de... Fiscalização a partir do Sorteio de Municípios Avaliação da Execução de Programas de Governo Auditoria Anual de Contas Prestação de contas anual da Presidenta da República Auditorias de Acompanhamento da Gestão Auditorias de Recursos Externos Auditorias especiais Demandas externas Relatório de Gestão Fiscal

Encaminhamento das ações de Controle Administrativas Internas Ministérios Gestores Melhorias Gerenciais e Sanções Administrativas Internas Controle Político Senado/ Câmara Controle Externo (Sanções Administrativas) TCU CGU Órgãos Tributários PF Ações Penais Poder Judiciário Corregedoria Sanções Administrativas Internas MPF e MPE Ações Civis AGU 30 30

Resultados recentes no âmbito da CGU

2012 A CGU identificou pagamento indevido de CPMF na construção da Ferrovia Norte-Sul. A Valec informa que vem retendo os valores pagos após a extinção do tributo (R$ 11,2 milhões).

2012 Foi evitado superfaturamento de R$ 2,5 milhões em licitação do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE/RJ) para terceirização de mão-de-obra. O hospital cancelou a adjudicação e promoveu a renegociação, gerando economia para a União.

2012 Cessação de 94 mil benefícios (economia anual de R$ 3,5 bilhões); Recuperação de R$ 122 milhões pagos indevidamente; Desenvolvimento do novo sistema de concessão e aperfeiçoamento dos sistemas de gerenciamento.

2012 Suspensão de transferência de recursos Instituição de Plano Nacional de Implantação de UBS Publicação de Portaria flexibilizando a carga horária dos profissionais médicos

Segurança nas Rodovias (PPV) DNIT apresentou, na reunião de busca conjunta de soluções, estudo para mudança de concepção do sistema de pesagem de veículos e proposta de substituição do sistema atual por sensores eletrônicos Benefício estimado R$ 1,4 bilhão anuais. Exemplo da República Tcheca

Bolsa Família: exclusão de 664 mil famílias permitiu a inclusão de quantitativo igual sem novo aporte financeiro Constatações: - Pelo menos, 32% dos beneficiários possuíam informações desatualizadas no CadÚnico; - 2% das famílias beneficiárias possuíam evidências de renda superior à estipulada pela legislação e 7% indícios dessa situação; - 51% dos municípios não divulgavam relação de beneficiários; - 32% das Instâncias de Controle Social - ICS do PBF não dispunham de meios adequados para exercerem suas atribuições; - 58% não realizavam visitas às escolas e  aos postos de saúde para acompanhar as condicionalidades; - 42% não acompanhavam os procedimentos do cadastramento das famílias no CadÚnico . Cancelamento (Ano) Benefício Médio por Família Qt. Famílias com Benef. Cancelados Benefício Financeiro Mensal 2011 R$ 96,97 273.263 R$ 26 milhões 2012 R$ 120,20 391.715 R$ 47 milhões TOTAL 664.978 R$ 73 milhões

Infraestrutura de Tecnologia da Informação para Educação Pública (PROINFO) Constatou-se que 66,07% dos laboratórios estavam entregues e não instalados. A ação da CGU propiciou a correção dos problemas.

Mais uma coisa

Grupos de Trabalho Conaci: 1. Elaboração do Manual Básico do Controle Interno 2. Ação Integrada sobre o Programa Samu

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Visite o Portal da Transparência: Setor de Autarquia Sul, Quadra 1, Bloco A Edifício Darcy Ribeiro CEP: 70070-905 Tel: (61) 2020-7115 Visite o Portal da Transparência: www.portaldatransparencia.gov.br www.cgu.gov.br cgu@cgu.gov.br