ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Advertisements

Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
BENCHMARKING.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios

PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
11. Gerenciamento de riscos do projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
dos serviços/processos
Planejamento do gerenciamento de riscos
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Inventário de ciclo de vida do Diesel
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
Processo e Método de Avaliação MPS
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
PLANO VISÃO DE FUTURO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
O ETSDS Inquerito sobre os Sistemas de Financiamento, Suporte, e Fornecimento dos Serviços Primários de Saúde Ministério do Plano e Finanças / Ministério.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Normas de Gestão na CARE
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Capítulo 8 Controle.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Avaliação do Desempenho
Professora Michelle Luz
Pegadas... Mostram onde estivemos Indicam direção
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Certificação e Auditoria
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
REUNIÕES REGIONAIS.
SessÃo 1 IntroduÇÃO E VISÃO GERAL DO workshoP Michael Bamberger E Thomaz Chianca Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Aplicações Potenciais para Avaliações.
1 Módulo 5: Atividades de Serviço do Leo Clube. 2 Planejamento de Atividades de Serviço Atividades de Serviço do Leo Clube.
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 1.
Avaliação de Projetos Sociais
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Transcrição da apresentação:

ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS IV Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação Rio de Janeiro, Agosto 13 2012 Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios SessÃO 3 ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS Michael Bamberger E Thomaz Chianca

Resumo da Sessão Avaliar a eficácia do Programa de Reforma Gram Panchayat na Índia: um desenho de métodos mistos mais complexo e caro Avaliar os impactos do projeto Heifer International: uma abordagem mais simples e mais econômica para avaliar grandes projetos sendo implementados em diversos locais diferentes

Finalidade do programa Caso 1. Avaliando o Programa de Reforma Gram Panchayat na Índia [Apostila 6-1] Finalidade do programa Descentralizar o poder para governos locais eleitos democraticamente (gram panchayats – GP) Aumentar o envolvimento de mulheres e castas marginalizadas Criar “espaço deliberativo” através de reuniões realizadas duas vezes ao ano para discutir programas anti-pobreza e outros programas importantes Aumentar a efetividade da utilização de fundos por meio de maior participação da comunidade

Finalidade da avaliação Avaliar a efetividade do programa em Kerala, um dos estados socialmente mais progressivos Comparar o resultado com a vizinha Karnataka, que possui desenvolvimento social bem mais baixo, para avaliar o quanto o modelo pode ser replicado.

O “tratamento” do programa O “tratamento” sendo avaliado é um programa de treinamento de 2 semanas para cidadãos sobre planejamento participativo e tomada de decisão Locais para receber o “tratamento” e ser parte do grupo “controle” aleatoriamente selecionados Uma reunião é realizada após 2 semanas para finalizar prioridades e discutir com representantes do governo local Um acordo de implementação é assinado nos locais onde os financiamentos estão comprometidos e suporte técnico é fornecido Os GPs são monitorados com visitas de 2 dias por mês para assegurar que o programa está no caminho certo

Desenho da avaliação baseada em métodos mistos Pesquisa de linha de base em 200 vilas selecionadas aleatoriamente para tratamento e controle Qualidade e quantidade de bens públicos Casta Desigualdade na propriedade da terra Entrevistas em profundidade com políticos e oficiais locais das vilas 20 famílias selecionadas aleatoriamente de cada vila para o questionário sobre o situação socioeconômica, preferências por bens públicos, participação política e redes sociais

Pesquisa com as mesmas vilas e famílias foi realizada novamente com os mesmos instrumentos. Este aspecto possibilita um estudo experimental (com distribuição aleatória) dos efeitos do programa de “tratamento”

Análise do processo de implementação do projeto Um subconjunto de 5 GPs de tratamento e controle foi selecionado a partir da amostra de pesquisa quantitativa Investigadores qualitativos visitaram cada GP por 1-2 dias a cada semana durante o período de 2 anos para observar: Dinâmica política e social Corrupção Mudança econômica Filiação a redes O estudo qualitativo fornece uma verificação independente nas estimativas de pesquisa quantitativa relativas a mudanças/impactos Também fornece informações mais profundas para complementar e ilustrar os achados da pesquisa

Desenho de avaliação baseada em métodos mistos: Avaliando a Efetividade do Programa de Reforma Gram Panchayat para Promover Descentralização Democrática na Índia Qual Quant Quant Qual Quant O “tratamento” Triangulação para comparar estimativas QUANT e QUAL das mudanças/impactos Programa de treinamento e acordo de financiamento/suporte técnico com conselhos locais Monitoramento mensal para assegurar que está no caminho certo Seleção de GPs com distribuição aleatória para projeto e controle Pesquisa exploratória sobre posse de terra, propriedade de bens públicos, participação e redes sociais Pesquisa de linha de base antes do programa de treinamento Análise do processo em profundidade em 5 projetos e 5 vilas de controle durante o período de 2 anos Estudo de linha de base repetido após 2 anos

Caso 2: Avaliando os impactos do trabalho da Heifer International em 23 países [Apostila 6-2] Propósito dos projetos Heifer  Heifer International is a U.S.- based nonprofit organization in operation for more than 60 years.  Projects supported by Heifer have reached millions of people in 128 countries, by providing families with a food and income source, animals in most cases, rather than short-term relief— “help hungry people to feed themselves.”  Perhaps the most interesting feature of their approach is called “passing on the gift”—those receiving the animals must pass on as many animals they received at the same quality to another family within a short period of time—guinea-pigs can take as little as 6 to 8 months while cows might take as long as 4 to 5 years.  Along with the animals Heifer also provides support and training in key areas such as livestock care, environment protection/recuperation, income generating activities, gender equity, leadership, creation of community grassroots organizations, cooperativism, etc.

Os desafios da avaliação Avaliar o impacto de projetos complexos e multifacetados visando a redução de pobreza, desenvolvimento rural, e proteção do meio ambiente apoiados pela Heifer em diversos países. Inexistência de linha de base Orçamento limitado Pouco tempo The main request made by Heifer was for us to evaluate the impact of a sample of their projects in several countries. Some of the main challenges we had to face included no baseline data (no identification of key variables to measure), and, as virtually always is the case, we had to deal with limitations in budget and timeframe to conduct the study.

Perguntas avaliativas Impactos: Pobreza Meio-ambiente Empoderamento da comunidade Equidade de gênero Relevância da estratégia em relação às necessidades Eficácia (resultados vs. objetivos) Eficiência (resultados vs. recursos/custos/cronograma) Sustentabilidade dos resultados positivos The main evaluation questions posed by Heifer, as you can see were quite broad and congruent with the most commonly used set of criteria for evaluation of international development interventions: the DAC (Development Assistance Committee) from the Organization for Economic Development and Cooperation. Besides information about the impact of their projects on poverty alleviation, environmental protection, institutional development of local partners and on gender equity, Heifer wanted to learn also about the (i) relevance of the projects’ strategies in relation to the needs of the target population, the extent to which the (ii) expected results were being achieved (iii) within a reasonable timeframe and use of resources, and (iv) whether the positive stream of impacts were being sustained overtime.

O Modelo de Pegadas da Heifer Sobre o solo No solo Abaixo do solo Impacto atribuído à Heifer: • In designing the impact assessment, the evaluation team used a metaphor of a footprint—the impact on the environment left by a traveling creature. In this case, the creature is a heifer, and its conventional impact is the footprints or tracks it leaves on the ground. • These represent material changes of the most apparent kind (e.g., income, herd ownership, education, health), though they are often so slight that identifying them requires the skills of a professional tracker (evaluator). • Two other dimensions of the “Heifer Hoofprint” were also sought: (i) tracks left above the ground, corresponding to changes in the environment that mark the heifer’s path (impacts in the communities, region, etc.); and (ii) impact below the ground, representing the desired changes in fundamental values, especially increased sense of loyalty to the group rather than just to oneself and one’s family and increased social capital.

One of the first key things we did in year 2 to get to the heart of what was important to assess and to make things manageable for the evaluation team, we congregated the 23 existing Heifer values into 6 value groups. As you might imagine this wasn’t a simple task and required a lot of time to develop and consult with members of the evaluation team and with Heifer staff to make sure they properly represented all core values we would like to assess. The six value groups were broken into 23 criteria and 103 indicators that helped us organize the strategies for data collection and analyses.

Estratégias quantitativas e qualitativas Amostragem Coleta de dados Análise de dados Qual Quant + Qual Quant Amostra com propósito de projetos a serem visitados em cada país Entrevistas com participantes & não-participantes Atribuição de escore para cada indicador e critério baseado nas rubricas e informações QUAL & QUANT (linha de base reconstruída & situação corrente) Lista de checagem sobre situação da residência, uso da terra, condições dos animais, etc. Quant Qual Entrevistas com líderes comunitários, ONGs & funcionários do governo Amostra aleatória simples para selecionar famílias a serem entrevistadas Explicações para as principais conclusões e recomendações Encontro aberto com membros da comunidade

Exemplo de gráfico representando impacto

Apoio para uso dos resultados da avaliação Reunião para discutir achados iniciais antes de sair do país Discussão do relatório preliminar antes de enviá-lo Apoio após o envio do relatório para entendimento e uso dos resultados (email e telefone/skype)