A História da Psicologia e a Educação BAETA, Anna Maria. Psicologia e educação. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006. Imagens: http://pt.wikipedia.org
A História da Psicologia e a Educação Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO → FILOSOFIA DIREITO ARTES Visões sobre o homem CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO → FILOSOFIA DIREITO ARTES
Conhecimento de forma geral SUJEITO OBJETO ? aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber
Conhecimento na Filosofia e na Psicologia SUJEITO OBJETO aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber
I. Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica X Platão (429 a 348 a C.) Inatismo Conhecimento é reconhecimento que o sujeito faz ao entrar em contato com o mundo material Aristóteles (384 a 322 a C.) Ambientalismo Conhecimento é resultado do contato do homem com o mundo material
Vídeo sobre vida e teoria de Platão Inatismo em Platão Vídeo sobre vida e teoria de Platão http://www.youtube.com/watch?v=bK09eEvzpCY
A ideia é real, o particular é só aparência Inatismo em Platão Teoria das ideias A ideia é real, o particular é só aparência
Inatismo em Platão Caminho para o conhecimento
Ambientalismo em Aristóteles Vídeo sobre vida e concepções teóricas http://www.youtube.com/watch?v=8uru60xR54w&feature=relmfu
Ambientalismo em Aristóteles Os sentidos são essenciais para o conhecimento humano
II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII Descartes Locke (1596 a 1650) (1632 a 1704) Inatista como Platão Empirista como Aristóteles
Inatismo em Descartes - Racionalismo Vídeo sobre obra de Descartes http://www.youtube.com/watch?v=M3oLEGlzs6k&feature=relmfu
Inatismo em Descartes - Racionalismo Mundo material e mundo espiritual como princípios distintos e indissociáveis Somente a mente (espírito) pode conhecer a verdade das coisas Mente X Corpo
Ambientalismo em Locke Vídeo sobre vida e obra http://www.youtube.com/watch?v=h97c_bCjHcU
Ambientalismo em Locke O Caminho do conhecimento vai das sensações às ideias.
+ Psicologia e Educação Visões sobre o Homem da Antiguidade Clássica até século XVII + Práticas escolares: até hoje tem influência do Inatismo e Ambientalismo
Psicologia e Educação Práticas escolares atuais Inatismo Termo importante: aptidão Maturação biológica = Desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social conhecimento Ambientalismo Termo importante: informação Contato com informação = Repetição, decorar, imagem sem leitura, criação de hábito conhecimento
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influências da Fisiologia (ciências naturais e medicina) Wundt Pavlov Skinner
(vídeo sem audio): http://www.youtube.com/watch?v=_TnfFMpm-do III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Pedagogium (RJ) (vídeo sem audio): http://www.youtube.com/watch?v=_TnfFMpm-do
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na Educação O termo “Puericultura” surgiu em 1762, criado pelo suíço Jacques Ballexserd. Chegou ao Brasil, a partir da França, por Moncorvo Filho, que fundou, em 1899, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro. Surgiu como uma atividade focada na saúde pública, para mais tarde virar uma complementação da pediatria dos consultórios
Exemplos de ações de Puericultura III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Exemplos de ações de Puericultura Vacinação como prevenção Crianças na fila do leite do posto da meningite grupo c de Puericultura
Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Manoel Bonfim Maurício Medeiros Plínio Olinto Lourenço Filho médico médico médico professor/direito
Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Lourenço Filho - professor/direito Teve contato com o pensamento de John Dewey representante principal do movimento da educação progressista norte-americana durante a primeira metade do século XX
É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Autor do livro “Escola Nova” É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica Teste do ABC
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Psicologia como disciplina na formação dos professores 1900 1921 1928 Não existia Disciplina facultativa Psicologia Experimental Nova vertente da Psicologia nessa época: Psicometria Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas Defendidos por Inatistas e Ambientalistas
Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos. III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos.
Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia preconceito nazista contra as famílias numerosas "A ameaça dos homens inferiores. Os delinqüentes masculinos têm uma média de 4,9 filhos, um casal de delinqüentes: 4,4 filhos ; pais de filhos fracos na escola (3,5) ; a família alemã: 2,2 filhos; um casal de boa extração, 1,9 filhos" de Otto Helmut, em Volk in Gefahr (Povo em perigo), Munique, 1937.
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos – Ambientalistas Seria preciso considerar as influências ambientais Testes legitimavam a discriminação social discriminação racial nos EUA (anos 40/50)
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão Novas formas de investigação de funções ou desenvolvimento psicológicos foram criados Piaget Vygotsky Luria
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão É importante que o professor saiba como a Psicologia se tornou disciplina na formação profissional
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão As linhas teóricas da psicologia (psicofísica, terapêutica, e psicométrica) ajudaram a reproduzir representações sociais, preconceitos
Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica X X X Educação liberal/progressista socio-construtivismo Educação clássica Interacionismo Substituição simplista de teóricos ou teorias