A História da Psicologia e a Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Prof.Dr. José Ferrari Neto
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Estruturalismo e Funcionalismo
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
John Locke Empirismo.
FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Teorias do Conhecimento
Principais características da Abordagem Comportamental
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Antecedentes Históricos e Epistemológicos da PSICOLOGIA COGNITIVA
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
EPC I - PROFA. LUCILA PESCE
Aristóteles e o mundo sensível
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Em busca de uma compreensão
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
A Psicologia como ciência
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O sentimento da infância
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
PENSADORES DA EDUCAÇÃO
Teorias e Sistemas em Psicologia -
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
A História da Psicologia e a Educação
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
John Locke ( ).
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Transcrição da apresentação:

A História da Psicologia e a Educação BAETA, Anna Maria. Psicologia e educação. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006. Imagens: http://pt.wikipedia.org

A História da Psicologia e a Educação Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica

CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO →   FILOSOFIA   DIREITO ARTES Visões sobre o homem CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO →   FILOSOFIA   DIREITO ARTES

Conhecimento de forma geral SUJEITO OBJETO  ? aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber

Conhecimento na Filosofia e na Psicologia SUJEITO OBJETO   aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber

I. Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica X Platão (429 a 348 a C.) Inatismo Conhecimento é reconhecimento que o sujeito faz ao entrar em contato com o mundo material Aristóteles (384 a 322 a C.) Ambientalismo Conhecimento é resultado do contato do homem com o mundo material

Vídeo sobre vida e teoria de Platão Inatismo em Platão Vídeo sobre vida e teoria de Platão http://www.youtube.com/watch?v=bK09eEvzpCY

A ideia é real, o particular é só aparência Inatismo em Platão Teoria das ideias A ideia é real, o particular é só aparência

Inatismo em Platão Caminho para o conhecimento

Ambientalismo em Aristóteles Vídeo sobre vida e concepções teóricas http://www.youtube.com/watch?v=8uru60xR54w&feature=relmfu

Ambientalismo em Aristóteles Os sentidos são essenciais para o conhecimento humano

II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII Descartes Locke (1596 a 1650) (1632 a 1704) Inatista como Platão Empirista como Aristóteles

Inatismo em Descartes - Racionalismo Vídeo sobre obra de Descartes http://www.youtube.com/watch?v=M3oLEGlzs6k&feature=relmfu

Inatismo em Descartes - Racionalismo Mundo material e mundo espiritual como princípios distintos e indissociáveis Somente a mente (espírito) pode conhecer a verdade das coisas Mente X Corpo

Ambientalismo em Locke Vídeo sobre vida e obra http://www.youtube.com/watch?v=h97c_bCjHcU

Ambientalismo em Locke O Caminho do conhecimento vai das sensações às ideias.

+ Psicologia e Educação Visões sobre o Homem da Antiguidade Clássica até século XVII + Práticas escolares: até hoje tem influência do Inatismo e Ambientalismo

Psicologia e Educação Práticas escolares atuais Inatismo Termo importante: aptidão Maturação biológica = Desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social conhecimento Ambientalismo Termo importante: informação Contato com informação = Repetição, decorar, imagem sem leitura, criação de hábito conhecimento

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influências da Fisiologia (ciências naturais e medicina) Wundt Pavlov Skinner

(vídeo sem audio): http://www.youtube.com/watch?v=_TnfFMpm-do III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Pedagogium (RJ) (vídeo sem audio): http://www.youtube.com/watch?v=_TnfFMpm-do

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na Educação O termo “Puericultura” surgiu em 1762, criado pelo suíço Jacques Ballexserd. Chegou ao Brasil, a partir da França, por Moncorvo Filho, que fundou, em 1899, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro. Surgiu como uma atividade focada na saúde pública, para mais tarde virar uma complementação da pediatria dos consultórios

Exemplos de ações de Puericultura III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Exemplos de ações de Puericultura Vacinação como prevenção Crianças na fila do leite do posto da meningite grupo c de Puericultura

Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Manoel Bonfim Maurício Medeiros Plínio Olinto Lourenço Filho médico médico médico professor/direito

Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Lourenço Filho - professor/direito Teve contato com o pensamento de John Dewey representante principal do movimento da educação progressista norte-americana durante a primeira metade do século XX

É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Autor do livro “Escola Nova” É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica Teste do ABC

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Psicologia como disciplina na formação dos professores 1900 1921 1928 Não existia Disciplina facultativa Psicologia Experimental Nova vertente da Psicologia nessa época: Psicometria Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas Defendidos por Inatistas e Ambientalistas

Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos. III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos.

Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia preconceito nazista contra as famílias numerosas   "A ameaça dos homens inferiores. Os delinqüentes masculinos têm uma média de 4,9 filhos, um casal de delinqüentes: 4,4 filhos ; pais de filhos fracos na escola (3,5) ; a família alemã: 2,2 filhos; um casal de boa extração, 1,9 filhos" de Otto Helmut, em Volk in Gefahr (Povo em perigo), Munique, 1937.

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos – Ambientalistas Seria preciso considerar as influências ambientais Testes legitimavam a discriminação social discriminação racial nos EUA (anos 40/50)

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão Novas formas de investigação de funções ou desenvolvimento psicológicos foram criados Piaget Vygotsky Luria

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão É importante que o professor saiba como a Psicologia se tornou disciplina na formação profissional

III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão As linhas teóricas da psicologia (psicofísica, terapêutica, e psicométrica) ajudaram a reproduzir representações sociais, preconceitos

Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica X X X Educação liberal/progressista socio-construtivismo Educação clássica Interacionismo Substituição simplista de teóricos ou teorias